Quebrada de Quilcayhuanca – Huaraz – Peru

Quebrada Quilcayhuanca

21 de julho de 2011

Tipo de passeio: trekking de 3 dias e 2 noites
Custo: U$190,00 por pessoa pelo Scheler Artizon Trek (guia e cozinheiro particular)

PRIMEIRO DIA: trekking até o campamento Cayeshpampa

Acordamos 7 horas e depois do café da manhã fomos de taxi até a entrada do Parque Huascaran para a Quebrada de Quilcayhuanca. Conhecemos nosso cozinheiro desses 3 dias de trekking, o sr. Marcos.

 

 

 

Fiquei com vergonha de ver a quantidade de coisas que o nosso guia Ivan e o Marcos estavam levando em suas mochilas cargueiras… Comida para os 3 dias, panelas, bules, barraca, plásticos…

Nem pude reclamar de carregar minhas roupas e meu colchonete pelas 4 horas de trilha que teríamos pela frente, adentrando a Quebrada Quilcayhuanca. O nosso guia Ivan disse que desde 2008 não levava ninguém nessa trilha, pois é pouco procurada, não por falta de belezas naturais (que de passagem são deslumbrantes) e sim porque há tantas quebradas para se fazer em Huaraz que esta é uma das últimas a serem escolhidas.

Confessei que a escolhi por ser rápida (apenas 3 dias) e que queria ver como me comportaria em um trekking desse nível para quem sabe o ano que vem encarar os 11 dias de trekking dos Cedros (Santa Cruz e arredores). O Elio disse que quer voltar aqui nos próximos anos e fazer todas as Quebradas possíveis de serem feitas…

Eu se tiver fôlego e coração, com certeza acompanharei…

 

 

 

Acampamento Cayeshpampa

As 4 horas se passaram rapidamente, e quanto mais adentrávamos no vale, mais frio ficava.

No local de acampamento (Campamento Cayeshpampa a 4100m de altitude) o vento começou a soprar e a temperatura caiu. Tomamos um lanche e depois jantamos uma sopa de entrada, prato principal um frango ao molho e arroz que só por Deus…

Que delícia! E tudo feito ali, no meio do nada… Marcos é um cozinheiro de mão cheia. E de sobremesa um creme de abacaxi muito bom…

 

Quebrada Quilcayhuanca em Huaraz no Peru

Quebrada Quilcayhuanca

 

 

As 6:30 PM começou a escurecer e esfriar, então entramos nas barracas e fomos dormir…

Nessa noite dormi muito mal, primeiro porque fiquei pensando se acontecesse uma avalanche pra onde eu iria fugir (só eu mesmo pra pensar nisso numa hora dessas) e o que eu iria salvar…

E em segundo lugar meus pés por nada do planeta queriam se aquecer, mesmo com 2 meias de lã, uma blusa polar enrolada nos pés, o saco de dormir e mais ainda uma manta emprestada pelo pessoal da Artizon Adventure (pois eles acharam nossos sacos de dormir finos…).

De madrugada o vento começou e se estendeu até o final da manhã do dia seguinte…

 

 

 

De madrugada também fui fazer xixi e vi o céu estrelado mais lindo que já vi nesta vida… Até esqueci do frio e fiquei encantada pelos astros por alguns segundos…

Mesmo passando frio e tendo pesadelos acordada sobre terremotos e avalanches iminentes a acontecer, essa foi a primeira noite de uma das melhores aventuras realizadas por mim…

 

 

 

 

quilcayhuanca

Trilha para a Quebrada Quilcayhuanca

Veja mais o que fazer em Huaraz:

 

5 comentários sobre “Quebrada de Quilcayhuanca – Huaraz – Peru

  1. Cristiane Dias

    Que lindo! Mas tô imaginando o baita frio que devia estar fazendo, pois mesmo com duas meias de lã + uma blusa polar enrolada + saco de dormir + uma manta, seus pés não esquentavam. Acho que os meus tb não esquentariam, pois sinto muito frio nos pés. Mesmo aqui no Rio, onde o frio é super leve, eu vivo de meia. 🙂
    Agora… sair da barraca no meio da noite pra fazer xixi deve ser uma aventura à parte. Acho que eu teria medo. 🙂 Mas por outro lado, ter a chance de ver um céu maravilhosamente estrelado, deve ser algo realmente inesquecível.
    Bjos e boa viagem!

  2. oscaminhantes

    Amiga,
    Estou adorando seus posts, suas fotos então, nem se fala!!! Estou só comentando neste post, mas já vi todos! Estou com frio, só de ler seus relatos e ver a foto da neve e do gelo!!!!
    Mas como vc disse, deve ser uma aventura incrível!!
    Gde. abraço, e esperando o retorno de vcs!

    1. Expedição Andando por aí...

      Olá Herbet!
      Obrigada pela visita!
      Olha, não sei em km o total desse percurso, mas é curto e com certeza se tiver pique dá pra fazer em um dia pelo menos uma das duas lagunas. Percursos de 1 dia acho que dá aproximadamente 20km entre ida e volta, saindo da entrada da Laguna Churup. Qualquer coisa escreva novamente!
      Volte sempre!
      Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *