Fazenda de cacau Vila Rosa, Itacaré – Brasil

12 de janeiro de 2014

Fazenda de Cacau

Depois do café da manhã, o Alan  Slesinger, proprietário da Vila Rosa – Cacau e Cultura veio nos buscar para a visita em sua fazenda de Cacau, passeio contratado pela Bicho Preguiça Ecoturismo.
O caminho até a fazenda de 20 km é feito no carro 4×4 do próprio Alan e a estrada é linda, sempre margeando o Rio de Contas de Itacaré!
A fazenda é linda e conta com a plantação de cacau, museu do cacau, fábrica de chocolate artesanal, casarão restaurado, piscina, lindo jardim, hospedagem e almoço.
Visitamos as plantações de cacau, as plantadas recentemente e as mais antigas. Apesar da doença Vassoura de Bruxa ainda há muitos produtores de cacau aqui na região.

Flor do Cacau
Flor do Cacau

 

Fruto do Cacau
Fruto do Cacau

 

Plantação de Cacau

 

Museu do Cacau

Depois seguimos para o museu onde vimos vários utensílios de retirada e processamento de cacau antigos. Alguns ainda usados pelo proprietário para beneficiar o cacau nos dias de hoje.

Museu do cacau

 

Casarão Juvenal Sampaio

Seguimos o passeio guiado até o Casarão Juvenal Sampaio (anos 30) – antigo produtor de cacau da região – que foi delicadamente restaurado pela equipe de Alan e o trabalho ficou ótimo. Não tiramos fotos de dentro do casarão, mas caso queira conhecer visite o site da Vila Rosa – Cacau e Cultura.

Casarão Vila Rosa
Casarão Vila Rosa

 

Casarão Vila Rosa

 

Fábrica de Chocolate

Depois visitamos a fábrica de chocolate artesanal e degustamos um chocolate mais gostoso que já comi em minha vida!

Fábrica e loja de chocolate artesanal

Depois do almoço simples e gostoso (R$ 25,00 por pessoa) visitamos os jardins da propriedade e isso nos rendeu lindas fotos.

Local do almoço
Local do almoço

 

Lago da Vila Rosa
Lago da Vila Rosa

 

Jardins da Vila Rosa Cacau e Cultura
Jardins da Vila Rosa Cacau e Cultura

 

 

Maxiwel, o guia cão da propriedade
Maxwel, o guia cão da propriedade

 

As 15:30h voltamos a cidade de Itacaré e a noite fomos jantar novamente no Boteco Panela de Barro a deliciosa picanha!

No dia seguinte o motorista da Farol da Barra Viagens e Turismo veio nos buscar para nos levar até o aeroporto de Ilhéus, onde faríamos nosso voo de volta a São Paulo.

Impressões do destino:

Esses 18 dias pela Bahia foram maravilhosos! Praias lindas, povo amistoso e simpático, muito calor e sol! Infelizmente o paraíso ecológico de Itacaré e Península do Maraú está ameaçado pela construção de um porto na região, como mostra essa reportagem. Querendo ou não, a construção de um porto na região, irá afetar a flora e fauna e também o crescimento indiscriminado da comunidade local.

E sinceramente, esse paraíso não merece isso, pelo menos não até você e todo mundo conhecê-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *