Mirador Torres del Paine – Puerto Natales

Café da manhã no Campemtno Chileno

01 de janeiro de 2011

Acordamos 7:30h e fomos ao restaurante do Refúgio Chileno tomar nosso café da manhã. A atendente pediu nosso ticket, mas eu não havia comprado no dia anterior, pois o atendente que falou comigo não comentou nada sobre isso. Mesmo assim, com uma cara de maus amigos ela nos serviu.

Café mediano pelo valor PCH$ 5.500,00 com aveia e leite, café solúvel sem leite, duas fatias de pão de forma, geleia de alguma fruta não identificável, ovos mexidos e um copo de suco artificial de frutas amarelas. Comemos e saímos rumo ao Mirador Torres.

Trilha até o Mirador Torres del Paine

Na trilha há muitas moscas, mutucas e mosquitos, acredito que estejam por lá devido aos cavalos que fazem a parte da trilha até o campamento chileno. Os mosquitos incomodam mesmo… Achei um absurdo uma trilha tão bonita aceitar cavalos “defecando” na trilha toda… E o pior, lá nesse campamento, no meio do nada, há uma composteira de estercos desses animais… Preciso falar do mau cheiro que fica no ar? Meio nojento!

Em nenhum relato que li na internet ou no mochileiros.com vi algo sobre esse ‘centro de compostagem’ no campamento Chileno com criadouro de moscas/mosquitos e cheiro ruim no ar. Não gostei mesmo!

trilha para o Mirador Torres del Paine
trilha para o Mirador Torres del Paine
.
trilha para o Mirador Torres del Paine

 

A trilha do Campamento Chileno até o Campamento Torres fizemos em 1:15 h (a passo de formiga devido ao meu joelho…). E a última subida (Campamento Torres ao Mirador Torres) fizemos em 1 hora. Como um amigo meu do mochileiros.com disse “esse trecho é o inferno de pedras soltas!”. Todo o cuidado é pouco para não sair rolando lá de cima. Mas a vista! Vale muito a pena! É lindo!

trilha para o Mirador Torres del Paine

 

trilha para o Mirador Torres del Paine

 

trilha para o Mirador Torres del Paine

 

trilha para o Mirador Torres del Paine

 

Final da trilha Torres del Paine

Mirador Torres del Paine

Final da trilha Torres del Paine

 

Voltando ao Campamento Chileno

Descemos no mesmo tempo e decidimos não ficar mais uma noite no meio daqueles insetos e cheiro insuportável. Entrei no refúgio e pedi se podiam me devolver a diária paga antecipadamente no dia anterior. Nada feito, nem em dinheiro nem em mercadoria… Bom, se eu já não tinha gostado do local antes de tudo isso, imagine agora…

Volta da trilha para Torres del Paine

 

Volta da trilha para Torres del Paine

 

Refúgio Chileno
Refúgio Chileno

Descemos até a Hosteria Torres (na descida meu joelho dói mais ainda…) pegamos o carro e seguimos rumo a Laguna Azul. Nada muito lindo, apenas a estrada repleta de Guanacos adultos e babys, que encantam…

Caminho para Laguna Azul no Parque Torres del Paine
Caminho para Laguna Azul no Parque Torres del Paine

 

Guanaco no Parque Torres del Paine
Guanaco no Parque Torres del Paine

Retorno a Puerto Natales

Retornamos a Puerto Natales por Cerro Castillo, linda estrada e estão asfaltando um bom pedaço…

Chegamos em Puerto Natales, fomos devolver a barraca e não era Nacho que estava lá para nos receber. O rapaz que nos recebeu montou a barraca para ver se havia algum problema. Falou dos furos na lona embaixo da barraca e o convencemos que ela já estava assim quando aluguei, e ainda mostrei outros defeitos da barraca que a gente só descobriu depois que a usou. Ele acreditou em mim e pagamos o combinado (PCH$ 24.000,00 por 4 dias).

Voltamos ao Hostal Chorrilos e havia o mesmo quarto vago e ficamos por lá. Saímos para jantar e comemos Parrilada muito boa no La Tranquera por PCH$ 28.000,00 com refrigerante e cervejas. Muito bem servidos…

Voltamos ao hostal e fomos dormir…

Mapa da aventura de hoje no Parque Torres del Paine
Mapa da aventura de hoje: Refugio Chileno – Mirador Torres – Host.Torres a pé e Host. Torres a Laguna Azul de carro

Veja mais dicas do que fazer no Parque Nacional Torres del Paine:

6 comentários sobre “Mirador Torres del Paine – Puerto Natales

  1. Gui Torres

    Oi Carla!! Eu sempre acompanho suas postagens aqui, são muito boas!!! 🙂

    Uma dúvida que fiquei: quando vc diz que "pagou a diaria do refugio no dia anterior", como q funciona? Vc realmente pode chegar lá sem fazer reserva e armar a barraca? ou tem q reservar nas administradoras antes?

  2. Expedição Andando por aí...

    Oi Gui!
    Obrigada por nos acompanhar…
    Não precisa reservar, é só chegar lá e pagar os dias que você pretende ficar. Mesmo em plena temporada tem bastante vagas no camping e até tem umas barracas deles lá para alugar, mas é melhor você levar a sua…
    Espero ter ajudado.
    Até mais!
    Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *