Huaraz – Chavin de Huantar (Peru)

17 de julho de 2011

Tipo de passeio: Tour
Custo do passeio: U$ 20,00 por pessoa, com as entradas do sítio arqueológico incluso pelo Scheler Artizon Trek.

Chegando em Huaraz

Chegamos em Huaraz as 6:45 da manhã. A viagem no ônibus foi boa, deu pra dormir bastante. Sofri um pouco com dor de cabeça, mas tomei um remedinho e logo passou.

Vista do terraço do Albergue Churup

Assim que desembarcamos na rodoviária de Huaraz, a Rut da agência de Trekking Artizon Adventure estava nos esperando com uma placa ‘CARLA’. Nos apresentamos e fomos de taxi até o Albergue Churup, nossa pousada nesta cidade.

Da rodoviária até o Albergue deu S$ 4,00. O Albergue Churup é lindo, uma decoração para gringo, mas a localização não é das melhores (Bairro La Soledad). Fizemos nosso check-in e fomos tomar café da manhã, super simples, com pães (muito gostoso), café com leite, chá, sucos, manteiga e geléia de morango.

Ao esperarmos na recepção nosso transfer para Chavin, uma gringa entrou aos pratos, tinha acabado de ser assaltada… Bem que falei que a localização não era das melhores… Mas a vista do terraço é linda!

Cidade de Huaraz

 

Chavin de Huantar

As 9:00h chegou o micro-ônibus que nos levaria a Chavin, nosso guia foi o Atilho, professor aposentado de história, então nem preciso dizer que ele nos deu uma bela aula sobre o Peru, as civilizações Pré-Incas e Incas. Foi ótimo!

São 4 horas de estrada zigue-zagueando a Cordillera Blanca. No caminho paramos na maravilhosa Laguna Querococha, aos pés de um pico nevado muito belo que nos rendeu várias fotos…

Laguna Querococha em Huaraz Peru

Laguna Querococha

O ponto de maior altitude que chegamos foi 4.500 m ao cruzar um túnel (Kaihuish) que passa para o outro lado da cordilheira. Depois é só descida, também em zigue-zague, com vista no fundo do vale a cidade de Chavin.

Paramos para almoçar em um restaurante super simples. Comemos uma truta frita com arroz e batatas maravilhosa, por S$ 15,00 por pessoa.

O interessante foi tomar Coca-Cola quase sem gás, uma vez que estávamos a 0,6 atm e como o gás nos refrigerantes ficam em equilíbrio com a pressão atmosférica ao abrirmos a garrafa ela perde quase todo o gás em alguns segundos. Viu como foi bom prestar atenção nas aulas de física?

 

Museu Arqueológico de Chavin de Huantar

Depois de saciada a fome fomos ao Museu Arqueológico da Cultura Chavin. É interessante visitá-lo antes de ir ao sítio arqueológico para você entender melhor o que verá ao vivo, uma vez que uma avalanche em 1945 destruiu 80% do sítio e ainda não conseguiram restaurar tudo.

Museu de Chavin de Huantar em Huaraz no Peru

Museu de Chavin de Huantar

Sítio Arqueológico

Depois fomos ao Sítio Arqueológico de Chavin de Huantar, uma civilização Pré-Inca de 1000 anos antes de Cristo. Visitamos suas praças de adoração ao deus Sol, Lua e onde os sacerdotes moravam. Impressiona a inteligência da arquitetura, execução das obras sem nenhum maquinário e o seu conhecimento da astronomia para definirem as épocas do ano.

Eram apaixonados pelo número 7 e seus múltiplos e eram também muito ricos. Mas, assim como as demais civilizações antigas também faziam sacrifício humano, o lado triste da história.

Sítio Arqueológico Chavin de Huantar em Huaraz no Peru

Sítio Arqueológico

Oráculo

 

Saímos de Chavin e regressamos a Huaraz, chegando as 8 horas da noite. O nosso guia Atílio nos deixou na porta do Albergue Churup.

Mais tarde a Rut da Agência Scheler Artizon Trek veio nos dar a programação de todos os trekkings e tours da semana que se segue e nos apresentou o Ivan, nosso guia nos próximos 9 dias. Isso mesmo: NOSSO GUIA, pois ele vai apenas nos guiar! Incrível não?

Um guia só para nós por 9 dias…Vai ser aula particular… Por isso alguns amigos do mochileiros.com me escreveram e disseram que eu tinha negociado caro demais pelos passeios… É que eles foram com agências que levam de 15 a 20 pessoas e se você sente dificuldade pelo meio do caminho é largado pra trás… Nós não, será o tempo todo só eu, o Elio e o Ivan… Nem tô acreditando ainda!

Veja mais do que fazer na região:

Aclimatação na Laguna Shallap

Aclimatação na Laguna Uruscocha

Trekking Santa Cruz primeiro dia

Trekking Santa Cruz Campo Base Alpamayo dia 2

Trekking Santa Cruz Paso Union dia 3

Trekking Santa Cruz último dia Paso Portachuelo

Nevado Pisco Campo Base Pisco dia 1

Nevado Pisco Campo La Morrena dia 2

Cume Nevado Pisco dia 3

Laguna 69 desde o Campo Base Pisco

Outros trekkings por Huaraz

3 comentários sobre “Huaraz – Chavin de Huantar (Peru)

  1. marcio

    Olá Carla. Parabéns pelo blog. Claro e com tudo que precisa.

    Bom, estou de carona aqui porque vi mensagens suas no Mochileiros. Gostaria de abusar da sua boa vontade e pedir uma orientação. Estou programando uma ida a Huaraz para encarar alguns trekkings.

    Assim como você, procurei os contatos pela internet (incusive com a Artizon) mas tenho percebido muito lentidão nas respostas das agencias e hoteis.

    A pergunta que faço é simples, você acha que posso simplesmente chegar em Huaraz e em dois dias organizar hotel e saídas para willkahuain-Monterey e laguna Churup (para aclimatar com a altitude) e aí sim, partir para um trekking em Llanganuco – Sta. Cruz com direito a ida a montanha Pisco?

    Isto é simples? a cidade é muito cheia? a desorganização é pior ao vivo?
    em fim, me manda a suas impressões.

    Valeu.
    Obrigado e curta muito a sua viagem mas, mantendo agente atualizado.
    Márcio Jorge
    marcio@torchetti.com.br

  2. Pingback: Pelas trilhas de Huaraz, a capital do trekking no Peru | A Pé no Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *