Campamento Huillca a Pomabamba – Peru

04 de agosto de 2013

Acordamos cedinho para o nosso último dia de caminhada. Tínhamos que chegar antes da 13h ao povoado de Jancapampa, para pegar a van que nos levaria a cidadezinha de Pomabamba. Como expliquei anteriormente, mudamos nosso roteiro por causa do tempo, esse trekking era para ser feito em 8 dias, saindo em Vaqueria, mas como tínhamos só 7 dias, resolvemos mudar a saída em Pomabamba, pois senão nosso último dia andaríamos muito e chegaríamos em Vaqueria lá pelas 10h da noite.
Saindo do Campamento Huillca já começamos a subir o Paso Yanacon (4650m), também íngreme e levamos cerca de 2h para alcançá-lo. Lá em cima muito vento! E uma vista ímpar do vale e dos nevados.

 

 Paso Yanacon (4650m)
 Nevados Pucahircas

 

 

 

Depois descemos o vale por cerca de 4h, até chegarmos ao povoado de Jancapampa, onde seria nosso acampamento caso fôssemos a Vaqueria.

 

 

 

 

 

Mas seguimos andando e atravessamos o rio que vem dos nevados. Que vale lindo! Um dos vales mais lindos da travessia. A comunidade local é grande, com sítios e pastos enormes.

 

Nevado Taulliraju 5830m

 

 

 

 

Chegamos no local onde se pega o transporte, nos despedimos de Luiz, nosso arriero e seguimos por quase 2h na van até chegar a cidadezinha de Pomabamba, claro, por estradas beirando o precipício o tempo todo. Que medo!

Ao chegarmos em Pomabamba escolhemos um hotel simples e depois de nos acomodarmos decidimos ir até as duchas de águas termais para tomar ‘aquele’ banho. O local é público e nas cabines podem entrar famílias inteiras para banhar-se. Depois de um demorado banho com água quente até demais passeamos pela cidade. Mais a noite jantamos e fomos dormir. O nosso ônibus sairia no dia seguinte para Huaraz as 8:30h da manhã e ficaríamos o dia inteiro no ônibus, pois seriam 8h de estrada.

05 de agosto de 2013
Encaramos não 8h, mas sim 10h de estrada de chão até Huaraz. Aff! A parte mais legal foi o Paso Portachuelo, com uma vista linda das Lagunas Llaguanuco, e o maravilhoso Huascarán. Chegamos em Huaraz de noitinha, fomos jantar e descansar.

 Paso Portachuelo (4750m)
 Lagunas Llaguanuco ao fundo

 

06 e 07 de agosto de 2013
Saímos de Huaraz com o ônibus das 9h da manhã e chegamos em Lima as 17h. Em Lima ficamos no Hotel Ibis Larco Miraflores. Ótimo hotel, principalmente a ideia do restaurante em oferecer aos hóspedes um jantar combo com 3 refeições da culinária peruana a um preço ótimo. No dia seguinte fomos fazer algumas compras em Lima e no final da tarde pegamos nosso voo para o Brasil.

Vídeo dos Pasos dessa aventura:

 

4 comentários sobre “Campamento Huillca a Pomabamba – Peru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *