Parque Nacional São Joaquim: Pedra Furada

02 de fevereiro de 2014

Depois do ótimo café da manhã da Pousada Aconchego o guia e proprietário Sérgio da Graxaim Ecoturismo veio nos buscar com seu carro 4×4 para a nossa aventura de hoje: Trilha no Morro da Igreja, até a Pedra Furada, dentro do Parque Nacional São Joaquim (veja nosso projeto de conhecer todos os Parques Nacionais do Brasil.

Parque Nacional São Joaquim

Primeiro pegamos a estrada para o Morro da Igreja e fomos até o mirador da Pedra Furada, visita imperdível a todos que vão a Urubici.

Vista do Morro da Igreja: Pedra Furada
Vista do Morro da Igreja: Pedra Furada

 

Vista do Morro da Igreja: Pedra Furada

Depois voltamos um pouco na estrada, estacionamos o carro e seguimos a pé os 8,5 km (ida e volta) até ‘dentro do furo’ da Pedra Furada. Essa trilha fica em área militar (Comando da Aeronáutica Cindacta II) e por isso é imprescindível entrar com guia credenciado.

Trilha para a Pedra Furada

O início da trilha é uma caminhada tranquila entre arbustos e vegetação baixa, com uma vista incrível da Serra Geral de Santa Catarina. Apesar do guia ter insistido para eu colocar calças compridas eu fui teimosa e segui de bermuda pela trilha. Me arrependi, pois a vegetação baixa e seca acabou fazendo vários pequenos riscos e cortes nas minhas pernas…

Início da trilha para a Pedra Furada
Início da trilha para a Pedra Furada

 

Trilha para Pera Furada: Serra Geral de SC

 

Trilha para Pera Furada: Serra Geral de SC

 

Trilha para Pera Furada: Serra Geral de SC

Quando chegamos na parte da descida do paredão, a trilha ficou um pouco mais técnica, mas nada preocupante e com cuidado foi facilmente transposta.

Descida do paredão para a Pedra Furada
Descida do paredão para a Pedra Furada

 

Descida do paredão para a Pedra Furada

 

Descida do paredão para a Pedra Furada

 

Descida do paredão para a Pedra Furada

Após cerca de 2:15 h de trilha chegamos na Pedra Furada e fomos lanchar. A vista é incrível! Voltamos pela mesma trilha e levamos mais 2 h de caminhada.

 

Volta da trilha para a Pedra Furada

 

Volta da trilha para a Pedra Furada

 

Depois seguimos até a Cachoeira Véu da Noiva, que estava quase seca, por causa da estiagem desse verão, incomum nessa época.

Cachoeira Véu da Noiva
Cachoeira Véu da Noiva

O guia nos deixou na nossa pousada e pegamos nosso carro e seguimos até a Cachoeira do Avencal por cima. Como é uma propriedade particular paga-se R$3,00 por pessoas para visitação. Linda queda d’água.

Cachoeira do Avencal
Cachoeira do Avencal

 

Cachoeira do Avencal

Voltamos a cidade, jantamos no Zecas Bar e fomos descansar.

Mapa da trilha para a pedra Furada: trilha guiada
Mapa da trilha para a Pedra Furada: como está na Área Militar, só pode ser realizada com guias credenciados

 

Mapa da região de Urubici com as atrações de hoje
Mapa da região de Urubici com as atrações visitadas nesse dia

Mais dicas do que fazer em Urubici e região:

Trilha do Rio do Bispo

Cânion Laranjeiras e Mirante da Serra do Rio do Rastro

Serra do Corvo Branco e Morro do Campestre

15 comentários sobre “Parque Nacional São Joaquim: Pedra Furada

  1. Carla Nogueira

    Sim Melissa! Se você stiver sem carro e contratar os serviços da Graxaim Ecoturismo eles te levam com o carro deles para todos os passeios combinados! Mas confesso que estar de carro por lá é mais interessante. Bjs e obrigada pela visita!

  2. Anônimo

    Vc também chega na base da Cachoeira do Avencal … na estrada que sai de Urubici para a Cachoeira, logo na subida, tem uma saída à direita … é só seguir até onde o carro conseguir … depois, vem uma trilha simples (tem bastante pedras, mas nada difícil) e vc chega na base da cachoeira …

    Geraldo

  3. Sarah Gomes

    Oi quando fui à Urubici SC, visitamos o Morro da Igreja lá em cima, depois fizemos a cascata véu de noiva, depois à cascata do Avental e tentamos fazer à Serra do Corvo Branco mas chuveu muito e tivemos que desistir, mas diz aí ainda dá pra fazer essa trilha da Pedra furada lá no pé dela, achei que não dava mais, estou louca pra saber.

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Sarah! Pois é, infelizmente essa trilha fechou o ano passado e ainda permanece fechada. Mas ouvi rumores que irão reabrir em breve! Não sei se você sabe, mas o início da trilha passa em área militar e só é possível fazê-la, quando está liberada, com guias credenciados. Vamos ficar de olho se reabrirá em breve. Obrigada pelo carinho. Volte sempre! Beijo! Carla

  4. Pingback: Hospedagem e Camping – Nossa Senhora das Graças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *