Camp. Osoruri ao Camp. Jancarurish – Peru

01 de agosto de 2013

Mais um dia acordando cedo para aproveitarmos mais o dia. Depois do café começamos a nossa jornada. Subimos cerca de 170m de desnível até chegar ao Paso Ventunam com 4770m.

 

 Paso Ventunam (4770m)

Depois descemos cerca de 590m de desnível atravessando a Quebrada Cedros e entrando na Quebrada Alpamayo. Lá em baixo, próximo ao rio fica uma comunidade praticamente isolada (Ruinapampa), pois para chegar até ela ou faz-se o caminho que estamos fazendo ou vem subindo pelo Rio Cedros. O povoado está próximo aos restos arqueológicos e terraços da Cultura Recuay que esteve ali até a chegada dos espanhóis.
Observamos os nevados Milhuacocha, Pilanco e Pumapampa.

 

Terraços da Cultura Recuay
 Saindo da Quebrada Cedros – a direita da trilha os restos arqueológicos da Cultura Recuay – círculo redondo de pedras.
Ruínas arqueológicas da Cultura Recuay
 Entrando na Quebrada Alpamayo
 Quebrada Alpamayo

 

 Nevado Alpamayo (5947m)

Após uma breve subida de 100m de desnível e mais cerca de 4km em nível, chegamos ao final da tarde no Campamento Jancarurish, aos pés do Nevado Alpamayo (5947m). O Nevado Alpamayo tem uma forma extremamente piramidal e magnífica e foi ganhador do concurso de belezas naturais realizado em 1963 em Munich (Alemanha), obtendo o título de montanha mais bela do mundo! Valeu o título, apesar que estar parcialmente encoberto quando pudemos avistá-lo de mais perto…

Campamento Jancarurish (4200m) ao fundo

 

Não podia deixar de mostrar a foto da minha mochila Guepardo 45L Vancouver que ganhei na promoção do blog ‘Eu vou de Mochila’. Ótima mochila! Precisei fazer uma modificação nas tiras laterais superiores que eram curtas e não conseguiam envolver meu colchonete e meu protetor térmico, então usei elástico de motoqueiro para segurar melhor esses acessórios. Aprovada!

Ficaríamos duas noites aqui nesse acampamento, uma vez que precisamos mudar o roteiro de última hora, pois senão o último dia ficaria muito corrido para voltarmos a Huaraz. Ótima troca para quem tem apenas 7 dias e 6 noites para fazer essa travessia (o roteiro original é de 8 dias e 7 noites). Fomos descansar!

2 comentários sobre “Camp. Osoruri ao Camp. Jancarurish – Peru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *