Travessia de caiaque do Saco do Mamanguá

13 de abril de 2013

Esse final de semana resolvemos conhecer um pouco mais do litoral sul do Rio de Janeiro e por sugestão dos nossos amigos da Ecotrekker decidimos fazer o Saco do Mamanguá, mas de um jeito diferente: de caiaque. A ideia do caiaque veio da nossa amiga Mari da Maitaca Ecoturismo, que desde o início agendou tudo para nós fazermos essa aventura juntas!

Paraty Mirim fica a 20km de Paraty e o acesso é por uma péssima estrada de chão. A entrada está mal sinalizada e quase passamos por ela sem notar.

As 10h da manhã estávamos em Paraty Mirim encontrando o Paulo Nogara, proprietário do Refúgio Mamanguá e dos caiaques que usaríamos nos próximos dias. Ele nos deu uma aula de como remar e se portar dentro dos caiaques, uma vez que era minha primeira vez em um caiaque oceânico duplo. Muito seguros, impossível virar… Também nos apresentou o nosso guia, Gil, atencioso, calmo e o melhor: criado no Mamanguá, com mil histórias da região.

 

Igreja em Paraty Mirim

Começamos a remar em direção ao Saco do Mamanguá e nossa primeira parada foi a Praia do Engenho, onde relaxamos em um maravilhoso banho de mar.

 Nossos caiaques oceânicos

 

 

Depois passamos pela casa onde foram gravadas as cenas do filme Amanhecer Parte 1 da série Crepúsculo e em seguida paramos para o almoço na Praia do Cruzeiro. Almoçamos no Restaurante da Dona Rosélia.

 Praia do Engenho

 

Casa do filme Amanhecer Parte 1

Depois do almoço subimos até o topo do Pão de Açúcar (440m de altitude). Trilha de nível médio, só subida por 1h30min. Pena que o tempo encobriu e lá de cima não pudemos apreciar uma das vistas mais lindas do Saco do Mamanguá. Nos poucos segundos que o tempo abriu conseguimos registrar alguma coisa…

 Praia do Cruzeiro
Vista do Pão de Açúcar

Descemos em 1h e como o tempo virou e o mar ficou um pouco agitado, preferimos guardar os caiaques na Praia do Cruzeiro e seguimos de lancha até o Refúgio Mamanguá para pernoitar.

Jantamos no Refúgio um maravilhoso peixe na banana e deliciosos acompanhamentos. Os chalés no Refúgio são lindos, banho quente, linda vista, ótimo staff. Luz com gerador até a hora de dormir…

2 comentários sobre “Travessia de caiaque do Saco do Mamanguá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *