Cachoeira Aponwao, Salto Kawi e Cachoeira Kamameru, Gran Sabana

19 de janeiro de 2015

Depois do café da manhã no Hotel Anaconda, reservado pelo pessoal da Roraima Adventures, o motorista junto com o guia Luis nos levou até a Cachoeira Aponwao, Salto Kawi e Cachoeira Kamameru, na Gran Sabana (Parque Nacional Canaima), Venezuela.

Cachoeira Aponwao

O caminho até a comunidade indígena de Liwo-Ribo (também conhecidos por Iboribo) é longo (210 km desde Santa Elena), parte de asfalto e parte de terra com acesso preferencialmente com carro 4×4. Pela estrada podemos avistar vários dos 47 tepuis que compõem a Gran Sabana. Nessa comunidade pegamos um barco e descemos quase 30 minutos o Rio Aponwao até a cachoeira, uma das maiores e mais volumosas da região. Com seus quase 110 m, imponente e majestosa, a cachoeira tem acesso por cima e por baixo. Não consigo descrever qual das vistas é a mais bonita… A descida para a base da cachoeira é feita por uma trilha de 20 minutos por dentro da floresta. Lá em baixo o spray da cachoeira nos deixa molhados e o som que ela faz é arrepiante!

Caminho de barco até a Cachoeira Aponwao
Caminho de barco até a Cachoeira Aponwao

Caminho de barco até a Cachoeira Aponwao

 

Barco para a Cachoeira Aponwao
Barco para a Cachoeira Aponwao
Cachoeira Aponwao por cima

 

Vale a partir da Cachoeira Aponwao
Vale a partir da Cachoeira Aponwao
Trilha para a Cachoeira Aponwao por baixo
Cachoeira Aponwao por baixo
Cachoeira Aponwao por baixo

 

Rio Aponwao

Voltamos a comunidade indígena de Liwo-Ribo de barco e lá almoçamos em uma das casas. A refeição é simples e gostosa. A comunidade está bem organizada e tem até uma área recém construída onde encontra-se banheiros e chuveiros. Almoçar na aldeia é uma maneira de incentivar o Turismo de Base Comunitária local, uma prática que sempre aprovamos.

Salto Kawi

Depois voltando a Santa Elena, passamos pelo Salto Kawi (a 198 km de Santa Elena), outra queda d’água de 9 m, sobre as rochas vermelhas de jaspe. Essas pedras tornam o lugar muito mais charmoso e místico. O lugar é bom para um relaxante banho e conta com restaurante/lanchonete, banheiros e local para recreação para crianças.

Salto Kawi
Salto Kawi

 

 

 

 

Cachoeira Kamameru

Por último passamos pela Cachoeira Kamameru, um lindo salto de 60 m. Como já era final do dia, as cores vibrantes do entardecer vieram para nos brindar. A área em torno a cachoeira conta com camping e chalés para alugar.

Cachoeira Kamameru

 

 

 

Voltamos a Santa Elena, jantamos em uma lanchonete maravilhosa chamada Mijó e voltamos para o hotel no final da noite.

2 comentários sobre “Cachoeira Aponwao, Salto Kawi e Cachoeira Kamameru, Gran Sabana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *