Cachoeira Tabuleiro por cima, Serra do Cipó

Tabuleiro por cima

14 de outubro de 2013

Depois do café na Pousada da Serra (Bela Geraes) seguimos com um 4×4 pela estrada MG 010, sentido Conceição do Mato Dentro em estrada asfaltada e mais alguns quilômetros de off road (estrada bem ruim e apenas um 4×4 pode ter acesso) até chegarmos ao local do começo da caminhada. Do ponto do estacionamento do carro até o mirante da Cachoeira do Tabuleiro (por cima) deu cerca de 1:10h de caminhada por um platô lindíssimo (leve descida). O tempo estava encoberto e isso contribuiu para que a caminhada fosse tranquila e fresca.

 

 

 

Mirante do Tabuleiro por cima

A vista do mirante da cachoeira do Tabuleiro é linda! Lá de cima conseguimos ver a Vila do Tabuleiro onde sai a caminhada para conhecer a cachoeira por baixo. O vale se estende por um verde contínuo.
Ficamos algum tempo contemplando a vista que nos lembrou muito a Cachoeira da Fumaça na Chapada Diamantina (uma vez que a formação geológica é a mesma).

Cachoeira Tabuleiro por cima (273 m de altura)

 

A caminhada nas margens do rio até a queda d’água da cachoeira foi recheada de lindas fotos dos paredões de pedras e cascatas com águas escuras que formavam uma espuma sobrenadante encantadora.

 

 

 

 

 

 

A vista da queda d’água da Cachoeira do Tabuleiro por cima é espetacular! Para sua segurança, chegue até a borda deitado!

 

 

Retornamos pela margem do rio e paramos em uma das cascatas para um banho merecido, apesar da água estar bem gelada. Voltamos para o estacionamento (mais 1h de caminhada, agora uma leve subida). Na estrada de volta paramos no melhor restaurante que fomos nessa viagem: Restaurante Chapéu de Sol, comida caseira, tempero mineiro e muito, mas muito bem servido. Depois do almoço tardio retornamos a Vila do Cipó.

 

Outras dicas de atrações no Parque Nacional Serra do Cipó:

Cachoeira do Bené

Cachoeira Congonhas e Véu da Noiva

Cachoeira Lagoa Dourada

Serra Morena Hard

Cachoeira do Bicame

Tabuleiro por baixo e Cachoeira Três Barras

Farofa de Cima

Trekking Vale do Travessão

Lapinha

Passeio de Caiaque

Cachoeira do Gavião e Andorinhas no Parque Nacional

12 comentários sobre “Cachoeira Tabuleiro por cima, Serra do Cipó

  1. irmaox

    Tamos fomos a este lugar, mas apenas no lago da queda d'agua. Pensamos em retornar para ir ao topo e fazer outros passeios. Ficamos na Pousada da Gameleira e fomos muito bem recebidos. Bons passeios. Abraços.
    Flávio e Vera

  2. Os caminhantes

    Oi amiga!
    Lindo esse lugar mesmo!!
    Estivemos aí no Carnaval deste ano, também ficamos na Pousada Gameleira.
    A estrada até o estacionamento é sofrida mesmo! Imagina só, fizemos em um Uninho, com euzinha dirigindo,(e mais quatro homens dirigindo os outros carros),muito sem noção, mas consegui chegar!!
    Faltou fazer a parte de cima…
    Um beijo!
    Marcia

  3. Carla Nogueira

    Oi Márcia!
    Precisamos voltar e fazer essa cachoeira por baixo… Dizem ser linda mesmo… As estradas são ruins, mas só assim para o local ter poucos visitantes e ficar rústica para quem gosta desse tipo de aventura: NÓS!!!! Bjs

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Victor!
      Acho difícil conseguir ao mesmo dia fazer em cima e em baixo.
      A parte de cima tem uma trilha de quase dia todo e a parte de baixo também.
      Além disso os acessos à parte de baixo e de cima são distantes.
      Espero ter ajudado.
      Abraço
      Carla

  4. Samuel guia cachoeira do tabuleiro

    Gratidão pela divulgação das maravilhas do nosso quintal, com grande amigo e guia Tiago.
    Prazer em receber e guiar pelas cachoeiras gigantes do Brasil e na única cachoeira com Coração de Cristal no Mundo, Tabuleiro, mãe das águas de Minas Gerais.
    Chegá pra crá pra conhecer nossa arvore Gameleira com 459 anos, encontro da Vida na Natureza, na pousada Gameleira.
    Chegá pra cá pra compartilhar as energias, vivências holísticas, meditação em noite de Lua cheia, aromaterapia e alimentação saudável.
    Paz luz felicidades.
    Inté namaste!
    Samuel Ace
    whastapp 31 99263-2968

  5. Parque Natural Municipal do Tabuleiro

    Esse “Mirante” não é oficial. É um local de com acesso restrito devido ao alto risco de queda e morte. Só existe um Mirante, que fica a 800m da Portaria Principal.

    1. Admin Autor da Postagem

      Sério? Foi o pessoal da agência que nos levou até lá. Estranho, pois tem placas do parque indicando a localização… Desde quando está fechado esse mirante?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *