Acampamento Base do Monte Roraima

11 de janeiro de 2015

Acampamento Rio Tek

Acordamos lá pelas 5h da manhã com uma musiquinha bem terrível num rádio de algum guia no acampamento do Rio Tek. Mas foi bom acordar cedo… Mais tempo para arrumar as mochilas, mais tempo para ir ao banheiro (concorridíssimo pela manhã), mais tempo para se preparar psicologicamente para a caminhada de hoje. Ao sair da barraca, dei de cara com o Tepui Kukenán, sorrindo pra mim…

Tepui Kukenán, vista da porta da barraca

Tomamos o café da manhã caprichado dos guias contratados pelo pessoal da Roraima Adventure e as 6:40h já estávamos a postos para começar o dia. O dia de hoje seria duro, cerca de 8 km em 5h40min, com desnível de 800m. Uma subida suave e infinita que fizemos tranquilamente, cada um no seu ritmo e sempre apreciando o paredão do Monte Roraima que a cada passo crescia mais a nossa frente, chegando a não caber mais por inteiro nas lentes das máquinas fotográficas.

Atravessamos o Rio Tek, de botas mesmo, pois seu nível estava baixo. Passamos pela Igreja Franciscana e depois de uma subida seguida de uma descida chegamos ao Rio Kukenán. Esse rio é maior e precisamos tirar as botas para atravessá-lo. A dica é levar um par de meias extras, pois andar nas pedras de meias é muito mais seguro que andar descalço ou com botas. Levei minha meia com sola anti-derrapante e atravessei tranquilamente.

Tepui Kukenán e Rio Tek

Travessia Rio Kukenán

Rio Kukenán

Opção de atravessar o Rio Kukenán de canoa

Por quase 2 horas a caminhada é quase em nível, com suaves subidas. O sol estava forte e por isso esse trecho ficou mais pesado. Usar protetor solar, chapéus, lenços, camiseta de manga comprida de poliamida, calças frescas (se estiver acostumado, até bermuda) e beber muita água é essencial.

Trilha para o Monte Roraima, segundo dia

Monte Roraima
Monte Roraima ainda cabendo inteiro na foto
Tepui Kukenán
Tepui Kukenán a esquerda e Monte Roraima a direita

Monte Roraima

E o Monte Roraima já não cabe mais em uma foto!

Reta final

Nas últimas 3 horas a subida aperta e as paradas para descanso contemplação ficam mais frequentes. Lá pelas 10:30h os guias fizeram uma ‘super parada técnica’ e abriram alguns abacaxis que estavam saborosos demais. Geladinhos e doces! Que presente bom no meio do caminho… Assim a gente fica mal acostumados!

Monte Roraima

Olhar pra trás e ver o que já se conquistou é recompensador!

Descansar é bom, contemplar é melhor ainda!
Você se sente um grão de areia na imensidão do Monte Roraima

Observado pessoas minúsculas na parte final da subida do Monte Roraima

Acampamento Base

As 12:20h chegamos ao Acampamento Base do Monte Roraima! Cansados mas satisfeitos em olhar para o paredão tão de perto! Nesse momento entendemos por onde subiríamos no dia seguinte e confesso que tremi quando percebi o desnível ao ver pessoinhas minúsculas na parte final superior da trilha. É por ali que vamos passar? Sim! Uau!

Como imaginei a subida do terceiro dia no Monte Roraima

Fomos tomar banho na cachoeira do acampamento (cheia de gente) nas águas mais frias que já entrei… Mas a água fria na musculatura dolorida é um santo remédio. Nenhuma bolha nem machucados nos pés, graças a meu recente investimento nas botas (Salomon X – Tracks Mid WP), aprovadíssima!

Depois do refrescante banho voltamos ao acampamento e nosso almoço já estava sendo servido… Delícia de comida! Ficamos a tarde toda a toa na área de acampamento, descansando, olhando o paredão e a trilha que nos esperava no dia seguinte, e o melhor: fazendo novos amigos. No final da tarde o lindo pôr do Sol veio para avermelhar o paredão e impressionar a todos!

A janta foi lá pelas 18:30h e já estava escuro… Apreciamos aquele lindo céu estrelado e fomos dormir. De novo os protetores auriculares foram essenciais para uma boa noite de sono (devido aos sons noturnos de nossos companheiros de barraca, claro que também contribui com a sinfonia). Essa noite foi a mais fria que passamos no Monte Roraima, chegou a 12ºC dentro da barraca e a 6ºC fora dela.