Laguna Wilcacocha – Cordillera Negra

Laguna Wilcacocha

24 de julho de 2011

Custo: U$ 45,00 por pessoa pelo Scheler Artizon Trek

Após tomarmos café da manhã no Albergue Churup, o nosso guia Ivan e o motorista Jerônimo nos levaram até a parte sul de Huaraz e entraram em uma quebrada no lado da Cordillera Negra. Subimos de carro dos 3100m de altitude até 3700m.

A Laguna Wilcacocha em si não é tão bela, mas a vista da Cordillera Blanca lá de cima é linda! Muitos tours levam você até lá, ficam uns 10 minutos e retornam a cidade, mas a gente retornou a cidade via ‘trekking’, muito mais radical!

Laguna Wilcacocha

Nevado Huascarán (6769m) segundo mais alto da América do Sul

Laguna Wilcacocha na Cordilheira Negra em Huaraz no Peru

Laguna Wilcacocha

A cada encosta que descíamos ou que andávamos em nível formavam as vistas mais lindas da Cordillera Blanca e do Nevado de Huascaran, imponente e majestoso!

Trigais e Nevado Huascarán ao fundo

 

Levamos cerca de 5 horas para descer até Huaraz e a trilha não é bem demarcada, passa por áreas de pastos e propriedades privadas, mas nosso guia sempre tomava o cuidado para não invadirmos qualquer uma delas. Descemos umas encostas bem íngremes, de dar medo, mas com paisagens ímpares!

 

 

Cordilheira Negra e a origem de seu nome

A Cordillera Negra tem essa nomeação não só porque não possui neve e sim por causa de suas rochas de formação. São de origem vulcânica, basáltica com a coloração mais escura que a Cordillera Blanca que possui mais em sua formação granitos, feldspatos, quartzos de coloração mais clara.

Outra coisa que dá para notar diferença é que as rochas da Cordillera Blanca possuem em sua maioria um brilho oriundo das partículas de mica, que tornam as rochas brilhantes ao toque do sol.

Nós e nosso amigo (guia) Ivan

 

 

Nesse trecho vimos de tudo: animais pastando, flores ainda não conhecidas pelas nossas lentes, penhascos, lama, casas humildes, camponeses batendo o trigo, trigais amarelos de doer a vista e crianças nos pedindo caramelos…

 

 

Já bem no final da trilha, ao passar por um povoado, uma moça nos ofereceu sua filha para levarmos em troca de dinheiro… Pensei que fosse brincadeira, mas era verdade! Fiquei chocada!

Cemitério

 

Depois de 5 horas de caminhada chegamos a estrada de acesso a Huaraz, pegamos um taxi e voltamos ao Albergue Churup. Ao sair do taxi nos despedimos do nosso grande amigo (guia) Ivan, pois no passeio de amanhã será um tour e ele não nos acompanhará.

Agradeci de coração pela paciência que ele teve conosco (mais comigo) e pelo ótimo profissional que ele é. Sua retribuição de elogios foi uma emocionante frase: “Obrigado por escolherem HUARAZ como a primeira cidade a visitarem no Peru e por terem deixado direta e indiretamente alguns Soles para o nosso povo…”

Achei lindo essa demonstração de carinho e orgulho por sua cidade, coisa que muitas vezes a gente não cultiva por aqui…

 

 

 

Saímos para fazer nossa refeição no Encuentro (viramos amigos dos garçons!) e de volta ao hostel fomos nos preparar para o nosso último dia dessa aventura…
wilcacocha

Trilha desde a Laguna Wilcacocha até a estrada para Huaraz

 Veja mais o que fazer em Huaraz e região:

8 comentários sobre “Laguna Wilcacocha – Cordillera Negra

  1. oscaminhantes

    Amiga,
    Emocionante esta parte do relato. E que amarelo é este??? Sério, pensei que vc estivesse usando um tipo de lente diferente, sei lá, é assim mesmo?
    Nossa, essa história ainda de oferecerem a vcs a criança também me chocou!!!
    Ah, vi que vcs estão pretendendo ir ao Beto Carrero em novembro. Acabamos de voltar de lá, mas ainda não deu tempo de escrever…rsrs… ainda vai demorar um pouco, mas eu chego lá. Já tem tudo agendado ou quer algumas dicas adiantado? Qquer coisa me dá um alô, tá?
    Bjos!
    Marcia

  2. Cristiane Dias

    Que paisagens!!!
    As fotos estão lindas, em especial a dos trigais com o Nevado Huascarán ao fundo!
    Uau.. oferecer uma criança em troca de dinheiro é de chocar qualquer um.
    E a altitude, não tiveram mais problemas com ela?
    Bjos e boa viagem!

  3. Expedição Andando por aí...

    Oi meninas…
    Marcia: Que lindo o amarelo das paisagens, né? Com certeza é assim mesmo… Quero sim algumas dicas do Beto Carreiro…
    Cris: os trigais são LINDOS!!!! Não passei mais mal, depois de 3 dias de aclimatação… Passei mal quando voltei ao Brasil, ainda vou postar… Mas já estou bem…

    Meninas: Esse lance de 'vender' a filha também me deixou muito triste… Mas dizem que é comum isso por lá…

    Bjs e obrigada pelo carinho
    Carla

  4. valmir

    Essa é minha sobrinha…. rss parabens pra ti e pro Elio. lindas fotos… a paisagem é deslumbrante…
    e acho q vou aproveitar e dar os parabens, feliz aniversario… felicidades. etc etc etc
    super beijos e saudades

  5. Márcia Cobar

    Carlinha,
    Tô pasma com as fotos que vocês tiraram, que paisagem linda! Amei o contraste do amarelo com os picos nevados, nossa que lugar fantástico! Achei que as camponesas eram crianças, elas parecem tão piquitias! E que lástima a mãe querer vender a filha… de partir o coração.
    Amei o "sítio"!
    Abs
    Márcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *