30 fatos sobre a Itália que você não vai ler por aí

Hoje o post é diferente, não será um relato diário sobre a Itália (resumo dos posts) e sim algumas curiosidades que vimos por lá e que a gente achou estranho e interessante. Se mesmo quando vamos para os países hermanos aqui da América do Sul nos surpreendemos com algumas coisas, imagine atravessar o Atlântico.  Talvez você ache normal alguns fatos, mas garanto que para nós foi um tanto diferente… Então vamos lá:

30 fatos sobre a Itália que você não vai ler por aí

1. Chegar em Roma foi um sonho! Juro que fiquei procurando os arranha céus do centro da cidade e fiquei frustrada quando não achei… Isso mesmo: a grande parte das cidades Europeias, as mais antigas, não têm prédios com mais de 5 andares. Então, nem pense em julgar se é uma cidade grande ou não pela quantidade de arranha céus, pois você vai se decepcionar…

2. Os italianos fumam demais! Ficamos impressionado na quantidade de pessoas jovens e mais velhas fumantes e pior, fumam dentro de locais fechados, jogando a fumaça na sua cara… O ar lá já é bem mais seco que o nosso daqui, quem sofre de rinite, pira! O meu nariz quase explodiu…

3. A comida é ótima, mas as porções são pequenas. No primeiro dia pensei que fosse o restaurante que escolhemos, mas depois vi que aquela quantidade de comida era a considerada normal para eles. Nem pense que terá uma porção tipo brasileira por lá… Se você come bem, assim como eu e meu esposo, para ficar satisfeito mesmo, precisará pedir: antipasto, primeiro prato e segundo prato. Só não se assuste com o preço na hora de pagar a conta…

4. Sicília faz parte da Itália? Nós sabemos que sim, mas e os sicilianos? Os moradores sempre diziam que na Itália era assim e ali na Sicília era assado… Como se a Sicília não fizesse parte da Itália… Nos sentimos em outro país…

5. As pessoas se cumprimentam com os tradicionais 3 beijinhos, mas pasmem: eles começam os beijinhos pelo lado oposto ao nosso… Quase beijei um par de gente na boca por causa disso… Sempre quando ia cumprimentar alguém eu pensava; preciso ir pro lado oposto, preciso ir pro lado oposto e PUTS, fui pro lado tradicional e quase dei selinho… Raiva, raiva, raiva! Risos!

6. Lá é comum os homens se beijarem no rosto quando se encontram. Pior foi ver o Elio errando o lado dos 3 beijinhos e quase dando selinho em outros homens. Daí foi divertido! Risos!

7. Os restaurantes e bares não cobram a taxa dos 10% de serviço na conta, por isso lembre-se de gratificá-los a parte, quando achar necessário.

8. Difícil mesmo é achar pão francês (ou pão de sal) no café da manhã. O pão deles é o croissant e pior: adocicado. Eu que não tenho costume de comer doce logo pela manhã, sofri!

9. É super comum as meninas fazerem topless nas praias. Até aí, tudo bem! Incrível mesmo é que não vi nenhuma menina feia de topless… Só as gatinhas! 😉

10. Os ônibus e trens não tem cobrador. Se for pegar um deles, compre seu ingresso antecipado nos locais predeterminados e antes de entrar no transporte, valide-o nas máquinas do ponto ou na entrada do ônibus. Caso o fiscal apareça (como apareceu nesse dia aqui) você será multado e pagará 100 Euros. Melhor andar na linha que passar vergonha, né?

11. Pelas ruas, terminais, aeroportos, lanchonetes, em todos os lugares há máquinas automáticas para tudo! Mesmo nos locais onde o funcionário te atende, você coloca o dinheiro numa delas e elas que te dão o troco. Isso só diminui o número de empregos por lá, o que leva para o próximo item:

12. Todos falam da CRISE! Incrível! Você começa a conversar com alguém e em menos de 5 minutos a pessoa já está falando da crise. A grande maioria pergunta como está no Brasil e a sensação que a gente tem é que eles estão loucos para vir trabalhar aqui…

13. Vários banheiros em restaurantes e aeroporto tem o acionamento da torneira para lavar as mãos num pedal no chão. Confesso que sai do banheiro nos primeiros dias sem lavar as mãos pois não achei onde abria a torneira… Se não achar, procure num pedal no chão!

14. Não vimos nenhum cachorro de rua! Incrível! Nenhum cachorro abandonado. Achei isso muito legal. Diferente dos países da América do Sul que vemos tantos amiguinhos pelas ruas, passando frio e fome!

15. Os ambulantes são quase todos africanos. E há bastante deles por lá. Se for comprar algo deles, pechinche, pois chegam a pedir quase 3 vezes o valor da mercadoria.

16. As pizzas são individuais e com a massa bem fininha, uma delícia!

17. Barbaridade mesmo é você pedir massa com refrigerante! O garçom surta! Eles bebem água com ou sem gás e vinho. Quase ninguém bebe refrigerante!

18. As cidades pequenas também tem o costume de tirar a sesta após o almoço. O comércio fecha as 12h e reabre as 16h.

19. o capuccino é o nosso tradicional café com leite. Segundo os italianos, deve-se pedi-lo até as 11h. Quem pede depois desse horário, com certeza é turista!  Agora me diga, de onde veio que capuccino é feito com chocolate-café-leite? Não sei não, só sei que não foi da Itália!

20. Olhar o céu estrelado nas noites sem nuvens é uma descoberta incrível! As estrelas não são as mesmas… Eu sabia disso, desde as aulas de geografia da 5ª série, mas ver ao vivo foi emocionante! Ursa Maior, Ursa Menor, Sirius. Não achar o Cruzeiro do Sul ou as Três Marias! Fascinante!

21. Limão siciliano, uva, azeitona e figo são frutas que dão nas árvores das ruas… Tão comum quanto uma mangueira, um abacateiro, uma goiabeira nas ruas daqui… Limão siciliano na rua é chique demais, não é?

22. Já te disse que a Itália é o país da Nutela? Ai, ai… Tem Nutela em potes de 1 quilo por 30 Euros! Quase trouxe, mas depois pensei bem e desisti! Muitas calorias para gastar depois! Haja trilha! Risos!

23. Manjericão é um tempero super saboroso e não aquela gororoba que vende por aqui… Pistache então! Não acredite que aquela massa verde de sorvete de pistache que você compra por aqui é o sabor real dessa maravilhosa amêndoa! Comi muito!

24. Jurava que o nome Gabrielli era feminino e na verdade é masculino… Aff!!!! Danielli, Gabrielli são nomes de homens! Essa foi nova pra mim!

25. Para cruzar a Sicília, há uma auto estrada pedagiada (em ótimas condições) e ao lado uma estradinha não pedagiada (em condições inferiores). Escolha em qual estrada quer andar. Pelo menos você tem poder de escolha e não é obrigado a trafegar pela pedagiada, como por aqui…

26. Moda temporária ou não, os italianos andam com as golas das camisas polos erguidas pra cima. Dá vontade de ir lá e arrumar… Se querem ficar com cara de Conde Drácula malvado eu não sei, mas até que ficam charmosos!

27. Alugou um carro? Aprenda a abastecer seu carro, pois você terá que fazer esse serviço sozinho. Os postos de gasolina tem as máquinas automáticas que cobram o valor que você estipular e liberam a bomba. Mais um emprego a menos!

28. Como um trem atravessa do continente para uma ilha? De balsa, é claro. Foi isso que vimos ao chegar na Sicília. O trem inteirinho entrou na balsa e depois de alguns minutos estava do outro lado. Não acredita? Veja nesse post!

29. Já pensou em tomar sorvete como café da manhã com croissant? Na Sicília é assim e chama-se Granita. Na verdade é um tipo de geladinho mais cremoso. Uma delícia de sobremesa!

30. Você pode saudar as pessoas com buongiorno até as 15h. Depois disso será buonasera. Buonanotte é usado apenas antes da hora de dormir…

Sabemos que não lembramos de todos os fatos! E sabemos também que você pode ter outras curiosidades vindas lá da bota da Europa. Por isso fique a vontade para agregar esses fatos aos comentários abaixo. Será um prazer recebê-los.

8 comentários sobre “30 fatos sobre a Itália que você não vai ler por aí

  1. irmaox

    Carla e Elio, pela 13 eu e Vera passamos. A Vera reclamou muito da falta de arroz. Normalmente não pediamos o ante-pasto. Era muita comida. Mas a Itália foi muito show. Abraços

  2. Jesuina panossi

    Boa tarde……..os prédios não possuem muitos andares devido ao risco de terremotos….o feijão tem p vender no mercado..São cozidos e enlatados..pois eles comem feijão frio q temperado como salada é uma delicia….lentilha e grão de bico tb..A Itália é maravilhosa

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Jesuina!
      Sim, segurança nos prédios em primeiro lugar.
      Comemos mesmo feijão na salada e adoramos.
      Com certeza a Itália é maravilhosa!
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *