Campamento Janacura no trek Cedros Alpamayo

30 de julho de 2013

Entrando na trilha Cedros Alpamayo

Acordamos cedinho e pegamos a van que nos levaria até o início do nosso trekking junto com nosso guia Vladimir e o cozinheiro Pancho. Depois de quase 3 horas de estrada, sendo a última hora dessa ‘viagem’ quase caindo penhasco abaixo (tipo aquelas estradas mortais que se uma roda escorregar um pouco, todos morrem…)  chegamos ao povoado de Huancarhuaz. Lá o arriero Luiz estava nos aguardando com suas lindas 4 mulas e um cavalo para nos acompanhar nessa travessia.
O povoado de Huancarhuaz fica a 2900m de altitude e nosso acampamento (Campamento Janucura) ficava a 4200m. Isso significaria cerca de 1300m de desnível para enfrentar. Até aí tudo bem, mas debaixo de um sol escaldante de quase 30ºC, umidade do ar baixa e altitude pegando, esse dia acabou sendo um dos piores da travessia. Bebi 2 litros de água em 9 horas de caminhada. Fui devagar e sempre! Não passei mal por causa da altitude (nem inchaço, nem sangramento de nariz, nem dores de cabeça). Só estava com a pulsação acelerada, devido ao esforço em altitude e ao calor.

 

 

 

As paisagens dos campos de trigo amarelinhos no decorrer da subida são lindos. Mas hoje não vimos nenhum nevado! Chegamos no nosso acampamento as 5h da tarde, tomamos aquele banho de gato (água fria e lenços umedecidos), jantamos e fomos descansar. Até que a noite não foi tão fria, mas acredito que a segunda pele que ganhei da Curtlo na promoção da Portal Extremos ajudou demais para eu ter uma noite ótima de sono e não passar frio… E claro, para os pés aquecerem usei a dica da garrafa com água quente (o dica maravilhosa)…

 

Trekking Cedros Alpamayo dia 1

 

 

 

A noite foi tranquila e a ansiedade estava no ar. Sempre é bom dormir na montanha! Ainda mais na Cordilheira Branca!

2 comentários sobre “Campamento Janacura no trek Cedros Alpamayo

    1. Carla Nogueira

      Oi Marcinha!
      Obrigada pela visita…
      Então, a dica é a seguinte, antes de entrar no saco de dormir coloque dentro dele uma garrafa de água quente na região dos pés. Esquenta os pés e o corpo todo. De madrugada a água esfria e daí você tira de dentro do saco de dormir, mas daí já está mais quentinha… Outra dica é fazer, já dentro do saco de dormir, uns abdominais ou uns exercícios com as pernas (tipo bicicleta ou erguer apenas) para aquecer o corpo e o calor é conservado pelo saco de dormir… Mesmo de madrugada quando estou com frio faço uns exerc´cios para aquecer, é tiro e queda!
      Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *