Vale do Pati: Morro do Castelo

25 de dezembro de 2012 (Morro do castelo)

Igrejinha no Vale do Pati

Acordamos cedo, tomamos um ótimo café da manhã (o guia Dmitri capricha mesmo) e seguimos rumo ao Morro do Castelo, também conhecido como Morro da Lapinha.

Passamos pela casa do Sr Wilson, onde há alojamentos também, mais bem equipados que a Igrejinha, mas também mais difícil de conseguir vaga sem reservar anteriormente. Subimos para o Castelo, uma subidona forte, principalmente nos metros finais na parte mais íngreme do paredão do cânion. Subimos em 3 horas.

Caverna do Morro do Castelo

Lá em cima há uma gruta de arenito que cruza uma parte do morro e sai de um lado onde a vista consegue ser ainda mais bonita. LINDO lugar.

Caverna do Morro do Castelo

Voltamos pela trilha e fomos almoçar na entrada da gruta e lá havia um grupo de pessoas cantando e tocando flauta. Depois na internet descobri que elas são do grupo ‘Mestre Zé do Pife e as Juvelinas‘ de Brasília. Um presente de Natal lindo! Almoçamos (lanche de trilha) ao som de músicas típicas nordestinas. Surreal!
.
.
.
.
.
.

Sr. Wilson

Descemos a trilha e chegamos ao rio para banharmos e decidimos deixar a trilha dos funis para o dia seguinte, pois já era tarde e não poderíamos ficar muito tempo nas cachoeiras dos funis. Como o Cachoeirão está praticamente sem água por causa da seca, decidimos mudar nosso roteiro. Vamos fazer amanhã os Funis e depois vamos a Prefeitura, ao invés de visitar o Cachoeirão. Mais um motivo para voltar a Chapada para ver a Cachoeira da Fumaça e Cachoeirão com água). Passamos na volta de novo na casa do Sr. Wilson, tomamos refrigerantes e cerveja lá, geladinhas!
.
.
.
.
.
.
.
Voltamos a Igrejinha, o Dmitri fez uma maravilhosa lasanha de berinjela, jantamos super bem e fomos dormir.

8 comentários sobre “Vale do Pati: Morro do Castelo

    1. Expedição Andando por aí...

      É gostoso ler as impressões dos outros, né? O que por mim passou batido, pro outro teve mais valor… E assim a viagem fica particular, cada um vê aquilo que mais gosta… Antes de ir li seus relatos e me deram uma visão geral daquilo que eu ia enfrentar… Agora, tenho que voltar lá e reler, para comparar aquilo que eu achei com aquilo que você sentiu…
      Amo fazer isso!!!
      Bjs amiga!
      Carla

  1. Joel Cordeiro

    Olá Carla e Elio, como vão? Nos conhecemos no Vivência Out Door 2018.
    Vou para Chapada Diamantina, em setembro próximo, e já estou aqui babando ao ler os diversos testemunhos da passagem das pessoas pelo Vale do Pati.

    Parabéns pelo blog, inspirador.

    Joel

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Joel!!!!
      Que bom que nos achou. Risos!
      Melhor ainda que nossos relatos estão te ajudando a escolher e formatar seu roteiro.
      Grande beijo e volte sempre!
      Obrigada pelo carinho!
      Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *