Trekking do Descobrimento – Caraíva a Praia do Espelho – Brasil

30 de dezembro de 2013

Acordamos cedinho no camping da Laila e tomamos café da manhã em uma padaria, muito bom por sinal (tudo agendado pela equipe do Pisa Trekking).
Atravessamos o Rio Caraíva de barco e seguimos para os 10 km de travessia do dia de hoje até a Praia do Espelho.
Neste trecho, as falésias dominam a paisagem e a cor do mar fica numa tonalidade verde esmeralda muito bonita. Com a maré baixa a barreira de corais aparece em vários pontos, formando piscinas naturais ótimas para banho. Fizemos duas paradas para banho e em uma delas encontramos a atriz Débora Bloch com sua filha.

 Rio Caraíva

 

 

 

 

 

 Parada para banho: nossa turma na água e a turma da Débora Bloch na sombra…

 

Você deve estar se perguntando porque paramos tão pouco para nos banhar na água do mar nesse trekking, né? Deixa eu explicar. A água salgada é um acelerador para assaduras e por isso sempre depois de um banho salgado aconselha-se fazer um banho de água doce antes de continuar o trekking. Minha dica mais valiosa é sempre usar uma bermuda de coton ou lycra justinha para evitar as tais assaduras. Outra dica é usar e abusar da vaselina sólida entre as pernas. Para evitar queimaduras excessivas do sol nos braços e pescoço, sempre uso camisas de manga longa de poliamida, a verdadeira dry fit.
Depois do banho salgado, entramos em um rio com águas bem escuras para tirar o sal do corpo.

 Rio estratégico para retirar a água salgada do corpo

 

 

 

 

Parada antes de subir a falésia

Alguns outros rios foram atravessados e com a maré mais alta no início da tarde precisamos caminhar na areia mais fofa. Próximo a Praia do Espelho, subimos nas falésias e a vista lá de cima é muito linda! Caminhar mata adentro da falésia a gente tem ideia do calor que faz por lá. A beira mar não sentimos tanto por causa da brisa, mas ao sair das areias o ‘bafo’ quente que emana do solo é sufocante! Mas a vista vale a pena tudo!

 Subindo a falésia pela trilha
 Vista de cima da falésia
 Descendo a falésia

 

 

Depois que descemos a falésia apareceu um trecho de pedras caídas que atravessamos molhando os pés ou escalando as pedras. Meu tênis é um Adidas Hellbender ATS que é todo vazado para escoar a água, por isso posso entrar na água sem me preocupar em molhá-lo, drena e seca super rápido. O único problema é que entra areia e nesse caso é necessário limpar, pois a areia pode causar calos e feridas nos pés. Outro problema desse tênis para esse tipo de caminhada é que ele tem pouca proteção interna nas costuras, o que acaba machucando os pés depois de uma caminhada de dia todo (lembrando que esse tênis não foi feito para esse tipo de esporte e sim para canionismo – andar dentro de rios com pedras).

 Com a maré subindo o jeito é subir nas pedras para quem não quer molhar o tênis
 Chegando na Praia do Espelho, a 4ª praia mais linda do Brasil

 

Vista do camping

Chegamos na Praia do Espelho as 14h e nos ajeitamos no camping. Muito bom e arejado. Ficamos a tarde curtindo uma praia, petiscando e relaxando numa das praias mais lindas do Brasil (4ª colocada no Guia 4 Rodas).

Mapa do trekking de hoje

11 comentários sobre “Trekking do Descobrimento – Caraíva a Praia do Espelho – Brasil

  1. Felipe

    Opa galera!
    Estou indo para essa regiao em julho/2015 e pretendo fazer esse trecho só que partindo do Espelho ate Caraíva.
    Minha ideia é fazer o trecho por conta propria…como que é o nível da trilha? É tranquilo para localizar os caminhos?
    Do mesmo jeito que voces, vou me programar para sair perto do nascer do sol do Espelho para chegar no inicio da tarde em Caraíva.

    Abraços!

    1. Carla Nogueira

      Oi Carol. Obrigada pelo carinho.
      Bom, ficamos no camping do Restaurante Brisa do Mar. A área não é oficialmente um camping, mas se você conversar com os proprietários eles liberam.
      Espero ter ajudado.
      Bjs
      Carla

    2. Carla Nogueira

      Oi Carol. Obrigada pelo carinho.
      Bom, ficamos no camping do Restaurante Brisa do Mar. A área não é oficialmente um camping, mas se você conversar com os proprietários eles liberam.
      Espero ter ajudado.
      Bjs
      Carla

  2. Eloisa

    Olá.Saí de Caraíva pela manhã, na maré bx, mm assim tive q pegar o barquinha p/ atravessar o Rio Caraíva. Como fui sozinha, e para não ter problemas p/ atrvessar os riachos do caminho, é fundamental se informar sobre as marés. Cheguei na Praia do Espelho , almocei , dei um tempo até a maré baixar e retornei p/ Caraíva, chegando no final da tarde. Mto tranquilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *