Trekking Vale do Travessão na Serra do Cipó

Trekking Vale do Travessão

16 de outubro de 2013

Logo cedinho fomos com o guia Rafael da Bela Geraes fazer o trekking mais bonito da região, o trekking Vale do Travessão. Este local é divisor de águas limitantes de duas bacias hidrográficas mais importantes da região, de um lado as águas correm para a bacia do Vale do Rio do São Francisco e do outro lado para a bacia do Vale do Rio Doce.

Saímos da Vila do Cipó, pelo mesmo caminho que fomos a Cachoeira do Tabuleiro por cima até um ponto na estrada, cerca de 17 km. A caminhada é de 10 km, que dá mais ou menos 3 horas para ir e mais 3 horas para voltar. A entrada para o trekking é por uma fazenda particular. Somente após alguns minutos entramos efetivamente no Parque.

O dia estava nublado, para nossa sorte, pois fazer esse trajeto com sol na cabeça deve ser duro… O caminho apresenta lindas paisagens do grandioso platô. Leve muita água, pois são poucos pontos de coleta de água, muito protetor solar e vá com calça e blusa longa, pois tem uma travessia em um campo de samambaias bem fechado… A maior parte do tempo na ida é descida, que significa subida na volta…

Trekking Vale do Travessão

 

Trekking Vale do Travessão

 

 

 

No caminho ainda passamos por um local com pinturas rupestres, tão conservadas quanto as que vimos na Lapinha da Serra, os povos andavam tudo por aqui…

 

 

 

 

Travessão

Ao meio dia chegamos no Travessão. Impressionante a vista. Lembra muito o Cânion Fortaleza em Cambará do Sul, RS. O mais legal é saber que as águas que correm para a esquerda de quem chega no Travessão, formarão o Vale do Rio Doce e a direita o Vale do Rio São Francisco!

 Vista do lado do Vale do Rio Doce

 

Vista do lado do Vale do Rio São Francisco

Cachoeira

No caminho de volta paramos para nos refrescar em um poço pequeno com águas geladas, antes de encarar o sol forte que saiu a tarde.

 

 

 

O retorno durou 3 horas também, apesar das subidas e foi tranquilo. Chegamos na estrada e o carro da Bela Geraes veio nos buscar. Paramos para almoçar novamente no Restaurante Chapéu de Sol e de novo comemos a comida caseira deles.
Voltamos a pousada, arrumamos nossas coisas e o pessoal da Bela Geraes nos levou até o aeroporto de Confins. Pegamos nosso voo e chegamos em casa.

Impressões do destino:

A Serra do Cipó é linda, lembra muitas vezes a Chapada Diamantina. Em 5 dias não conhecemos todos os encantos da região e com certeza iremos retornar para ‘desbravar’ mais um pedaço desse paraíso da aventura em Minas Gerais. Vale a pena conhecer!

Vídeo das ‘Águas da Serra do Cipó’

Outras dicas de atrações no Parque Nacional Serra do Cipó:

Cachoeira do Bené

Cachoeira Congonhas e Véu da Noiva

Cachoeira Lagoa Dourada

Serra Morena Hard

Cachoeira do Bicame

Tabuleiro por baixo e Cachoeira Três Barras

Farofa de Cima

Lapinha

Tabuleiro por cima

Passeio de Caiaque

Cachoeira do Gavião e Andorinhas no Parque Nacional

2 comentários sobre “Trekking Vale do Travessão na Serra do Cipó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *