Caverna Angelica, Rio Azuis

 05 de janeiro de 2013

Acordamos 7:30h tomamos café na Pousada São Mateus, nos despedimos da D. Neide e Seu Paulo e da Terra Ronca e seguimos até a Caverna Angélica, também pertencente ao complexo Terra Ronca a alguns quilômetros de distancia dali. No caminho nos deparamos com macacos prego e bugios, sem contar com o salvamento de um morcego que ficou preso no arame farpado. A Caverna Angelica eh mais tradicional com estalactites, estalagmites e outras formações já conhecidas por nós. O que vi de diferente foi o salão dos canudinhos: estalactites da grossura de canudinhos de refrigerantes aos milhares no teto, brancos, ocos nas pontas, formando um verdadeiro espetáculo…

 

 

 

Caverna Angélica

 

 

 

Pegamos a estrada e seguimos rumo ao Tocantins, uma longa estrada de asfalto, terra, ora
em boas condições, ora em péssimas condições.

Chegamos no final da tarde em Nova Aurora do Tocantins para visitar o Rio Azuis, o menor rio do mundo com apenas 175 metros de extensão. É considerado rio pois sua vazão na nascente é espetacular. Nunca vi sair tanta água por debaixo de uma pedra. Entramos na água e fomos conferir o volume e parece impossível haver uma nascente assim. 175 metros depois da nascente o Rio Azuis encontra um rio onde desemboca suas água.

Rio Azuis – o menor rio em extensão do Brasil

 

 

Almoçamos no restaurante defronte ao Rio Azuis, galinhada novamente. Pegamos a estrada e aí sim foi pauleira: ficamos das 18h até as 2h da madrugada em estradas de terra até chegar em Mateiros TO, porta de entrada do Jalapão.

 

 

 

 

No meio da noite vimos muitos animais selvagens e o mais lindo com certeza foi o Lobo  guará.Que cores! Lindo, imponente! Foi o único animal que encontramos na estrada e que não fugiu da gente, ficou de longe, espreitando, e saiu para a plantação de soja… Pena que não conseguimos fotografar…
Chegamos na Pousada Panela de Ferro, tomamos banho e fomos descansar…
Veja o que mais tem para fazer na Terra Ronca e Jalapão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *