PARNASO Petrópolis – Travessia Cobiçado Ventania, Brasil

06 de abril de 2014

Travessia Cobiçado Ventania no Parnaso

Após o ótimo café da manhã no Hotel Casablanca Imperial, nos encontramos com os amigos, até então virtuais, Fábio e Letícia do blog Natureza Adentro e seguimos de carro até a entrada da trilha para a Travessia Cobiçado Ventania.

Deixamos os carros estacionados no ponto final da linha de ônibus Caxambu Santa Izabel, ao lado da Igreja da vila Três Pedras. Dá para deixar o carro mais próximo a entrada da trilha, mas a estratégia de deixá-lo ai, facilita no retorno no final da tarde, pois voltaremos de ônibus e depois de um dia de caminhada, precisar subir a ladeira para pegar o carro não é uma boa ideia.

 

A ladeira (no início é calçada de pedras e depois chão batido) é íngreme e cansativa, mas a vista que aparece é muito gratificante. Entramos na trilha para o Morro do Cobiçado, um dos mais belos da região. A forte subida dura cerca de 1:45 h, que foi o tempo que alcançamos o cume, numa subida lenta e respeitando o limite de cada trekker. O desnível desse trecho chega a 400 m em menos de 1,5 km. Sem dúvidas esse trecho de subida é o pior da travessia. Lá de cima avistamos a Baía de Guanabara ao longe. Incrível!

Subindo a ladeira para entrar na trilha do Morro do Cobiçado
Vista da ladeira para entrar na trilha do Morro do Cobiçado
Início da trilha do Cobiçado
Início da trilha do Cobiçado

 

Início da trilha do Cobiçado

 

Subindo o Cobiçado

 

Subindo o Cobiçado

 

Subindo o Cobiçado
Subindo o Cobiçado

 

Subindo o Cobiçado

 

Vista do cume do Cobiçado

Continuamos nossa jornada e seguimos para o cume do Morro dos Vândalos (1742 m de altitude – o ponto mais alto dessa travessia). Mais uma vez vimos a Baixada Fluminense em todo seu esplendor… Lanchamos lá em cima, com esse visual lindo!

Baia de Guanabara vista do cume do Morro dos Vândalos
Baia de Guanabara vista do cume do Morro dos Vândalos

 

Vista do cume do Morro dos Vândalos

 

Vista do cume do Morro dos Vândalos
Vista do cume do Morro dos Vândalos: Pedra do Diabo

Seguimos para a Pedra do Diabo que não subimos no cume, apenas passamos pela trilha que margeia sua lateral, numa área estreita e que requer uma atenção e cuidado para ultrapassar. Em um  momento há uma pequena descida nas pedras que são auxiliadas por cordas, mas na verdade a corda é apenas apoio moral, pois não é essencial.

Trilha ao lado da Pedra do Diabo
Trilha ao lado da Pedra do Diabo
 Trilha ao lado da Pedra do Diabo

 

Trilha ao lado da Pedra do Diabo

 

Trilha ao lado da Pedra do Diabo

Nosso próximo objetivo é o Morro do Tridente, uma descida que deve ser feita com cuidado pois está bem escorregadia.

Descida do Trindente

A descida do Tridente para o Alto da Ventania é a mais chata da travessia. Muito íngreme, escorregadia e recentemente colocaram cordas para ajudar. Aqui sim as cordas são essenciais para você chegar com mais segurança ao final. Não se preocupe com essa descida, pois descer de ‘bumbum’ é uma alternativa segura, porém não é uma das mais limpas…

Crista até o Alto Ventania
Crista até o Alto Ventania

 

Vista do Alto da Ventania

A caminhada pelos campos do Alto Ventania é linda, pois ficamos cercados das belas montanhas da região, com vistas lindas e claro: muito vento no rosto!

Descendo o Alto da Ventania
Descendo o Alto da Ventania

 

Descendo o Alto da Ventania

Descemos do Alto da Ventania pela trilha que segue os fios de alta tensão até a estrada do Bairro Caxambu. Lá em baixo há um rio onde podemos nos refrescar um pouco… Chegamos no ponto final do ônibus da linha Caxambu Santa Izabel assim que chegamos na estrada. Pegamos o ônibus e descemos na Igreja Três Pedras, onde deixamos nossos carros e voltamos para o centro de Petrópolis.

Detalhes da trilha

A travessia completa levou cerca de 7:30h e não é muito cansativa. A pior parte é a subida do Cobiçado mesmo. Mas aconselho você ir com um guia ou caso prefira, utilize o ótimo livro Guia de trilhas de Petrópolis do Waldyr Neto, que é muito completo, bem explicado e que usamos nos próximos dias de trilhas pela região.

A trilha não possui muitos pontos de coleta de água, apenas no início da trilha para o Cobiçado e depois apenas na descida do Alto da Ventania. Não esqueça de levar muita água.

Nos despedimos dos amigos Fábio e Letícia e das amigas Claudia e Marisa que retornariam ao Rio de Janeiro ainda naquela tarde. Jantamos sanduíches na Lanchonete Maria Fumaça e fomos descansar.

Mapa da travessia Cobiçado Ventania
Mapa da aventura de hoje: travessia Cobiçado Ventania

Outras trilhas e dicas por Petrópolis e região:

Véu da Noiva PARNASO em Petrópolis

Travessia Cobiçado x Ventania PARNASO em Petrópolis

Pedra da Cuca em Petrópolis

Pedra do Retiro em Petrópolis

Cervejaria Bohemia e Cachoeira da Macumba em Petrópolis

Pedra do Sino no PARNASO em Teresópolis

Trilha do Cartão Postal, Suspensa e Mozart-Catão no PARNASO em Teresópolis

Cabeça do Dragão em Nova Friburgo

4 comentários sobre “PARNASO Petrópolis – Travessia Cobiçado Ventania, Brasil

  1. Camila Guerra

    Esta é uma das trilhas que mais gosto na região. A subida da pontinha do Cobiçado é de lascar, cansa, mas o visual compensa qualquer esforço… vale a pena. Aconselho sempre a começar essa trilha bem cedo para não pegar a última subida do Cobiçado no solão das 12h.
    E a vista depois da descida do Tridente, já chegando no Ventania é UAU na certa. 🙂
    Deu até saudade…
    As fotos estão ótimas! Parabéns
    []'s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *