Pedra do Sino, PARNASO Teresópolis, Brasil

10 de abril de 2014

O café da manhã da Pousada Albuquerque é ótimo e depois do desejum seguimos para o PARNASO (Parque Nacional Serra dos Órgãos) sede Teresópolis para fazer a trilha programada para hoje: Pedra do Sino.

Pedra do Sino

Na entrada do Parque, paga-se R$12,50 por pessoa e mais R$ 5,00 de estacionamento. Deve-se preencher na Portaria de Entrada um Termo de Responsabilidade, pois é a trilha é longa e a mais difícil do local.

Paramos no centro de recepção ao turista, pegamos algumas informações e seguimos pela estradinha até o final, local que inicia-se a trilha para a Pedra do Sino e para a Trilha Suspensa.

Início da trilha para a Pedra do Sino
Início da trilha para a Pedra do Sino

A trilha é linda! Com zigue-zagues bem suave, não tem nenhuma parte de subida forte. Seu início é sobre pedras, que dependendo das chuvas podem estar escorregadias. Foram 4:15 h  de subida leve e ao som dos pássaros (muitos pássaros), mil quedas d’águas pequenas e algumas cachoeiras, brisa suave, aroma gostoso no ar, borboletas e muitas flores. Pareceu romântica minha descrição? Mas é a mais pura verdade!
Uma observação a trilha: o zigue-zague suave deve ser respeitado, evite ‘cortar’ o caminho entre eles, pois a área está em recuperação. Não tenha pressa, curta o caminho, garanto que você ganhará mais com essa atitude!

Borboleta na trilha da Pedras do Sino

 

Cachoeira na Trilha para a Pedra do Sino

 

Cachoeira na Trilha para a Pedra do Sino

 

A trilha para a Pedra do Sino

 

Vista no meio da trilha para a Pedra do Sino

 

Vista no meio da trilha para a Pedra do Sino

Não chegamos ao cume

A 13 h estávamos no abrigo, a 2 km do cume da Pedra do Sino e resolvemos voltar, pois o tempo de uma hora para outra simplesmente fechou numa névoa forte e até frio. O cume com neblina é complicado, pois além de não vermos nada, ainda correríamos o risco de perder a trilha sobre as pedras. Tomar decisões de abortar a trilha é complicado, ainda mais se você se preparou e concretizou a viagem. Mas não adianta nada insistir em alcançar seus objetivos quando o que estará em jogo é sua segurança. Saber a hora de parar é também uma conquista de inteligência. Lembre-se sempre disso!

Descendo a trilha da Pedra do Sino
Descendo a trilha da Pedra do Sino

Descendo a trilha da Pedra do Sino

 

Descendo a trilha da Pedra do Sino

 

Flores na trilha da Pedra do Sino

 

Trilha da Pedra do Sino

 

Trilha da Pedra do Sino
Visão romântica da trilha: observe o coração que se forma no meio da foto

Descemos em 3:20 h e as lindas pedras que citei no início desse post tornaram-se monstruosas pedras irregulares com difícil deslocamento, tudo por causa do cansaço…
Apesar de não termos chegado ao cume, essa trilha valeu muito a pena, pelo caminho… Uma das primeiras vezes que o caminho da trilha me fez sentir melhor que a chegada ao cume…

Flores na trilha da Pedra do Sino

 

Flores na trilha da Pedra do Sino

 

Flores na trilha da Pedra do Sino

Voltamos a pousada e de noite jantamos no Cantinho da Vera, próximo a Pousada, uma ótima refeição caseira.

Mapa da aventura de hoje: Trilha para Pedra do Sino
Mapa da aventura de hoje

Outras trilhas e dicas por Teresópolis e região:

Véu da Noiva PARNASO em Petrópolis

Travessia Cobiçado x Ventania PARNASO em Petrópolis

Pedra da Cuca em Petrópolis

Pedra do Retiro em Petrópolis

Cervejaria Bohemia e Cachoeira da Macumba em Petrópolis

Pedra do Sino no PARNASO em Teresópolis

Trilha do Cartão Postal, Suspensa e Mozart-Catão no PARNASO em Teresópolis

Cabeça do Dragão em Nova Friburgo

4 comentários sobre “Pedra do Sino, PARNASO Teresópolis, Brasil

  1. Camila Guerra

    Do abrigo até o cume da Pedra do Sino a sinalização não é tão eficiente, mas com um pouco de bom senso, é fácil chegar. Algumas marcações são feitas nas próprias pedras do caminho, sem placas.
    Essa trilha é realmente muito bonita e a vista de lá de cima é incrível. São 11 km até o abrigo e mais 2km até o cume, sempre subindo. De mochilão demorei 6 horas pra subir.

    Suas fotos ficaram lindas! Quando fui a cachoeira Véu da Noiva estava totalmente seca. Esse ano espero pegá-la com água. 🙂

    []'s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *