El Calafate (Argentina) a Puerto Natales (Chile)

14 de janeiro de 2012

De El Calafate a Puerto Natales de ônibus

Depois do café da manhã fomos ao terminal rodoviário de El Calafate e pegamos o ônibus da Cootra que vai a Puerto Natales. A viagem é longa… Em 2010 quando viemos fizemos esse trecho em 4 horas de carro alugado (veja aqui). Desta vez de ônibus foram 7 longas horas e o que mais demorou foi o trâmite nas aduanas, tanto argentina (1h10min) como chilena (1h). Na aduana chilena eles passamas bagagens no raio x. Ainda bem que estávamos preparados com lanches e água.

Puerto Natales

Puerto Natales

Puerto Natales

Chegando a Puerto Natales podemos avistar o Parque Nacional Torres de Paine ao longe e
não vimos nenhum foco de incêndio. Mesmo assim nos informaram que apenas o trecho das Torres e dos Los Cuernos estavam abertos. Dentro do ônibus mesmo decidimos não ir ao Parque, pois nossa esperança é que o Valle del Francês abrisse até essa data. Decidimos seguir no dia seguinte a Punta Arenas e fazer alguns trekkings e tours por lá.
Chegando em Puerto Natales e fizemos chekc in no Hostal Chorrillos (PCH$ 30.000,00
quarto triplo com banheiro privado) e fomos fazer câmbio (U$1,00 = PCH$ 495,00).
Almoçamos no Tranquera, um dos restaurantes que mais gostamos aqui na vez passada… Recomendo! Comida bem servida e muito boa!
Compramos as passagens para Punta Arenas pela Buses Fernandez por PCH$ 5.000,00
por pessoa para amanhã as 9 horas da manhã.
Fizemos algumas compras e fomos ao Hostel dormir…

Veja o que tem para fazer em Puerto Natales e região:

20 comentários sobre “El Calafate (Argentina) a Puerto Natales (Chile)

  1. Os caminhantes

    Oi amiga!
    Esse trecho de ônibus demora mesmo… Tbém cansamos, principalmente por causa das aduanas e principalmente pq o tonto do João tinha inventado de levar uma aveia "clandestina" e ele ficou com medo da máquina de Rx e desmontou a mala toda… e sabe como é mala de trekking, uma vez que vc desmonta, montar de novo…rsrsrs…
    Boa viagem aí!!!
    Bjos!

  2. Anônimo

    olá estou indo finalzinho de setembro2012 para lá, precisamente dia 29 30. gostaria de saber como é o tempo lá nessa época, ainda chove?? nublado?? não há nenhum solzinho se quer??? aguardo informações!!! bjs mirian

  3. Tulio

    Vamos de El Calafate para Puerto Natales. Meu RG é antigo. E se eu levar o passaporte atualizado??? Preciso de RG recente??? Meu RG é antigo.

  4. Anônimo

    Olá, por gentileza pode me informar qual locadora foi alugado o carro pois consultei algumas e me disseram que não alugam carro para cruzar a fronteira. Agradeço o retorno.

    1. Expedição Andando por aí...

      Aluguei pela AVIS em El Calafate em 2011. Eles cobram uma taxa a mais para emitir um documento para fazer a travessia entre Argentina e Chile. Em 2012 também aluguei um carro na Nunatak Rent a Car mas não fiz a travessia, mas eles também deixam fazer. Na verdade as agências pequenas não tem carros com os documentos certos para fazer a travessia. Prefira as agências maiores…

  5. Banda Tempestade Tropical

    Pessoal, gostei muito dos posts de vocês.
    Pretendo fazer esse roteiro no carnaval.
    Mas a única coisa que me preocupa é não saber os horários de saída dos ônibus de El Calafate a Puerto Natales. Tem saídas todos os dias? Preciso dessas informações para poder fazer as reservas de hospedagens.
    Eu procurei o site da Cootra, mas não encontrei. Caso possam me ajudar, ficarei muito grato.
    Abraços

  6. Carla Nogueira

    Olá amigos!
    Quando nós pegamos esse ônibus o horário era as 9h da manhã, mas como isso foi em 2012 pode ter mudado. Aconselho você perguntar a outros blogueiros que foram mais recentemente para poder responder com mais precisão.
    Abraços e obrigada pela visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *