Roma em um dia, Vaticano, Itália

22 de julho de 2014

Depois do café da manhã no B&B Casa di Al&Ga, fomos curtir nosso único dia em Roma. Conhecemos o Vaticano, Praça da Basílica de São Pedro, Castel Sant’Angelo, Pantheon, Fontana di Trevi, Foros Trainano e de Augusto e Coliseu.

Da pousada até o Vaticano deu cerca de 5 minutos andando. A fila estava enorme e isso era apenas as 8:45h. Nossa reserva era para as 9:00h. Compramos os ingressos para visitar os museus e a Capela Sistina pela internet, ainda no Brasil, pelo site do próprio Vaticano. Pagamos 14 Euros por pessoa, já com o ‘corta fila’. Como só tínhamos um dia em Roma, preferimos pagar um pouco a mais para aproveitar o tempo.

Pinturas do teto no Museu Vaticano

Nosso objetivo no Vaticano era a Capela Sistina, por isso passamos bem rápido pelos museus, sempre nos guiando pelo mapa oferecido na entrada e seguindo as placas de sinalização. Olha, nem sou muito católica assim, mas o local impressiona mesmo. Muitas obras de arte, muita riqueza. Não pode fotografar dentro da Capela Sistina, mas garanto que o teto será uma das coisas mais lindas que você vai ver na vida!

Cúpula da Basílica de São Pedro, Roma
Jardins do Vaticano

Saímos do Vaticano as 11:00h e fomos andando até a Praça da Basílica de São Pedro, debaixo de chuva. O dia não estava contribuindo muito, mas nem isso tirou a magia de estar ali…

Praça da Basílica de São Pedro

Munidos do mapa de Roma que o dono da pousada nos passou, andamos até o Castel Sant’Angelo. No caminho passamos pela linda Igreja Santa Maria in Traspontina.

Igreja Santa Maria in Traspontina
Castelo Sant'Angelo
Castelo Sant’Angelo
Ponte Sant'Angelo
Ponte Sant’Angelo

Pelas ruas de Roma

Atravessamos a ponte Sant’Angelo e fomos andando até a Praça Navona, onde fica o Obelisco Angonale e a Consulado Brasileiro.

Seguimos andando até o magnífico e impotente Pantheon. Que sonho estar ali! Ali próximo fomos a Igreja Santo Inácio de Loyola.

Igreja Santo Inácio de Loyola

Mesmo sabendo que a Fontana di Trevi estava em reforma, decidimos caminhar até lá. Infelizmente não tinha muito o que ver. As redes de proteção da reforma tem o desenho da fonte original, e ficou a exposição apenas uma piscina de plástico, onde podíamos jogar nossas moedas…

Fontana di Trevi, em reforma

Seguimos para o Altare della Patria e aos Foros Traiano e de Augusto, que são gratuitos. Passamos pela entrada do Foro Romano e como tínhamos pouco tempo infelizmente não o visitamos. Fomos a Igreja de São Cosme e Damião.

Altare della Patria

Santa Maria di Loreto

Basílica Ulpia

Foro Traiano

Mercado Traiano

Foro de Augusto

Via Alessandina

Antes de chegar ao Coliseu, passamos na Igreja de São Cosme e Damião. No Coliseu, não fizemos a visita interna, apenas ficamos curtindo no lado de fora. Demos a volta em torno dele. Pegamos o metrô em frente ao Coliseu e descemos no Vaticano, para voltar a pousada.

Arco de Constantino

Jantamos em um ótimo restaurante próximo ao Vaticano e fomos descansar.

Mapa do roteiro de um dia em Roma

23 de julho de 2014

O motorista da Elmocar veio nos buscar para levar ao aeroporto pontualmente. Pegamos nosso voo de volta ao Brasil.

Impressões do destino:

Itália é linda! Cheiros, cultura, construções e claro seu povo amável. Na Calábria, onde ficamos interagimos mais com os moradores locais, sentimos o verdadeiro espírito italiano, num jantar incrível com uma família calabresa. A Sicília é linda e é uma viagem a parte, pois nem os sicilianos se acham italianos… Já em Roma, sei que praticamente não pudemos conhecer muita coisa. Mas só de caminhar por suas ruas, respirar aquele ar de história, para a gente já foi um sonho. O Vaticano, ai, ai. Nem precisa ser católico para apreciar a grandeza histórica dele. Com certeza voltaremos para conhecer cada canto e encanto dessa cidade linda.

Veja por onde mais andamos pela Itália:

Pelos canais e calçadas de Veneza

Torcello, Burano e Murano em Veneza

Chegando ao Velho Mundo e uma volta por Roma

30 fatos sobre a Itália que você não vai ler por aí

Agrigento, Caltagirone, Catania a Roma

Vale dos Templos, Agrigento Sicília

Escada Turca, Agrigento Sicília

Vulcão Etna, Castiglione e Taormina

Teatro Grego Romano, Isola Bella e uma volta em Taormina

Cetraro a Taormina (Calábria a Sicília de trem)

Cetraro Paese, Calábria

Cetraro Marina, Calábria

Firenze a Cetraro de trem/ônibus

Fiesole Florença

Palácio Pitti, Jardim Boboli e Bardini em Firenze

Chegando em Firenze

2 comentários sobre “Roma em um dia, Vaticano, Itália

1. Carla Nogueira

Nossa política de uso de nossas fotos com resolução baixa (a disponível no blog) é liberada, apenas peço para não tirar nossa assinatura no canto inferior direito da foto ou creditar o link do blog. Já as fotos de grande resolução (4272×2848) são vendidas e por isso será necessário entrar em contato com a gente no email carlanog@terra.com.br.