Cachoeira do Gavião e Andorinhas

Cachoeira do Gavião no Parque Nacional Serra do Cipó

12 de outubro de 2013

No último feriado fomos conhecer o Parque Nacional Serra do Cipó (mais um para o Projeto Parques Nacionais do Brasil), em Santana do Riacho, Minas Gerais. Fizemos de São Paulo a Belo Horizonte (BH) pela Azul (minha primeira vez) e achei a aeronave e o serviço de bordo ótimos.

Chegando em BH

Chegando em BH às 7:20 h da manhã, o Rodrigo da agência de Ecoturismo Bela Geraes estava nos esperando para o translado até a Vila Cipó, onde ficaríamos na Pousada da Serra (quartos simples, limpos, piscina e ótimo café da manhã tipo buffet). Fazer o transfer com ele saiu mais barato que alugar um carro ou ir de ônibus (2 pessoas) até Santana do Riacho, sem contar a vantagem de não precisar andar 80 km a mais indo de Confins a BH e voltando, uma vez que a estrada para a Serra do Cipó é a mesma que vai para o aeroporto.

Chegando em Santana do Riacho

Chegamos na pousada às 9 h e depois de nos instalarmos tomamos o café da manhã. Saímos as 9:30 h para nossa primeira trilha: Cachoeira do Gavião e Andorinhas, dentro do PARNA Serra do Cipó. O guia Rafael nos acompanhou (tranquilo e apaixonado pelo que faz) e ainda uma nova amiga de SP. Essa trilha pode ser feita sem guia, mas caso queiram, como a gente, recomendamos a Bela Geraes. Fomos de 4×4 até a entrada secundária do Parque e depois de nos registrarmos fizemos uma caminhada de 1:30h (7km) até a Cachoeira do Gavião.

Cachoeira do Gavião

A caminhada é tranquila e bonita. A Cachoeira do Gavião estava com a água muito gelada, mal colocamos nossos pés na água… Ficamos por lá cerca de 1hora.

 

 

 Flores do Cerrado
 Travessão ao fundo

 

 

Cachoeira do Gavião

Cachoeira Andorinhas

Depois seguimos por mais uns 15 minutos e chegamos na Cachoeira Andorinhas. Para chegar nela você entra em um cânion de pedras muito bonito, que nos rendeu belas fotos. A Cachoeira das Andorinhas é linda e a água estava igualmente fria. Nada de banho! Ficamos mais 1h por lá e depois retornamos.

 

 

 Cachoeira Andorinhas

 

 

O caminho de volta fizemos no mesmo tempo e com uma paradinha estratégica no rio para um rápido banho, pois o sol estava muito forte em cima das nossas cabeças e o banho foi inevitável.

Voltamos a vila e fomos almoçar (almoço tardio) no Restaurante Paiol, ótima comida caseira com forno a lenha, tipo self-service. Voltamos a pousada e fomos descansar.

Outras dicas de atrações no Parque Nacional Serra do Cipó:

Cachoeira do Bené

Cachoeira Congonhas e Véu da Noiva

Cachoeira Lagoa Dourada

Serra Morena Hard

Cachoeira do Bicame

Tabuleiro por baixo e Cachoeira Três Barras

Farofa de Cima

Trekking Vale do Travessão

Lapinha

Tabuleiro por cima

Passeio de Caiaque

 

7 comentários sobre “Cachoeira do Gavião e Andorinhas

  1. Os caminhantes

    Oi amiga!!!
    Adoro esse pedaço de Minas!!
    Na última visita não deu tempo de passar pela Cachoeira das Andorinhas, mas pude visitar na primeira vez em que estive lá e acho que é um dos visuais mais bonitos que existem!
    Um beijo!
    Marcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *