Descida do Monte Roraima (acampamento do Rio Tek)

16 de janeiro de 2015

Acordamos cedinho e depois do café da manhã (preparado pelos guias contratados pela Roraima Adventures) começamos a caminhada (6:30h) de retorno ao Acampamento do Rio Tek. Hoje seriam 15 km de caminhada, sendo boa parte descida forte. Até então, meu dia considerado o pior de todos, tinha sido o segundo dia, mas depois de hoje, essa classificação mudaria.

Descendo do Monte Roraima

Saindo do Acampamento do hotel Guacharo ouvimos o som de um helicóptero que estava trazendo um grupo de japoneses. O dia estava fechado demais e ficamos com medo, pois a visibilidade era ‘zero’! O helicóptero ficou ‘em cima’ de nossas cabeças uma meia hora, tentando decolar ou pousar e o cheiro de querosene estava por toda parte. Meu maior medo era a aeronave cair e as hélices virem de encontro da gente e isso não era impossível! Nosso guia Ricardo seguiu na direção onde achávamos que o helicóptero tinha pousado para perguntar por que ele não pousou no heliponto a alguns quilômetros de distância. Ao retornar o guia disse que o piloto quis deixar os japoneses mais perto do hotel, por isso estava descendo ali. Mais uma vez o claro desrespeitos as regras do Parque Canaima.

Monte Roraima
Dia nublado e chuvoso para descer do Monte Roraima

Uma hora se passou até chegarmos ao local da descida do paredão e o helicóptero ainda lá tentando voar. Quando estávamos quase chegando ao Paso das Lágrimas o helicóptero conseguiu descer e passou raspando no paredão acima de nossas cabeças. Fiquei aliviada por eles terem conseguido partir, até agradeci em uma oração silenciosa. Mas não sabia que ele retornaria mais tarde.

A descida foi bem puxada para quem estava carregando suas mochilas cargueiras, pois o ponto de equilíbrio muda e o risco de quedas é bem maior. Eu e o Elio descemos tranquilo, já que estávamos apenas com nossas mochilas de ataque. Mesmo assim, meus joelhos sofreram um pouco mais…

Passo das Lágrimas

Passamos o Paso das Lágrimas com muita água caindo do paredão, uma verdadeira benção de despedida do Monte Roraima. A cascata que se formou correndo pelas pedras da encosta era tanta que chegou a molhar meus pés. Não usei capa de chuva nesse trecho, preferi correr o risco de ficar molhada a perder um pouco a visibilidade, já que não estava tão frio assim.

Pegamos muita chuva pelo caminho, o que dificulta a caminhada. Pedras escorregadias, lama, neblina, muita água por todos os lados e mais tarde o frio! Eu estava atrás do guia Cheo e ao chegar no paredão de erosão, quase já no Acampamento Base, ele encontrou uma jararaca na trilha. Pediu para eu esperar e a espantou cuidadosamente. Assim que estava seguro ele me deixou passar…

Local de banho do Acampamento Base

Acampamento Base do Monte Roraima

Chegamos no Acampamento Base as 10:30 h e pela trilha encontramos pouquíssimas pessoas subindo. Definitivamente a temporada ao Monte Roraima estava no fim… Os guias nos serviram um ótimo almoço e nem esperamos o corpo esfriar para começarmos a descer até o Acampamento do Rio Tek, onde seria nossa pernoite.

A caminhada entre esses dois acampamentos foi bem dura para mim. Por causa das chuvas havia muita lama e estava muito escorregadia. Não dá para descer com confiança em um terreno lamacento, pois a gente fica inseguro de pisar com o peso todo do corpo e escorregar feio. Então os passos são mais curtos, mais rápidos e a atenção é redobrada. E isso cansa muito mais os músculos e a cabeça (pensar onde vai colocar o pé, quanto de força pôr em cada passo, onde se segurar no caso de um deslize, isso estressa).

Descida do Acampamento Base ao Acampamento do Rio Tek

Nesse trecho, o helicóptero retornou com outra parte do grupo dos japoneses e ficou horas tentando aterrizar no Monte Roraima. Ficava sobrevoando o topo tentando encontrar uma janela para descer. Desistiu! Os deuses da montanha não tinham autorizado aquele grupo. Mas no final da tarde, o helicóptero tentou novamente e conseguiu pousar em segurança. Os japoneses perderam um dia de caminhada no topo.

Chegamos no Rio Kukenan as 13:30h e o atravessamos numa boa. Mesmo com as chuvas, seu nível de água estava igual quando passamos na ida e suas águas continuavam cristalinas.

Travessia do Rio Kukenan

Acampamento do Rio Tek

Chegamos no Acampamento do Rio Tek as 16:00h e fomos nos banhar. A água do Rio Tek estava bem turva e seu nível mais alto. A caminhada estava chegando ao fim… Andar 15 km descendo um desnível de 1800m não é para qualquer um. Confesso que foi o dia mais puxado para mim e para o meu joelho!

Trilha do Rio Kukenan ao Acampamento do Rio Tek
Quase lá… Muito cansaço e joelhos doloridos. Mas olhar para trás recompensa o esforço!

Acampamento do Rio Tek
Tepui Kukenan

O acampamento estava vazio, mas ao anoitecer ele ficou um pouco mais cheio.
Depois do banho ficamos relaxando no acampamento, jantamos e fomos descansar.

Mapa da aventura de hoje: Hotel Guacharo ao acampamento do Rio Tek

6 comentários sobre “Descida do Monte Roraima (acampamento do Rio Tek)

1. Carla Nogueira

Olá Daniela!
    Obrigada pelo carinho…
    Minha preparação foi pilates 2 x por semana e funcional 1 x por semana.
    Somente no terceiro dia as subidas são pesadas, mas com calma dá para fazer sem maiores problemas.
    Obrigada por nos acompanhar.