Trekking do Descobrimento – Praia do Espelho a Trancoso – Brasil

31 de dezembro de 2013

Lá pelas 2h da madrugada acordei com muita dor de estômago! Tomei um sal de frutas e tentei voltar a dormir. Mas às 4h precisei levantar e ir ao banheiro! Estava muito enjoada e com dor de barriga. No banheiro masculino, um dos aventureiros do grupo, também estava muito mal! Alguma coisa que comemos no jantar nos fez mal. Quando todos acordaram de manhã, várias pessoas estavam reclamando de algum mal estar estomacal ou intestinal. Cuidado com a comida dos restaurantes da Praia do Espelho, principalmente do primeiro restaurante (Brisa do Mar). Depois outros trekkers me disseram que sempre nesse local algumas pessoas passam mal por causa da salada e da água que é feito os sucos naturais. Tentei comer algo no café da manhã (que estava excelente) mas não consegui. Estava fraca e cansada! Com muita dor no coração decidi não acompanhar o grupo da Pisa Trekking na caminhada de hoje. Odeio fazer isso, mas como vocês já sabem, prezo sempre a saúde e meu bem estar, aceitando meus limites e condições físicas. O Elio seguiu com o grupo e eu e mais 4 pessoas e um dos guias seguimos de camionete (junto com as mochilas do pessoal) até Trancoso, nosso destino final desse trekking!

Saímos de camionete as 8:30h da manhã e chegamos em Trancoso no camping às 10h. A estrada estava horrível, cheia de buracos por causa das chuvas dos últimos dias e na altura da Aldeia Indígena a estrada estava fechada para carros de passeio, passavam apenas carro tracionados, pois o rio levou uma boa parte da estrada. Passei muito mal nesse trecho.

Chegando no camping em Trancoso, armei minha barraca e dormi até as 15h, quando o pessoal chegou. Eu estava bem melhor e pude ver as fotos desse trecho na máquina do Elio. Ele relatou que os 21 km foram tranquilos, areia dura, muitas falésias e rios para atravessar e um visual incrível. Vamos ver as fotos?

 Vista do restaurante que tomamos o café da manhã

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Grupo de estudantes da USP fazendo o mesmo trekking, mas pelo caminho inverso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Quadrado em Trancoso

Coisa linda, né? Ai, ai… Queria tanto ter feito esse trecho… Mas quem sabe eu volte um dia e completo esse trekking! No total foram 76 km em 5 dias de travessia!

Mais tarde fomos fazer nossa ceia de Ano Novo em uma pizzaria e a meia noite fomos ao Quadrado de Trancoso ver a queima de fogos de artifício. Muito bonito. A cidade estava bem cheia!

Eu sei que meu último dia do ano de 2013 não foi lá aquelas coisas, mas mesmo assim só tive que agradecer esse maravilhoso ano que passou. Muitas viagens, blog expandindo, novos amigos! Nunca fui de pedir nada, mas confesso que fiz um pedido especial para esse Ano Novo: ter muita saúde para poder seguir ‘Andando por aí’ e poder vir aqui e relatar tudinho para vocês!!!!

Mapa da travessia de hoje

7 comentários sobre “Trekking do Descobrimento – Praia do Espelho a Trancoso – Brasil

  1. Carolina

    Oi Carla, Seu depoimento está me ajudando muito a planejar minha viagem. Acha que é possível fazer esse trekking sem a Pisa? Ou seja, planejando tudo sozinha? Outra pergunta: Qual o camping que ficou em Transcoso?
    Obrigada!!
    Carol

      1. Admin Autor da Postagem

        Oi Camila. Não me lembro o nome do camping, mas acho que não. Era o quintal de uma propriedade particular, se não me engano.
        Grande beijo

  2. Carla Nogueira

    Oi Carol. Que bom que os relatos estão te ajudando!!! 🙂
    Dá sim pra ir sem a Pisa. Só acho a logistica de chegar até lá ruim, mas nas trilhas é mto tranquilo. Em Trancoso ficamos nos fundos de uma pousada e não num camping propriamente dito. Perto do Quadrado. Mas vi vários campings por lá. No site 'Fui Acampar' tem alguns para vocé escolher. Espero ter ajudado. Bjs e volte sempre!

  3. Carla Nogueira

    Oi Carol. Que bom que os relatos estão te ajudando!!! 🙂
    Dá sim pra ir sem a Pisa. Só acho a logistica de chegar até lá ruim, mas nas trilhas é mto tranquilo. Em Trancoso ficamos nos fundos de uma pousada e não num camping propriamente dito. Perto do Quadrado. Mas vi vários campings por lá. No site 'Fui Acampar' tem alguns para vocé escolher. Espero ter ajudado. Bjs e volte sempre!

  4. Ana Luiza galizia

    Olá, eu tô tomando coragem para ir!connheço a Pisa,, realmente eles são ótimos!Que bom ler seu relato, vi que chegam cedo 13hs e14hs,imaginei que andaria até umas16hs! E as mochilas, nã precisa andar com peso,da para despachar todos os dias?! Estou com medo do dia que anda 19km e o último que andam 20km…rsrs em último caso da para fazer de camionete junto com a bagagem?!.

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Ana!
      Que bom que o relato está te ajudando a decidir sobre essa trilha. Era bem essa a intenção!
      No nosso grupo, andamos com as mochilas todos os dias, exceto no último, quando eu e mais um casal ficamos doentes (diarreia e dor de cabeça) e pegamos uma camionete (paga a parte) com todas as mochilas dos outros trilheiros e fomos direto a Trancoso. Infelizmente não vi o visual desse último dia, mas o Elio registrou tudo em fotos, como está no relato. É tranquilo essa quilometragens, só não levar muito peso.
      Espero ter ajudado.
      Grande beijo
      Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *