Acampamento Poicenot em El Chalten Argentina

08 de janeiro de 2012

De El Calafate a El Chalten de carro

Acordamos 7h da manhã, tomamos café da manhã na Hosteria Sir Thomas e seguimos de carro alugado rumo a El Chalten. Estrada linda e tempo bom.

Quando  avistamos o Fitz Roy, ainda a uns 100 km de Chalten, vimos que ele estava parcialmente encoberto… Mas teríamos ainda dois dias pela frente para poder degustá-lo, então isso não nos afetou muito…

 

Chegando em El Chalten

Chegando em El Chalten fomos ao mercado comprar comida para nossas refeições dos próximos dias de acampamento. Há vários mercados espalhados pela cidade, mas preferimos o próximo a entrada da trilha que vai ao Campamento Poicenot, pois tem lanches prontos, produtos com embalagens pequenas e práticas e várias opções. Preço bom.

Depois fomos a Hosteira Koonek, pousada que ficaríamos na volta do trekking, para perguntar se poderíamos deixar o carro no estacionamento deles. Super solícitos nos autorizaram e em seguida pegamos a mochila, apenas com o necessário para os dias de acampamento e seguimos pela trilha via Laguna Capri.

Trilha ao Acampamento Poicenot

As mochilas estava pesadas, pois além da barraca carregávamos os alimentos, sacos de dormir, colchonetes e roupas. Mas como já conhecíamos a trilha, sabíamos que o Campamento Poicenot não era tão longe assim e sabíamos que assim que chegássemos iríamos descansar, diferente do ano passado que fizemos tudo isso, subimos a Laguna de Los Tres e voltamos a El Chaltén tudo numa ‘tacada’ só…

Dá mais ou menos uma hora de subida até a Laguna Capri e depois mais uma hora de caminhada em nível até o Campamento Poicenot. Pelo caminho avistamos um Pica Pau (Carpinteiro). Na nossa viagem anterior não tínhamos visto nenhum…

 

Rio de las Vueltas
Glaciar Piedras Blancas ao fundo
Pica Pau Patagônico

 

Fitz Roy encoberto

 

 

Chegando no acampamento Poicenot

 

Chegamos no acampamento Poicenot, armamos a barraca (compramos uma barraca Quechua T3+ na Decathlon por R$ 250,00), fomos dar uma olhadinha no Fitz Roy (pois se ele estivesse limpo, subiríamos naquela hora mesmo), mas ainda estava encoberto… Então fomos almoçar. Para variar, sempre esqueço de levar alguma coisa e dessa vez foram os fósforos.
Trata de pedir fogo pra alguém… Como o acampamento estava cheio foi fácil conseguir fogo.
Depois de almoçarmos ficamos vagando pelas redondezas do acampamento, deitados ao sol do final de tarde, de olho no Fitz Roy, esperando o céu limpar para tirar alguma foto boa, mas anoiteceu e nada dele aparecer pra gente…Bom, ainda temos dois dias pela frente aqui no Campamento Poicenot e dessa vez ele não nos escapa!

 

OBS. A cotação de dólar está muito melhor em Calafate do que em Buenos Aires.

Veja mais o que fizemos na região:

6 comentários sobre “Acampamento Poicenot em El Chalten Argentina

  1. Cristiane Dias

    Oi amiga! Estava ansiosa aguardando notícias de vocês. 🙂
    Ah, que saudade desse pequeno paraíso. Sinto saudade até do vento daí quando vejo fotos. 🙂
    Dessa vez vocês irão acampar! Uau… acho que meu espírito não é tão aventureiro assim. Adoro estar em contato com a natureza, mas a noite, pra dormir, prefiro o conforto de um quartinho, por menor que ele seja. 🙂
    Espero que o Sr. Fitz resolva dar o ar da graça. 🙂
    Bjos e boa viagem!

  2. ellen

    Olá, estou acompanhando a viagem de voces, domingo embarco para el calafate, estou em duvida de 2 passeios, naqueles veiculos 4×4, el chalten ou torres de paine, o que vcs acham? os dois voltam para el calafate no mesmo dia.

  3. Expedição Andando por aí...

    Obrigada pelo carinho meninas!
    Cris, dá uma saudade imensa mesmo, né? Também senti quando lia seus posts…
    Márcia, tem que conhecer logo esse pedaço do paraíso… Tenho certeza que vocês vão se apaixonar…
    Ellen, para passeio de um dia sugiro Torres del Paine, uma vez que o Parque está parcialmente fechado e apenas as Torres estão abertas a visitas. Reserve no mínimo 5 dias para conhecer El Chalten em uma próxima oportunidade. Sugiro fazer o mini trekking no gelo em El Calafate, é lindo!
    Bjs
    Carla

  4. ellen

    Carla obrigada pelas dicas, suas fotos estão maravilhosas.
    Queria pedir uma ultima dica, descobri que o passeio que comprei só tem a visita no perito moreno sem o trekking. o que fazer no meu dia livre: torres del paine ou voltar ao perito só por causa do minitrekking? qual a cotação de moeda que vc conseguiu?
    obrigada

  5. Expedição Andando por aí...

    Oi Ellen! Puxa, só vi seu recado agora… Desculpe… Será que ainda dá tempo de te responder?
    Bom, entre ir a Torres del Paine em apenas um dia livre e fazer o mintrekking no Glaciar perito Moreno, acho que você deveria fazer o minitrekking. E em uma próxima oportunidade faça Torres del Paine pelo menos em 3 dias…
    Espero ter ajudado…
    Bjs
    Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *