Laguna Churup, Huaraz, Peru

18 de julho de 2011

Laguna Churup

Custo: U$ 45,00 por pessoa e com guia individual do Scheler Artizon Trek

Huaraz está a 3100m de altitude e fomos de carro até 3800m no povoado de Pitec. dalí em diante é a pé mesmo…

São só 4 km mas uma subidona que sai do 3800m e chega a 4540m. Desnível de 740m em 4 km é bem puxado…

Nosso guia Ivan nos acompanhou devagar desde o início, mas quando cheguei a 4154m de altitude, comecei a passar muito mal: eu não conseguia respirar direito e o ar que entrava doía no peito, a cabeça doía bem perto da nuca, meu coração estava com uns 120 batimentos por segundo e estava começando a ficar enjoada…

 

Desistindo do trekking

Sentei em uma pedra e verbalizei minha desistência… Eu amo andar na natureza, mas preciso respeitar os limites do meu corpo. Pedi pro Elio e o guia continuarem que eu ia ficar por ali mesmo esperando eles… Eles prosseguiram!

Tomei meu remédio para dor de cabeça, bebi água, deitei na pedra e fechei os olhos… Fiquei uns 15 min me recuperando e quando abri os olhos eu já estava melhor! Resolvi ir andando devagarinho e tirar umas fotos pelo caminho (já que amo flores de altitude).

 

 

Continuando o trekking no meu ritmo

Então fui devagar, devagarinho, parando a cada 50 passos e sentando para descansar… Os outros trekkings foram me passando, passando… E eu só curtindo a natureza! Foi o trecho que mais tirei fotos e curti por estar alí, no meio daqueles nevados!

 

 

De repente dou de frente com o temido paredão que se tem que ‘escalar’ para chegar na laguna Churup. Quando lí na internet que esse paredão era f… e que muitas pessoas desistiam alí eu tomei por mim que o meu final do trekking seria ali mesmo…

E foi isso que fiz. Sentei e esperei os meninos descerem. Logo em seguida eles chegaram e o GPS marcava 4380m de altitude. Faltava apenas 60m para a laguna. Mesmo assim não arrisquei!

Tomamos um lanche preparado pelo nosso guia, ví as fotos na máquina do Elio e comprovei que realmente essa laguna é linda!

Meu esposo disse que na subida do paredão tem 3 fases com cabo de aço. Na net vimos que a maioria das pessoas acham a terceira fase a mais difícil, mas o Elio disse que para subir ele achou a segunda fase mais complicada e para descer a primeira fase pior…

laguna churup em huaraz no peru

Laguna Churup

 

Descendo da Laguna Churup

A descida foi light, fizemos em 1h30min. O motorista do taxi estava nos esperando e voltamos a Huaraz em 1h.

Eles nos levaram a agência da Movil Tours para comprarmos nossas passagens de Huaraz para Lima no dia 25 de julho. Pagamos o super cama por S$ 65,00 por pessoa (equivalente ao leito nosso).

Voltamos a pousada, tomamos banho e saímos para jantar. Comemos um mignon maravilhoso no ‘Encuentro’ e pagamos S$ 28,00 por pessoa.

Depois a Rut e o Ivan do Scheler Artizon Trek vieram aqui na pousada para nos falar do passeio de amanhã. Nos mostraram o mapa do caminho que vamos fazer e disseram que vamos sair as 6 da manhã para ganharmos tempo (na verdade eu sei, eles querem ganhar tempo pois eu sou muito lenta para subir, mas eles são super educados e não vão me dizer isso….). Estamos sendo super bem tratados por eles, assim vou ficar mal acostumada!!!!

Bom, amanhã o desnível é o mesmo (740m) mas em 6 km, então tem menos subidão, espero chegar ao final para ver a maravilhosa Laguna 69, uma das mais bonitas da região!

laguna-churup

Trilha para a Laguna Churup

Veja mais o que fizemos em Huaraz e Região:

Aclimatação na Laguna Shallap

Aclimatação na Laguna Uruscocha

Trekking Santa Cruz primeiro dia

Trekking Santa Cruz Campo Base Alpamayo dia 2

Trekking Santa Cruz Paso Union dia 3

Trekking Santa Cruz último dia Paso Portachuelo

Nevado Pisco Campo Base Pisco dia 1

Nevado Pisco Campo La Morrena dia 2

Cume Nevado Pisco dia 3

Laguna 69 desde o Campo Base Pisco

Outros trekkings por Huaraz

3 comentários sobre “Laguna Churup, Huaraz, Peru

  1. Cristiane Dias

    Caramba… a altitude maltrata, né?!
    Se eu estivesse aí e conseguisse chegar até o paredão, tenho certeza que dele não passaria. Sou uma medrosa de mão cheia. rsrs..
    A laguna é realmente linda! Estou adorando as fotos e os relatos.
    Bjos e boa viagem!

  2. Expedição Andando por aí...

    Oi meninas… Obrigada pelo Carinho. São seus comentários que me dão mais força para conseguir chegar no ponto final de cada trekking… E como eu já tinha observado na Patagônia, eu sou a mais gordinha das trekkings… Mas to indo! Devagar e sempre!
    Bjs e Boas Viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *