Chapada Diamantina – Rampa do Caim

29 de dezembro de 2012

Acordamos as 7:30h tomamos um ótimo café da manhã e aguardamos o nosso guia que nos levaria até a Rampa do Caim, pois o Dmitri teria que fazer compras durante o dia para sair em uma nova travessia.  O guia LP (Luiz Paulo) nos acompanhou nessa jornada! São 2h30min de caminhada desde Igatu, pelas encostas e lageados da Chapada, com lindas vistas para o planalto. Havia apenas um ponto com água em toda a trilha (a seca está feia mesmo por aqui…).

Há também duas paradas em ‘tocas’, lugares naturais feitos de pedra, onde os garimpeiros apenas construíam as paredes laterais e usavam de teto a própria pedra. No final da Rampa do Caim a vista do Vale do Pati é linda! Vimos desde o Castelo até a casa do Sr Joia. De lá de cima parece ser tudo tão perto, mas nós sabemos que não é…

Toca na Trilha para a Rampa do Caim, Igatu

Vista no final da Trilha para a Rampa do Caim, Igatu

Pasmem! Lá de cima meu celular ‘pegou’ sinal e consegui conversar com a minha mãe em Curitiba! Em Igatu o meu celular não funcionou… Precisava dar um sinal de vida, pois desde o dia 22 a gente não falava com ela…

Trilha para a Rampa do Caim, Igatu

Descemos em 2h a trilha e já perto da cidade fomos conhecer o Projeto Brejo/Verruga, uma antiga mina de garimpo de diamantes que foi alagada propositalmente, por brigas entre parentes pela posse do garimpo. O Sr que cuida de lá nos levou para dentro do que sobrou da gruna (aberta pelo homem, que difere da natural que é gruta! Dmitri também é cultura!) do garimpo (paga-se R$ 5,00 por pessoa) e fiquei impressionada o que eles fizeram lá dentro! São estátuas de todos os garimpeiros que trabalharam ali em épocas passadas e esse Sr vai na frente ‘acendendo’ as velas que iluminam a gruna. Muito macabro, mas interessante.

Projeto Brejo Verruga, Igatu, Chapada Diamantina

Poço para banho no Projeto Brejo Verruga, Igatu
Depois, no mesmo local, há um poço onde tomamos um banho bem geladinho e gostoso… No final da tarde fomos as ruínas de Igatu, local feito sobre e sob as pedras, onde a Vila de Igatu foi fundada e que resistiu até sua última moradora até alguns anos atrás. Lá também a uma linda Galeria onde você poderá conhecer alguns trabalhos de artistas locais e o projeto Terno Branco. Tomamos um delicioso capuchino no bar da galeria, fomos jantar no Restaurante Água Boa.

Cemitério Bizantino em Igatu

Igreja São Sebastião, Igatu, Chapada Diamantina
Ruínas em Igatu
Caminho para as Ruínas em Igatu

Mesa do café na Galeria de Arte em Igatu

No final da noite nos despedimos do nosso guia/amigo Dmitri e agradecemos pela ótima companhia e segurança que nos deu nesses dias. Gostamos muito da Chapada Trekking e do guia Dmitri! Fomos descansar!

Veja por onde mais andamos na Chapada Diamantina:

6 comentários sobre “Chapada Diamantina – Rampa do Caim

1. Os caminhantes

Oi amiga!
    Também visitamos a Rampa do Caim e lembro que a Júlia cansou muito, pois era uma trilha muito seca e sob o sol. Havia a opção de descer até o encontro dos rios, mas achamos que a descida e depois a subidona não compensaria o esforço…
    Não visitamos o Projeto Brejo /Verruga, só ouvimos falar na época, mas é bem interessante (e macabro também, concordo…rsrsrs…)
    Um beijo!
    Marcia

2. Aline Freitas

Nossa adorei o seu artigo, estou sofrenco com problemas de verrugas e está procurando exatamente o que acabeid e ler. Tenho algumas amigas que estão com o mesmo problema e já vou compartilhar seu artigo com elas. Obrigada.