Pedra da Cuca, Petrópolis, Brasil

07 de abril de 2014

Pedra da Cuca

Depois do café da manhã no ótimo Hotel Calablanca Imperial, fomos até o Vale das Videiras, uma linda região entre os municípios de Petrópolis, Paty de Alferes e Miguel Pereira. O caminho é rodeado de lindas paisagens com montanhas rochosas e ótimos pontos para fotografia, uma delas é a Pedra da Cuca.

Para realizar a trilha de hoje utilizamos (e recomendamos) o livro Guia de Trilhas de Petrópolis de Waldyr Neto, um ótimo guia para todos os tipos de trekkers. Essa trilha é considerada pelo autor do livro como leve superior mas infelizmente como estamos no final do período das chuvas a mata estava um pouco alta, o que dificultou um pouco a nossa caminhada.

Vista da Pedra da Índia
Placa no início da trilha

Vista do Vale da Videira

Mirante da Pedra da Cuca

A trilha até o Mirante da Pedra do Cuca está ótima, mas a partir desse trecho, os próximos 2 km sobre a crista está com muito mato o que me fez desistir da trilha a menos de 500 m do abrigo. O Elio seguiu até o abrigo e em seguida retornou ao ponto onde eu fiquei. A Pedra do Cuca lembra muito a personagem Cuca do Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato, daí seu nome.

Trecho de mato alta pela crista da montanha

Vale das Videiras

Mirante Pedra da Cuca

Trilha para Pedra da Cuca

Mirante da Pedra da Cuca

A todo momento na trilha, além da vista da Pedra da Cuca, pode-se avistar a Pedra da Índia, uma formação rochosa interessante quando vista de certo ângulo, pois realmente parece a cabeça de uma Índia. Subimos cerca de 3 h, momento que desisti de caminhar e descemos em 2 h. Por estar de bermudão, minhas canelas ficaram muito machucadas por causa do capim alto e minha desistência se deve mais por causa da dor nas canelas que a agonia de andar numa mata fechada sem poder observar onde está o caminho a ser seguido. Mesmo assim, a paisagem valeu muito a pena.

Trilha para a Pedra da Cuca

Parte final da trilha para a Pedra da Cuca

Pedra da Cuca
Pedra da Cuca: não parece mesmo?

Consequências de caminhar de bermuda

Voltando para a estrada

Voltamos a Petrópolis e jantamos no Fukas Pizzaria no centro. Fomos bem servidos e ainda me impressiono com a educação dos atendentes no Rio de Janeiro, um plus diferenciado quando comparado aos demais destinos do Brasil.

Mapa da trilha para a Pedra da Cuca
Trilha da aventura de hoje: Pedra da Cuca

Outras trilhas e dicas por Petrópolis e região: