Vale dos Templos – Agrigento, Sicília, Itália

20 de julho de 2014 – tarde

Depois de voltarmos da Escada Turca, decidimos descansar um pouco na pousada B&B Portatenea para irmos mais no final da tarde ao Vale dos Templos, junto com o casal da Maitaca Ecoturismo. Foi uma ótima ideia esperar o sol baixar um pouco, pois no Vale dos Templos é preciso caminhar e há poucas áreas com sombra.

O Vale dos Templos é um parque arqueológico com construções Gregas do Século V aC. No Século III aC os romanos conquistaram-na e ali se tornou uma cidade cristã, com igrejas e cemitérios. Sem dúvidas, o Vale dos Templos é um dos maiores símbolos da colonização Grega na Sicília. É considerado Patrimônio da Humanidade tombado pelo UNESCO.

Estacionamos o carro no próprio Parque Vale dos Templos (3 Euros o carro de passeio) e compramos os ingressos (10 Euros por pessoa, apenas o Parque, sem o museu). Na entrada há várias pessoas se oferecendo como guia, inclusive uma brasileira nos ofereceu seu serviço, mas preferimos seguir sozinhos.

Templo de Juno

Visitamos primeiro o Templo de Juno (Tempio de Giunone ou Hera – deusa protetora do casamento e do parto) do Século V aC.

Vale dos Templos - Templo de Juno
Vale dos Templos – Templo de Juno

Necropoli Paleocristiana

Depois seguimos por um caminho onde passamos pela Necropoli Paleocristiana, com construções da cidade cristã entre os Séculos III a VI dC (igrejas e cemitérios), já da era romana.

Vale dos Templos - Necropoli Paleocristiana
Vale dos Templos – Necropoli Paleocristiana

Templo da Concórdia

Mais a frente chegamos no Olivo del Tempio di Concordia e ao Templo da Concórdia (Tempio della Concordia), que a partir do Século III aC foi uma igreja cristã pela dominação romana.

Olivo del Tempio di Concordia

Seguindo no caminho passamos pela casa de Alexandre Hardcastle, um inglês que nos anos 20 investiu toda sua fortuna para restaurar partes do Vale dos Templos.

casa de Alexandre Hardcastle
Casa de Alexandre Hardcastle

Templo de Hércules

O Templo de Hércules (Tempio di Ercole) é o mais antigo de todos os templos (Século VI aC).

Para continuar o passeio é necessário sair do Parque, atravessar a avenida e entrar novamente no Parque. Guarde seu ingresso, pois ele pode ser solicitado novamente. Como já estava no final da tarde, ninguém nos pediu o ingresso.

Templo de Dioscuro

Nessa parte vimos o Templo de Zeus (apenas fundações) e o Templo de Dioscuro (Tempio dei Dioscuri) de Castor e Pólux. Inclusive uma estátua caída no chão. Neste local vimos um lindo pôr do sol.

Estátua caída no Templo de Zeus

Voltamos pelo mesmo caminho que chegamos e todos os templos estavam com uma iluminação linda. Aproveitamos para fotografar. Em uma parte do parque havia uma apresentação de orquestra sinfônica e ficamos ouvindo as músicas clássicas debaixo de um céu estrelado lindíssimo e avistando as ruínas dos Templos, uma cena inesquecível…

Templo de Dioscuro

Vale dos Templos - Templo de Juno
Vale dos Templos – Templo de Juno

Depois dessa emocionante aula de história, voltamos a cidade e fomos jantar na ótima Pizzaria Operà e em seguida descansar.

Mapa do Vale dos Templos, Agrigento

Veja por onde mais andamos pela Itália:

Pelos canais e calçadas de Veneza

Torcello, Burano e Murano em Veneza

Chegando ao Velho Mundo e uma volta por Roma

30 fatos sobre a Itália que você não vai ler por aí

Roma em um dia, Vaticano

Agrigento, Caltagirone, Catania a Roma

Escada Turca, Agrigento Sicília

Vulcão Etna, Castiglione e Taormina

Teatro Grego Romano, Isola Bella e uma volta em Taormina

Cetraro a Taormina (Calábria a Sicília de trem)