Travessia da Joatinga: Ponta Negra ao Pouso da Cajaíba, Brasil

03 de março de 2014

Depois de uma noite bem dormida e do ótimo café da manhã na pousada do Pepeco (agendada pelo pessoal da Maitaca Ecoturismo), o grupo se dividiu. Um guia e 3 trekkers resolveram ir de barco até a Praia de Martim de Sá e outro grupo com dois guias e 4 trekkers foram andando, uma vez que a caminhada de hoje era considerada pesada. E confesso que foi mesmo!

Segui com o grupo que foi caminhando junto com meu pai e o Elio. Aliás, meu pai foi um guerreiro, pois realmente esse trecho foi forte, por causa das diversas subidas íngremes e descidas acentuadas. De Ponta Negra a Cairuçu deu 1:50 h de subida e 1:40 h de descida. No meio do caminho, encontramos o pessoal da Pisa Trekking, os guias Rafael e Ricardo (que nos guiaram no Trekking do Descobrimento no início desse ano) com um grupo que estava fazendo o caminho inverso ao nosso, nessa mesma travessia.

Trilha de Ponta Negra a Cairuçu das Pedras

Cairuçu das Pedras

A primeira praia que paramos é a magnífica Cairuçu das Pedras. Que praia linda! De cima do morro ou na areia da praia, a expressão era a mesma: admiração extrema! Ficamos cerca de 1 hora nesse paraíso! Lanchamos, tomamos banho de mar e para tirar a água salgada do corpo, há uma mangueira com água doce para você se lavar. Há um barraco de pescador que vende cerveja e refrigerantes. Não entendo como essa linda praia não está na lista das 10 praias mais lindas do Brasil…

Vista de cima do morro de Cairuçu das Pedras

Chegando em Cairuçu das Pedras, Travessia da Joatinga
Cairuçu das Pedras

Cairuçu das Pedras, Travessia da Joatinga

Me refrescando nas águas transparentes de Cairuçu

Saímos de Cairuçu as 12:30 h e seguimos com a caminhada, um pouco mais leve, mas com muitas subidas e descidas íngremes até chegar na Praia de Martim de Sá, chegando lá às 14:30 h. Essa praia é agitada e cheia. Há pontos de comércio no camping, além de restaurante. Encontramos o restante do grupo para seguir até o Pouso da Cajaíba, nosso ponto final da caminhada, mas não o local de camping. Implorei para meu pai, que apresentava certos traços de cansaço, a seguir de barco junto com as mochilas, para nos poupar do peso delas nesse último trecho. Meu pai aceitou e seguimos leves até o Pouso.

Deixando Cairuçu das Pedras

Trilha de Cairuçu a Martim de Sá, Travessia da Joatinga
Trilha de Cairuçu a Martim de Sá

Os trekkers chegando em Martim de Sá

Pouso da Cajaíba

A vista de cima do morro ao chegar no Pouso da Cajaíba é lindo! De Martim de Sá até aqui deu 2:50 h, com uma subida e descida interminável. Não sei se conseguiria fazer esse trecho com as mochilas… No Pouso, encontramos meu pai e seguimos de barco até a Praia Grande da Cajaíba, onde ficava nosso camping, Camping do Altamiro.

Deixando Martim de Sá

Chegando no Pouso da Cajaíba, travessia da Joatinga
Chegando no Pouso da Cajaíba

Do Pouso da Cajaíba até a Praia Grande, a viagem durou cerca de 15 minutos, o que a pé daria cerca de mais 1 hora de caminhada. No Camping do Altamiro armamos nossas barracas e depois do banho fomos jantar no Restaurante Jandira, um jantar ótimo, bem servido e comida saborosa. Retornamos as barracas e fomos descansar.

Mapa da Ponta Negra a Cajaíba, Travessia da Joatinga
O mapa da aventura de hoje

3 comentários sobre “Travessia da Joatinga: Ponta Negra ao Pouso da Cajaíba, Brasil