Cânion Guartelá, Tibagi, Paraná, Brasil

14 de junho de 2014

Com o início da Copa do Mundo e os boatos de que os aeroportos estariam superlotados e com atrasos enormes, resolvemos fazer essa aventura com nosso carro, e por isso escolhemos um destino próximo e rápido. No início não acreditávamos que fossemos nos surpreender, uma vez que tanto eu como o Elio já conhecíamos o Parque Estadual do Guartelá, mesmo assim esse destino nos surpreendeu.

Tibagi

O parque fica no município de Tibagi, a 520 km de São Paulo e a 214 km de Curitiba. Chegamos na hora do almoço em Castro, cidade vizinha, onde almoçamos muito bem no Restaurante e Lanchonete Terraço. De Castro ao parque (o parque fica a 18 km de Tibagi) são mais ou menos meia hora de carro e chegamos lá no início da tarde. Encontramos o simpático Manoel, proprietário da agência Itaimbé do Guartelá, a que contratamos para nos guiar pela região nos próximos 4 dias. O Manoel é morador da região, usa o ‘Turismo de Base Comunitária’ e tem vários roteiros exclusivos em fazendas e propriedades parceiras abertas a visitação.

Fazenda Sete Cachoeiras

Em seguida saímos para nossa primeira trilha, na Fazenda ‘Sete Cachoeiras’, vizinha a área do Parque Estadual do Guartelá e que respeita as leis de conservação do entorno dos parque. Os paredões dos cânions já afloram nos primeiros minutos de caminhada e as lindas quedas d’águas fazem sua graça.
O simpático guia Zezinho, morador local e funcionário do parque durante a semana, nos acompanhou nessa trilha.

Primeiras das Sete Cachoeiras no Guartelá

Paredões de arenito no Guartelá

Como já foi comentado no post da aventura aos Cânions de Itaimbezinho e Fortaleza no Rio Grande do Sul, o termo ‘cânion’ é inapropriado as essas formações rochosas encontradas por aqui e lá no RS. O termo correto é ‘Itaimbé’, por causa de sua formação originária de movimentos tectônicos e não desgaste de erosão de rios, como é o caso dos Grandes Cânions dos EUA. Mesmo assim, o termo é usado sem problemas aqui no Brasil.

Formações curiosas de arenito no Guartelá

A sensação que temos é que a propriedade ‘Sete Cachoeiras’ tem muito mais que 7 quedas para contar histórias… Uma mais linda que a outra e claro, com poços deliciosos para banhar-se. Infelizmente o tempo frio não nos encorajou a um mergulho nas águas cristalinas…

Em alguns pontos do leito do riacho há uma formação curiosa, redonda e profunda, onde as águas percorrem, parecidas com ‘ofurôs’ naturais.

Ofurôs naturais no leito do rio no Guartelá

Uma das Sete Cachoeiras no Guartelá e o Pinheiro do Paraná ao fundo

A trilha durou até o final da tarde e ainda vimos um lindo Pôr do Sol.

Flores do campos no Guartelá
Pôr do Sol ao final da trilha no Guartelá

A trilha tem aproximadamente 5 km de extensão e muitas paradas para fotos. Em um ponto há inscrições Rupestres sinalizadas com uma placa atestando sua veracidade, emitida pelos funcionários e técnicos do Parque.

Mapa da trilha na Fazenda Sete Cachoeiras, Guartelá

Seguimos a Tibagi, onde nos hospedamos no Hotel Formigas na Figueira no centro da cidade. Jantamos no ótimo Restaurante Cia do Sabor, comida boa e barata!

Veja por onde andamos em Tibagi e Ponta Grossa:

Buraco do Padre, Ponta Grossa

Cânion Guartelá, Fazenda São Damásio, Tibagi

Trilha Toca do Mato, Tibagi

Trilha do Índio, Parque Guartelá e Fenda do Nick, Tibagi

5 comentários sobre “Cânion Guartelá, Tibagi, Paraná, Brasil

1. Silvano Marlon Domanski

Olá. Fiquei encantado com as fotos da Fazenda Sete caixoteiras e estou tentando encontrar um contato com alguém dessa fazenda para fazer trekking ou caminhadas ecológicas nela, mas não existem endereços dessa fazenda no Google e mesmo falando com a secretaria de turismo de Tibagi, eles não sabem informar um meio de contato com esta fazenda e o máximo de locais para turismo ecológico que eles sabem informar é o Sitio 7 quedas que é na verdade um sitio com estrutura para visitantes, com piscina, campo de futebol etc. que também tem uma trilha, o que na verdade é o oposto do que eu pretendo, pois procuro um local bem isolado, sem luz elétrica ou qualquer civilização, para poder fazer caminhadas exploratórias levando apenas mochila, com camping selvagem fazendo turismo de minimo impacto (que não depreda, deixa lixo ou marcas nem altera o ambiente). Vocês por favor poderiam me passar o contato da Fazenda sete caixoteiras ou algum meio para que eu possa falar com o proprietário? Os ambientes mostrados aqui da fazenda Sete caixoteiras, são lindíssimos e são os tipos de paisagens naturais que quero muito visitar pra fazer esse tipo de turismo de aventura que descrevi. Ou conhecem outros locais ou fazendas próximos ao Canion do Guartelá onde eu possa fazer esse tipo de caminhada ou aventura? Estou tentando de diversas maneiras mas não estou conseguindo pelo Google ou pelo telefone com pessoas de Tibagi. Eu agradeceria demais qualquer ajuda.

Olá Silvano.
      Bom, infelizmente o proprietário e guia local da Fazenda Sete Cachoeiras faleceu em 2016 e a propriedade encontra-se fechada para a visitação. Um parente desse guia assumiu os negócios da agência de turismo que ele mantinha na região e vou te passar o contato, mas não sei se estão operando nessa fazenda. http://www.guartela.tur.br/ Espero ter ajudado. Grande abraço

1. Silvano

Uma pena. Mas vou entrar em contato com o email que você me passou mesmo assim, pois se for permitido, não precisaremos de estrutura pois queremos fazer camping selvagem. Estou torcendo muito pois o local parece lindíssimo.

Muito obrigado. Um forte abraço.