Laguna de Los Tres – El Chalten – Argentina

Laguna de los Tres bate e volta

24 dezembro de 2010

Acordamos 7:30h e pela net falamos com minha mãe desejando Feliz Natal! Arrumamos nossas coisas e pegamos o Transfer as 8:30h. Chegamos na Hosteria El Pilar as 9:00h e começamos nossa caminhada.

 

Glaciar Piedras Blancas

Passamos pelo Glaciar Piedras Blancas e ao despencar os blocos de gelo aquele “trovão” que dá chega a arrepiar a gente… Não cronometramos nossa caminhada mas chegamos ao Campamento Poicenot ao meio dia. Comemos alguns de nossos lanches e em seguida começamos a subida da Laguna de Los Tres.

 

Muito vento, chuva e muitas pessoas descendo falando que tinham desistido por causa do mau tempo… Mesmo assim fomos… A subida é forte, principalmente nos último metros. Pensei que não fosse conseguir.

Só ficava imaginando na hora da descida, que é o momento que eu mais tenho medo (meu joelho esquerdo fica meio “falso” e o bastão me ajuda muito). Perto do fim da trilha, começou a nevar! Muito legal, minha primeira “nevasca” na véspera de Natal!!! Quando você pensa que chegou, ainda tem mais um trecho…

 

Laguna de los Tres

Não preciso dizer que não vimos quase nada lá de cima… Apenas a Laguna de Los Tres com suas águas azuis e nadica de nada do Fitz Roy… Mas mesmo assim valeu a pena…

Laguna de los Tres

 

Voltamos e como previsto eu e meu pai sofremos muito na descida. Meu joelho me deixa insegura a descer passo a passo, então sempre nos degraus eu uso a perna direita e isso diminui o ritmo do grupo…

Chegamos ao Poicenot, comemos mais alguma coisa e saímos as 17h para retornar a El Chalten pela trilha da Laguna Capri. São 2:30h de trilha e fizemos no tempo indicado nos folders, mesmo acabadinhos!!!

 

Chegamos na cidade as 19:30h, pegamos uma pizza, tortas e sopas para nossa ceia de Natal!

 

Perrengues: Nossas botas da Bull Terrier e a Snake do meu pai não passaram no teste de impermeabilidade. Nossos pés ficaram encharcados e congelados. Passei muito frio também no rosto e nas mãos (minhas luvas ficaram molhadas), até meu rosto ficou queimado. Mesmo com a capa de chuva (a minha e do Elio é da marca Quechua aguentaram bem, já a Náutica do meu pai rasgou inteira por causa do vento) nos molhamos muito!

Dica: Não subam a Laguna de Los Tres com chuva e vento, pois vocês ficarão com a sensação que se desgastaram tanto só pra ver “aquilo”, pois o tempo encoberto esconde os picos maravilhosos do paredão Fitz Roy. Sei que é uma decisão difícil de se tomar, uma vez que você se preparou para chegar até aqui.

Veja por onde mais andamos em El Chaltén:

2 comentários sobre “Laguna de Los Tres – El Chalten – Argentina

  1. Inverno Sem Frio

    Olá, gostei do seu depoimento sobre El Chaltén, e não pude deixar de notar seu comentário sobre as botas, que você disse que não passaram no teste. Em sua próxima viagem, uma dica que tenho pra você é a Bota Traveller Impermeável http://www.tcheinverno.com.br/produto/Botas-Traveller-Impermeavel- ela é 100% impermeável e respirável, mantém os pés secos, arejados e confortáveis em climas úmidos e frios. Possuem uma membrana interna entre o couro e o forro que impede a entrada de qualquer umidade. Roupas masculinas e feminas, botas, luvas, meias, gorros para esse tipo de viagem, você encontra na http://www.tcheinverno.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *