Trilha do Rio do Boi em Praia Grande

Dia 7 de março de 2011

O ônibus chegou novamente no horário certo (8 horas em ponto) e não conseguimos tomar café da manhã novamente…

Trilha do Rio do Boi

O caminho até a entrada da Trilha do Rio do Boi segue adiante da estrada para o Parque Nacional Aparatos da Serra – Itaimbezinho e desce a serra até chegar em Praia Grande (SC). A viagem dura aproximadamente 1h30min. Deve-se deixar o RG ou qualquer outro documento com foto e CPF na entrada do Parque e o mesmo será devolvido no retorno do passeio.Os guias que nos acompanharam (Leonardo e Dedé da Cânion Turismo) foram super atenciosos e competentes.

Trilha do Rio do Boi 

Foram aproximadamente 22 travessias de rio com água até a cintura em alguns momentos e para atravessá-los fazíamos uma corrente de pessoas com as mãos dadas. A força da correnteza das águas do Rio do Boi é considerável e confesso que em alguns momentos tive um certo medo… Mas o visual da trilha e os cenários de dentro do Cânion valem a pena todo e qualquer esforço.

.

 

A trilha é considerada pelos guias como sendo de nível difícil, mas eu considerei nível médio, pois o caminhar sobre as pedras de vários tamanhos com pouca subida não chegam aos pés da subida para Laguna de Los Tres (El Chalten) ou Mirador Torres (Torres del Paine). Anda-se 4 km rio acima, sendo os 2 últimos km já entre os paredões de canion Itaimbezinho. Uma visão emocionante da grandiosidade da natureza…

Final da Trilha do Rio do Boi

 

Voltamos às 19 horas, acertamos o pagamento da agência e fomos jantar na Galeteria O Casarão, a mais famosa de Cambará do Sul. Fomos super bem atendidos e comemos muito bem. Voltamos a pousada e fomos descansar.

Neste mesmo dia em que fizemos a Trilha do Rio do Boi, o casal Klaus Müller e Márcia Lins Müller se perderam na trilha. Segundo os jornais, os dois tentavam fazer a trilha sem um guia. Ressalto que mesmo eu sendo apaixonada pelo Turismo Independente, NUNCA ponho em risco nossas vidas e zelo pela nossa segurança. Se ao preparar o roteiro encontro dicas que aconselham fazer o trecho com Guias Especializados, será exatamente o que irei fazer… Aventurar-se sim, mas com prudência!

Veja mais o que fazer próximo a trilha do Rio do Boi:

Cambará do Sul

Cânion Itaimbezinho

Cânion Fortaleza

São José dos Ausentes

Serra Gaúcha

2 comentários sobre “Trilha do Rio do Boi em Praia Grande

  1. oscaminhantes

    Olá,Amiga!
    Na época que estivemos no Parque, a Júlia era muito pequenininha, eu fui com ela fazer um passeio mais light e o João fez a trilha do Rio do boi e na época ele achou puxada.
    Concordo inteiramente com você. Só nos aventuramos a fazer alguma trilha sozinhos, quando ela é classificada como AUTOGUIADA, como aconteceu na Patagônia.Se não, é arriscar demais, ainda que conheçamos o local.
    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *