Travessia dos Pireneus: Parque Estadual dos Pireneus, Brasil

14 de maio de 2014 – Parque Estadual Pireneus

Hotel Fazenda Tabapuã

Continuamos a nossa caminhada depois do café da manhã no Hotel Fazenda Tabapuã dos Pireneus, agendado pelo pessoal da agência Savanah Ecotrilhas.

Hotel Fazenda Tabapuã dos Pireneus
Vista da Serra dos Pireneus

Parque Estadual dos Pireneus

Voltamos um pouco pela BR 070 e entramos numa estrada que dava na entrada secundária do Parque Estadual dos Pireneus. Subimos um pouco e logo estávamos na sede dos guardas parques, onde nos abastecemos de água, pois o calor estava insuportável.

A caminho da entrada secundária do Parque Estadual dos Pireneus

Entrada secundária do Parque Estadual dos Pireneus

Subimos o Morro dos Pireneus, curtimos a vista lá de cima e ao descermos nos deparamos com uma colmeia de abelhas bravas, que nos fez descer rapidinho… Felizmente ninguém foi ferroado…

Morro dos Pireneus

Vista do Morro dos Pireneus

Cachoeira do Sonrisal

Continuamos a caminhar pelo parque, passamos por locais de prática de boulder nas pedras, por onde foi filmado cenas do filme ‘O Tronco‘ e lindas paisagens do Cerrado. Também fomos conhecer as Cachoeiras do Sonrisal.

Caminhado dentro do Parque Estadual dos Pireneus
Caminhado dentro do Parque Estadual Pireneus

Cachoeira do Sonrisal no Parque Estadual dos Pireneus
Cachoeira do Sonrisal no Parque Estadual Pireneus

Chegamos na entrada principal do parque e o motorista estava a nossa espera para nos levar até a cidade de Pirenópolis.

Sempre Vivas no Parque Estadual dos Pireneus
Sempre Vivas no  Parque Estadual Pireneus
Mapa da caminhada de hoje: Parque Estadual dos Pireneus
Mapa da caminhada de hoje: Parque Estadual Pireneus

Na cidade, almoçamos novamente no Tempero do Rosário, a ótima comida caseira, fomos nos arrumar para voltar a Goiânia na Pousada Matutina e pegamos nosso transfer a capital. Em Goiânia ficamos no Hotel Ibis até nosso horário de voo de retorno a SP.

Impressões do destino:

Infelizmente não pudemos conhecer direito a cidade de Pirenópolis, já que ficamos todos os dias em travessia, mas a cidade é linda e voltaremos em breve para curtir uma pouco mais seu centro histórico. Já para aventura, a região é rica em trilhas e cachoeiras que ainda deverão ter uma explosão no mercado turístico daqui por diante, pois ainda é pouco conhecida entre brasileiros e estrangeiros. A Cidade de Pedra é uma atração de alto potencial turístico e assim que os problemas fundiários do local forem resolvidos e a prefeitura abrir o Parque Municipal que pretendem, tenho certeza que será uma dos locais mais visitados de Goiás. E cada vez acredito mais que o Brasil é um dos lugares de aventura mais lindo do mundo! Pena que não damos o devido valor…

Se você puder conhecer Pirenópolis, não perca tempo, porque a gente só preserva aquilo que conhece…

Veja por onde mais andamos em Pirenópolis:

Cidade de Pedra

Cachoeira dos Dragões

Mosteiro Zen Budista

Chegando em Pirenópolis e primeiro dia da Travessia dos Pireneus

4 comentários sobre “Travessia dos Pireneus: Parque Estadual dos Pireneus, Brasil

1. Davidson Pires de Lima

Acabamos de chegar da Travessia dos Pirineus que a Savanah Ecotrilhas, com o Cirillo
    Tovar e seu guia José Carlos Basilio, nos permitiu. Experiência vivencial única, um
    evento simbólico de grande significado. A necessidade da concentração, para o esforço de superar o calor e a extensão das caminhadas, é compensada pela beleza do cerrado e pela originalidade das pessoas. Conhecer o cerrado, ou rever como no meu caso, é imprescindível para revigorar nossa nacionalidade, e a Travessia é um maravilhoso caminho.
    A chuva nos atrapalhou nos 12 km finais, mas andamos 74km sob o sol, dentro do cerrado e muitas vezes nos refrescamos debaixo das cachoeiras. Obrigado ao Cirillo, e especialmente ao Zé, nosso guia, que ao final era nosso guia cultural ( e quase espiritual, como brincávamos!).
    Davidson e Lucinha

Que incrível seu relato!
      É muito gratificante ler seu comentário e ver que a sensação que passamos e sentimos por caminhar na região não foi somente nossa.