Trilha do Rio do Bispo, Urubici, Brasil

04 de fevereiro de 2014

Após o café da manhã na Pousada Aconchego, o guia Sérgio da Graxaim Ecoturismo veio nos buscar para a trilha do Rio do Bispo, até a Cachoeira do Arroio Boca da Serra, que fica dentro do Parque Nacional São Joaquim.

Fomos com o carro da agência até a Terras do Sul Ecoturismo, entrada para a trilha do Rio do Bispo. O local de camping é lindo, ótimas instalações de banheiro e chuveiros, restaurante com crepes franceses maravilhosos, já que o proprietário é francês.

Trilha do Rio do Bispo

Começamos a caminhada até a Cachoeira do Arroio Boca da Serra. A trilha tem cerca de 8 km de ida e volta e é bem tranquila. É necessário fazer a travessia do Rio do Bispo umas 10 vezes, todas molhando os pés. Chegamos a cachoeira em menos de 2 horas de caminhada.

Início da trilha do Rio do Bispo

Trilha do Rio do Bispo, Urubici, SC

Uma das travessias do Rio do Bispo

Trilha do Rio do Bispo

Tomamos banho nas águas geladas da cachoeira do Arroio Boca da Serra, lanchamos e voltamos. Infelizmente a cachoeira estava na sombra, não favorecendo sua imagem nas fotos, pessoalmente é muito mais bonita.

Cachoeira do Arroio Boca da Serra

No retorno armou um temporal no céu e torcemos para chover, já que a região sofria uma estiagem de mais de 30 dias. Mas não caiu nenhuma gota…

Trilha do Rio do Bispo

Temporal se formando ao fundo

De volta ao camping Terras do Sul, almoçamos um crepe salgado e um doce, muito gostoso! Voltamos a Urubici, nos despedimos do nosso novo amigo e guia Sérgio. Fizemos check out da Pousada Aconchego e pegamos a estrada de volta para casa.

Mapa da trilha do Rio do Bispo até a Cachoeira do Arroio Boca da Serra

Impressões do destino:

Urubici tem um potencial enorme para trekking e hiking. Há vários roteiros para travessia de vários dias que ainda estão sendo demarcados pelos guias locais e em breve estarão sendo divulgados. A travessia do Cânion Laranjeiras até o Morro da Igreja já está nos nossos planos futuros, para um inverno! E quem sabe pegar neve e muito frio por lá, já que é a sexta cidade mais fria do Brasil!

Mais dicas do que fazer em Urubici e região:

Cânion Laranjeiras e Mirante da Serra do Rio do Rastro

Trilha para a Pedra Furada e Cachoeira do Avencal

Serra do Corvo Branco e Morro do Campestre

2 comentários sobre “Trilha do Rio do Bispo, Urubici, Brasil

1. Bea

essa região é linda demais, carla e elio. conheci em 2002 qdo procurava um local pra comemorar meu niver de 50 anos. leiam meu relato sobre o campo dos padres em meu blogue. fotografei esplêndidas formações rochosas ao longo do caminho. abração!! um dia iremos nos "pechar" como se diz aqui no sul, hehe