Paso Cacananpunta, Trekking Huayhuash – Dia 2

18 de julho de 2012

Acordamos as 6:00h, tomamos o café da manhã as 6:30h e saímos as 7:00h para o nosso primeiro dia de caminhada. O acampamento fica a uma altitude de 4100m e o primeiro trecho do dia é um desnível de 600m até o primeiro Paso (Cacananpunta a 4700m).
Saí encapotada de tanto frio, mas logo veio uma subidona e eu já me aqueci e fui tirando todos os casacos, luvas, gorros… Na mochila de ataque estavam meu lanche, uma capa de chuva, uma calça de chuva e muita água. Nossas mochilas já estavam nas costas de um mula do arriero Elias e sua esposa Cecília. Com nosso equipamento foram 5 mulas e 4 cavalos, sendo um deles (Rouba Coracion) o cavalo de emergência.
Nesse trecho o Emerson e a Silvia me deram uma super força, me incentivam a manter o passo curto e fazer poucas paradas, o que me fez manter um ritmo bom em todo o trekking.

 

 

 

Chegamos ao primeiro paso lá pelas 10h e vibrei muito. Tinha lido em outros relatos que esse era o pior de todos os pasos, mas confesso que não foi. Para mim o paso Tapush do dia 6 foi o pior…

 Primeiro Paso Cacananpunta (4700m)
Laguna Pucacocha

Após comemoração lá em cima, começamos a descer em zigue zague o desnível de uns 500m. Foi nesta hora que eu ví a cena mais impressionante de todo o trekking: uma mula de outra equipe escorregou e caiu por uns 80m montanha a baixo e o pior, vindo em minha direção… O guia Vlademir me chamou desesperado e eu voltei correndo uns 10m, gritando e chorando compulsivamente, de dó do pobre animal…
Por incrível que pareça, a mula parou de pé e com a boca e cabeça sangrando, mas bem…
Nesse momento Sarah comentou que se sentia culpada pelo o que aconteceu com a mula, pois se não houvessem turistas comprando o trekking, não haveriam mulas carregando nossos equipamentos e nem mulas caindo ribanceira abaixo… Não vou mentir, isso me deixou pensativa e mais preocupada do que eu gostaria…
Avistamos os nevados Ninashanca e Rondoy, além da vermelha Laguna Pucacocha.

 

Seguimos em nível a mais adiante há o segundo paso (Carhuac) a 4650m de altitude, subida bem mais suave que a primeira. Dois pasos em um mesmo dia não é fácil…
A vista desse trecho é linda! Avistamos os nevados Jirishanca Chico, Jirishanca Grande, Yerupajá Chico, Toro, Yerupajá Grande, Siulá y Carnicero.

 Segundo Paso Carhuac 4650m

Voltamos a descer até o nosso acampamento da segunda noite, que na minha opinião foia  anoite mais fria do trekking, aos pés da Laguna Carhuacocha (4100m). Chegamos as 16h, o dia mais longo (de caminhada) de todos: 9h andando…

Laguna Carhuacocha vista por cima

Jantamos sopa de entrada e arroz com frango frito de prato principal. Novamente os meninos ficaram com fome…

Nosso acampamento da segunda noite

Antes das 20h já estávamos na barraca e eu com minha salvadora garrafa com água quente para aquecer meus pés…

6 comentários sobre “Paso Cacananpunta, Trekking Huayhuash – Dia 2

  1. Cristiane Dias

    Uau.. as fotos estão incríveis! Paisagens de tirar o fôlego.
    Coitadinha da mula. Mas no final ela ficou bem, né? Dá uma dó desses bichinhos, né?
    Putz, 9h andando (subindo e descendo), não é pra qualquer um. Eu cansei só de ler o seu relato. rs.. Mas tb, ando cansada com tudo. Hoje fui tirar umas fotos no Jardim Botânico e voltei pra casa com os pés doendo e inchados. Aff… Mas daqui a pouquinho tudo volta ao normal. 🙂
    Bjo

  2. Os caminhantes

    Oi amiga!!!!
    Realmente, dois passos em um dia só é de matar!!
    Na hora é bem aquele pensamento, "mas o que é que estou fazendo aqui??" mas depois, mesmo relembrando e escrevendo, vale a pena cada pedacinho…Essa altitude também, só de ler já fiquei sem ar de novo…rsrs…
    E a mula, puxa!!! Acho que a Júlia teria ficado em estado de choque!
    Bjos!!
    Marcia

    1. Expedição Andando por aí...

      Pois é amiga! A mula rolou morro abaixo mesmo… Mas ficou bem! Vale sim cada centímetro caminhado. Sofri, não vou mentir (bem porque não tenho mais 20 anos – daqui a pouco nem mais 30 anos…- e nem tenho 50 quilos… Mas me superei. Depois dessa, não duvide do que eu posso fazer… Bjs e obrigada pelo carinho…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *