Praia do Rosa, Vermelha e do Ouvidor

Praia do Rosa

17 de novembro de 2012
Acordamos com chuva, mas mesmo assim fomos até a Praia do Rosa para fazer o trekking até a Praia do Ouvidor, passando pela Praia Vermelha.
No final da Praia do Rosa, lado norte tem a entrada da trilha para a Praia Vermelha, pelo costão, bem demarcada, uma vez que faz parte da propriedade privada da empresa do Grupo Gerdau. O acesso é feito por passarelas, bem cuidadas e ao longo da trilha pode-se observar
lixeiras.

Flores pelo caminho, Costão da Praia do Rosa

Costão entre a Praia do Rosa e Praia Vermelha

Flores pelo caminho, Costão entre a Praia do Rosa e Praia Vermelha

Praia Vermelha

A pequena Praia Vermelha é quase que exclusiva do Grupo Gerdau, mas como por lei a praia é pública, a gente pode ficar e se deliciar nas suas areias, pois a propriedade privada começa depois de 40 m da linha do mar.

Praia do Ouvidor

Na outra encosta com o costão rochoso da Praia Vermelha há mais passarela nos leva a Praia do Ouvidor. Esse trecho é o mais lindo dessa trilha e mais selvagem também.

Flores pelo caminho, Trilha Praia Vermelha a Praia do Ouvidor

Essas casas de pescadores ficaram ‘ilhadas’ depois que o Grupo Gerdau comprou o terreno, mas os pescadores tem livre acesso pela estrada de servidão que a propriedade cedeu, mas apenas pescadores credenciados podem chegar aqui de carro, os demais terão que fazer a
travessia a pé pela encosta rochosa, assim como a gente fez para chegar até a Praia do Ouvidor.

Praia do Ouvidor
A Praia do Ouvidor tem acesso pela estrada, mas garanto que a pé foi a melhor pedida! Leve protetor solar e água, pois pelo caminho não há como abastecer.
No final da Praia do Ouvidor encontramos o ‘Gaúcho do Ouvidor’, que vende churrasquinho a beira do mar em seu caminhão que foi reformado pelo programa do Luciano Huck, no Lata Velha.
Gaúcho do Ouvidor

Voltamos em 2 horas pelo mesmo caminho que viemos e pudemos apreciar a vista por outro ângulo e com o sol já se pondo no horizonte. Linda trilha, vale a pena!

18 de novembro de 2012

Praia do Sonho

Logo cedo fizemos o check out da pousada e como o dia estava ensolarado (é sempre assim, no dia de ir embora o tempo fica bom!), passamos na Barra da Praia da Ferrugem e depois seguimos para a Praia do Sonho, que já é caminho de volta a São Paulo.

Praia da Ferrugem
Na Praia do Sonho fizemos uma pequena trilha até a ponta que quase encosta com a Ilha de Santa Catarina, onde fica Florianópolis.
Praia do Sonho

Lindo lugar, precisamos voltar com mais calma para explorar toda as trilhas por lá. Pegamos a estrada depois do almoço e voltamos para casa, carregando na bagagem mais vontade de conhecer melhor a Santa e bela Catarina, pela qual tenho tanto carinho!

PS.: morei em Blumenau (SC) dos meus 3 aos 16 anos, por isso o grande carinho por aquele pedaço do Brasil!