Segundo dia da travessia do Saco do Mamanguá (caiaque)

14 de abril de 2013

Amanheceu chovendo! Mesmo assim as águas estavam tranquilas e calmas, por isso demos continuidade a nossa travessia.

Depois do ótimo café da manhã na pousada Refúgio do Mamanguá fomos de barco até a praia do Cruzeiro, onde nossos caiaques passaram a noite, e seguimos rumo ao mangue, no final da enseada. O objetivo era chegar a cachoeira que tem no rio que alimenta o mangue, mas como choveu a noite inteira, o guia disse que a corredeira estaria com uma vazão muito forte e que deveríamos entrar no rio até certo ponto e voltar.

No mangue muitos caranguejos vermelhos dando a paisagem um colorido incomum.

Ficamos cerca de 1:30h dentro do mangue, curtindo o visual. Entramos até onde o mangue se transforma em floresta, uma área de transição bem delimitada!

Transição mangue – floresta

Voltamos descendo o rio para a enseada e de lá seguimos até outra reentrância do manguezal, onde conhecemos a propriedade dos pais do nosso guia Gil, Dona Gracinha. Lá almoçamos uma maravilhosa refeição, feita com muito capricho pela família de Gil!

Indo para Dona Gracinha

Voltamos para a pousada e nos despedimos dos nossos amigos que nos acompanhavam. A travessia para eles chegou ao fim e para nós ainda havia mais um dia de aventura!

Pousada Refúgio do Mamanguá

Ficamos sozinhos na pousada, apenas com os funcionários e o guia. Jantamos uma maravilhosa muqueca de lula! Mais um dia se finda!

3 comentários sobre “Segundo dia da travessia do Saco do Mamanguá (caiaque)

1. Isabela

Legal!!!
    Estou querendo conhecer essa região.
    Sabe me dizer quantas/quais pousadas tem por lá?
    A refúgio do mamanguá parece ser bem boa, mas achei o preço salgado… Queria algo mais em conta.

Oi Isabela.
      Sei que há outras pousadas por lá, mas só conhecemos mesmo a Refúgio do Mamanguá.
      O preço é mais alto pois lá é pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), daí fica um pouco mais salgado mesmo.
      Sei desse hotel
      mas acho que é mais caro ainda.