Travessia dos Pireneus – Pirenópolis – Brasil

10 de maio de 2014

Chegando em Pirenópolis

Pirenópolis é uma cidadezinha histórica a 130 km ao norte de Goiânia que além da cultura, reserva muitas cachoeiras para os amantes de aventuras e ainda a Travessia dos Pireneus (ou Pirineus).
Chegamos no Aeroporto de Goiânia as 8 horas da manhã e o Seu Valdomiro, motorista do transfer que contratamos para o translado até a cidade, já estava a nossa espera. Levamos cerca de 2 horas até chegar na cidade.
O proprietário da Agência Savanah Ecotrilhas, Cirilo, nos recepcionou e nos levou para o almoço no fabuloso Restaurante Tempero do Rosário, com comida feita em fogão de lenha e muito saborosa.

A cidade histórica de Pirenópolis
A cidade histórica de Pirenópolis
A cidade histórica de Pirenópolis

Depois fomos até uma pousada onde preparamos nossas mochilas para os dois primeiros dias de caminhada. A mochila ficou leve, pois dali a dois dias o Cirilo iria nos encontrar e poderíamos trocar as roupas sujas por limpas da mochila maior.

Conhecemos nosso guia dessa travessia, o tímido e sábio conhecedor do cerrado e suas histórias: Seu Zé, figura que nos encantou por sua simplicidade e simpatia.

Início da Travessia dos Pireneus

A caminhada começou com a subida do Morro do Frota, pela estrada de chão e sol sob as cabeças, trazendo uma temperatura nada agradável para dar boas vindas. Iniciamos nossa caminhada as 14 horas e nosso destino era a Fazenda Lázaro.

Igreja na entrada da estrada para o Morro do Frota, Pirenópolis
Igreja na entrada da estrada para o Morro do Frota

 

Caminho para a Fazenda Lázaro, Pirenópolis

 

Caminho para a Fazenda Lázaro, Pirenópolis
Caminho para a Fazenda Lázaro

 

Estrada de chão e o cerrado, Pirenópolis
Estrada de chão e o cerrado

A paisagem do cerrado é encantadora, com suas estradas de barro vermelho contrastando com o verde dos pastos e das árvores. Muitos pássaros nos acompanharam, inclusive pica-pau, araras azuis e tucanos entre outros.

Cerrado na Travessia dos Pireneus, Pirenópolis, Goiás
Cerrado na Travessia dos Pireneus

 

Campos e Veredas na chegada da Fazenda Lázaro, Pirenópolis
Campos e Veredas na chegada da Fazenda Lázaro

 

Chegando na Fazenda Lázaro, Pirenópolis
Chegando na Fazenda Lázaro

Fazenda Lázaro

Chegamos na Fazenda Lázaro as 17:30 horas e Dona Terezinha já estava no preparo do nosso jantar, uma refeição rica em verduras e carnes. O sabor da comida de Goiás é muito especial, daquelas impossíveis de não repetir o prato. Seu esposo, Cleomar estava tratando dos animais no pasto e currais. Eles, além de administrar a parte recreativa das cachoeiras da propriedade, que são abertas ao público, ainda criam cavalos Manga Larga.

Após essa caminhada de 10 km, o Elio e o  Zé ainda tiveram forças para visitar uma das cachoeiras da propriedade, Cachoeira do Lázaro, mas com a entrada da noite não conseguiram chegar até a Cachoeira Santa Maria, a segunda cachoeira da propriedade.

Cachoeira do Lázaro, Pirenópolis
Cachoeira do Lázaro

 

Entardecer na Fazenda Lázaro, Pirenópolis
Entardecer na Fazenda Lázaro

Na Fazenda, jantamos, nos banhamos e formos descansar em nosso quarto, ao som de água caindo de uma das bicas que rodeiam a propriedade. Como não tinha dormido na noite anterior, apaguei e tive meu descanso merecido.

Mapa da aventura de hoje: Pirenópolis a Fazenda Lázaro
Mapa da aventura de hoje: Pirenópolis a Fazenda Lázaro

 

Veja por onde mais andamos em Pirenópolis:

Parque Estadual dos Pireneus

Cidade de Pedra

Mosteiro Zen Budista

Cachoeira dos Dragões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *