Vale do Rio Electrico e Piedra del Fraile

11 de janeiro de 2012

Vale do Rio Electrico

Acordamos cedo e depois do maravilhoso café na Hosteria Koonek fomos de carro até a entrada do Vale do Rio Electrico (18 km ao norte de El Chaltén, já fora do Parque Nacional Los Glaciares, estrada de chão boa).
Deixamos o carro estacionado a direita dessa ponte da foto acima, sem problemas. Assim que começamos a trilha logo na entrada há uma bifurcação sem indicação, seguimos pela esquerda do rio, sem atravessá-lo. O início a trilha é bem mal demarcado, mas depois melhora.
O vale é lindo, com vistas do Cerro Colorado e parte do Fitz Roy. E adivinhem: lá estava ele, majestoso, imponente, magnífico FITZ ROY sem uma nuvem sequer cobrindo seu cume… É, parece que só vamos avistá-lo assim, de longe…
A trilha que se segue é larga pois por ali passa um quadriciclo que abastece a cantina do refúgio Piedra del Fraile. São 2 horas de trilha pelo bosque de Lenga (é uma Lenga, Lenga, Lenga…), mas muito bonito.

Vale do Rio Electrico

Acampamento Piedra del Fraile

Ao se chegar no Campamento Piedra del Fraile na Administração deve-se pagar PAR$ 75,00 por pessoa e caso queira acampar mais PAR$ 50,00 por noite. Como queríamos ir até o Lago Eléctrico, pagamos a entrada. A funcionária da Administração nos sugeriu uma caminhada de mais 1 hora até o Glaciar Polloni. Ela nos explicou onde ficava o início da trilha e decidimos ir.
Pegamos um vento muito forte até o Lago Electrico e dali em diante foi praticamente impossível prosseguir. A trilha é pela encosta do lago, um verdadeiro paredão. Super perigoso, ainda mais com um vento que segundo meu pai estava a uns 100 km/h. Desistimos e voltamos para a Administração.

Campamento Piedra del Fraile

 

 

 

Vale do Rio Electrico

Vale do Rio Electrico

 

 

 

A funcionária nos disse que estava ventando muito mesmo e que seria difícil a gente conseguir passar… Ficamos indignados! Então porque ela recomendou o trekking se sabia que estava perigoso e não conseguiríamos passar? aff…
Depois, descobri que havia sim outro caminho para passar essa parte e chegar até o Glaciar Polloni. E na minha opinião foi má vontade dos atendentes não esclarecer isso. Se você for fazer esse trekking, fique de olho numa saída antes do paredão a esquerda, por trás do morro que surge o paredão. Há uma trilha por ali que chega também no Glaciar Polloni (essa dica quem nos deu foi o funcionário do Los Huemules no passeio que fizemos no dia seguinte a Laguna Azul).
Enfim, o Vale do Rio Electrico é lindo (você se sente pequenino no meio daquelas montanhas enormes).

De lá também pode-se fazer o trekking guiado até o Glaciar Marconi, mas não perguntei quanto custa. Também por ali tem a saída para a travessia de 7 dias do ‘Gelo Continental Patagônico’ que pretendemos fazer em breve.

 

Voltamos até o carro, retornamos a El Chalten para o hostel, tomamos um banho e saímos para jantar de novo no La Braseria (maravilhoso!).
Retornamos ao hostel e fomos descansar!

Veja mais dicas de El Chalten:

7 comentários sobre “Vale do Rio Electrico e Piedra del Fraile

  1. Cristiane Dias

    Lembro bem desses ventos! No primeiro dia que chegamos a El Chaltén estava mais ou menos assim, um vento acima do normal, segundo a moça da pousada. 🙂
    Estou adorando conhecer lugares que não conheci por aí.
    Boa viagem!
    Bjos

  2. isabela

    desculpe, mas não pude deixar de rir lendo esse post!
    primeiro porque sou muito "pé frio" também, e esse tipo de coisa do tempo abrir só quando vou embora é básico!
    e segundo porque fiquei imaginando a cara que vocês fizeram para a funcionária, e o quanto o seu pai não deve ter falado!! hahahahaaa
    beijos!

  3. Paula

    Oi Carla! Estou começando a escrever meu post sobre Piedra del Fraile e encontrei o seu na minha pesquisa. Concordo com vc que falta boa vontade. Já que é obrigatório pagar uma taxa, eles tinham que pelo menos colocar algumas placas indicando a trilha. A gente conseguiu chegar no glaciar Polloni. Também queríamos ir até o glaciar Marconi, mas achamos super perigoso caminhar ao lado de um penhasco. A paisagem já estava bem bonita até onde fomos. 😎

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Paula. Queremos voltar e fazer o circuito Hielo Patagônico, por detras do Fitz Roy em breve. Eu vi a postagem de vocês dali e achei muito perigoso ainda… O tempo passou e nada deles arrumarem ne?. Beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *