Cachoeira do Santuário, Toca da Raposa, Santa Clara e da Prata na Região de Mauá

23 de fevereiro de 2015

Acordamos e depois do ótimo café da manhã da Pousada da Mantiqueira, o guia da Agência Remorini veio nos pegar com o carro 4×4 para o passeio do dia de hoje: Cachoeira do Santuário, Raposa e Santa Clara, no Vale Santa Clara e a cachoeira da Prata na Vila de Mirantão, todas no lado mineiro da Região de Mauá.

Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário

Chegamos no Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário, que fica uma parte dentro de propriedade particular e outra dentro do Parque Nacional do Itatiaia, no município de Resende RJ. Pagamos uma taxa de visitação de R$16,00 por pessoa. No local há banheiros, lanchonete e estacionamento. Carros sem tração sofrerão um pouco para chegar lá, mas não é impossível. No local há duas trilhas em sentidos diferentes para conhecer. Primeiro subimos para o lado onde fica a lanchonete. São sequências das cachoeiras do Rio Santuário, entres elas: cachoeira dos Milagres, Água Santa, Poço dos Anjos, da Fada, Mina de Ouro, do Santuário, das Cortinas. A caminhada tranquila com paradas para banho dá cerca de 1h. Na trilha ainda passamos por uma área chamada Jardim das Bromélias, muito bonito.

 

 

 

Cachoeira do Santuário

 

Cachoeira do Santuário

 

 

 

Ducha dos Namorados

 

Jardim das Bromélias

Depois seguimos para o outro lado da rua, área em que o proprietário está em disputa judicial com o Parque Nacional do Itatiaia. As sequências das cachoeiras desse lado são bem mais bonitas e já pertencem ao Rio Santa Clara. Entre elas: cachoeira Gêmeas, do Ouro, Poço da Espuma, Família, da Esmeralda, Escondidinho. A cachoeira Escondidinho lembra a Fenda que visitamos no Canion Guartelá, em Tibagi. Espetacular!
No retorno ao estacionamento encontramos um filhote de jararaca e eu quase pisei em cima. Ainda bem que vi segundos antes dela se mexer… Esse lado do Santuário visitamos em 1:30h, pois paramos para banho na linda cachoeira do Ouro!

Cachoeira do Ouro

 

 

 

Cachoeira da Esmeralda

 

 

Cachoeira Escondidinho

 

Toca da Raposa

Depois seguimos para a cachoeira Toca da Raposa , que ficava no caminho de volta do Santuário. Linda cachoeira também. Ela escorre por uma parede, que das margens do rio quase não se pode apreciá-la. É necessário entrar dentro do rio para poder admirá-la melhor… No local há uma gruta onde é possível fazer um circuito por dentro dela, que deu origem ao nome Toca da Raposa. Possui banheiros e lanchonete e paga-se para entrar, mas como era dia de semana o acesso estava livre.

Toca da Raposa

 

 

 

Cachoeira Santa Clara

Em seguida fomos a Cachoeira Santa Clara, uma das maiores desse vale e que pertence ao Parque Nacional do Itatiaia. As águas escorrem por um lindo paredão de 30 m de altura.

 

Cachoeira Santa Clara

 

 

Cachoeira da Prata

Ainda nesse dia fomos conhecer a Cachoeira da Prata, na Vila de Mirantão no Vale da Prata. O local é administrado pela Dona Palmira, que não cobra entrada e ainda tem a disposição banheiros e lanchonete.

A caminho da Cachoeira da Prata

 

Cachoeira da Prata

 

 

 

 

 

 

Voltando a Maringá

Voltamos para a Vila de Maringá, mas antes paramos para almoçar/jantar no Restaurante da Leila, mais uma refeição de tirar o chapéu! Ai como amo Minas e sua comidinha!

6 comentários sobre “Cachoeira do Santuário, Toca da Raposa, Santa Clara e da Prata na Região de Mauá

  1. Gabriela Rossato

    Melhor blog que encontrei com esse roteiro!!
    Ótimas informações e fotos lindíssimas, muito obrigada!
    Estou ainda mais ansiosa para essa viagem!
    Um abraço,
    Gabi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *