Parque Estadual Terra Ronca

04 de janeiro de 2013

Acordamos cedo (6h) fizemos o check out da pousada e nossos guias vieram nos buscar as 7:30h para o translado até o Parque Estadual da Terra Ronca, ao norte de Goiás em São Domingos.

A estrada é cansativa, a maior parte de terra e em maus tratos. Ainda bem que o carro do guia Hermes é 4×4. Conosco ainda foi o guia ‘super gente boa’ Peskero. O cara é uma peça rara! Mesmo o caminho sendo longo fomos rindo e nos conhecendo melhor. Chegamos até ver um cagado (você leu certo, né? Sim, aquela tartaruga de terra!) na estrada.

 

O Parque Estadual da Terra Ronca é bem abandonado, sem portarias, sem muitas indicações claras, mas dá pra chegar. Fomos a pousada da D. Neide deixar nossas coisas (Pousada São Mateus) muito boa por sinal e deixamos nossas coisas lá. Seguimos de carro até a casa do Sr. Ramiro, nativo que desbravou muitas das cavernas da região junto com o nosso guia Peskero. Como já eram quase 16h pegamos os capacetes e subimos para a tradicional saída da caverna. Sim, fizemos o passeio ao contrário, estratégia do guia Peskero para evitar de pegar essa trilha já no entardecer.

Terra Ronca

 

 

 

É linda! A boca da caverna é gigante! É uma caverna molhada e seguimos por dentro da água por um trecho e depois já dentro dela pela parte seca. A caverna é curta, cerca de 300m e em nenhum momento você vê a escuridão total, pois sempre há uma luz ou da entrada ou da saída.

 

 

 

Quando chegamos na entrada tradicional da caverna me deparei com uma luz indescritível entrando na escuridão. Pena que na foto não fica tão grandioso quanto pessoalmente…

 

 

 

 

 

A altura do teto impressiona! Há um altar na entrada da caverna onde todo mês de agosto há uma festa de romaria tradicional na região do Bom Jesus da Lapa. Tiramos muitas fotos e
sem dúvida a caverna é muito diferente do que a gente já viu lá no PETAR.

 

 

A tradicional foto do coração da Terra Ronca
Valeu a pena os kms de estrada ruim para chegar aqui e se deparar com essa obra divina! Voltamos a pousada, jantamos uma maravilhosa galinhada da D. Neide na própria pousada e fomos descansar.

Nosso novo amigo na Terra Ronca

8 comentários sobre “Parque Estadual Terra Ronca

  1. Os caminhantes

    Oi amiga!!
    Sempre tive vontade de conhecer este lugar, ainda bem que você foi antes para a gente ir melhor depois…hehehe.
    Se a luz levemente azulada que está aparecendo nas fotos você diz que não representa o que viu, eu particularmente achei MÁGICO!!! Ao vivo deve ter sido indescritível mesmo!!!
    Um grande beijo e obrigada por estar comigo também nos assuntos "extra" viagens"!
    São coisas assim mesmo, que fazem nossa vida mais feliz!
    Marcia

    1. Expedição Andando por aí...

      Sim, Márcia!
      Minha máquina transformou a luz em azulada, mas na verdade parece uma névoa! Parece mesmo coisa de lugares mágicos… Até pensei que iria encontrar um elfo entrando por aquele cenário! Ainda mais depois de você ficar na escuridão por alguns minutos durante a travessia…
      Obrigada pelo carinho, amiga!
      Carla

  2. Elio

    Uhuuu !!!! Muito gratificante ver o resultado de reconhecimento pelos relatos e fotos e a recompensa vir através do compartilhamento do nosso trabalho espalhando-se pela web……agradecemos de coração a todos que curtem nossas andadas por ai……

  3. Nossa Q Viagem

    Incrível….

    Sempre li sobre Goias e Chapadas dos Veadeiros nos mochileiro.com, mas o pessoal nunca conseguiram postar fotos que retratassem de fato esta região. Alguns dias atrás, vi algumas fotos de amigos campistas que estiveram por ai, eu fiquei doido para visitar esta região, agora estou alucinado!

    Como é duro ser duro e ter que administrar nossa paixão.

    Obrigado por compartilhar essa experiencia, suas dicas serão muito úteis para um futura viagem por esta região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *