Cachoeira Jaspe, Cachoeira do Pacheco e La Piscina na Gran Sabana

18 de janeiro de 2015 (Cachoeira do Pacheco)

Acordamos cedinho e depois do café da manhã no Hotel Anaconda (reservado pelo pessoal da Roraima Adventures) fomos até a aduana vanezuelana para retirar a permissão de entrada no país e pegar a máquina fotográfica, sã e salva, do Elio com o motorista que vinha de Boa Vista. Precisávamos de outra permissão pois a que tínhamos era coletiva (aquela que conseguimos ao ‘furar‘ a fila na entrada na Venezuela) e aquela foi entregue no dia anterior na saída dos outros membros do grupo. Como para fazer o Gran Sabana sai dos limites de Santa Elena (se você for só até a cidade de Santa Elena não precisa dessa permissão) precisamos pegá-la. Hoje as fotos são todas minhas (Canon PowerShot S95), pois a máquina fotográfica do Elio estava sem bateria.

Jurassic Park

Saímos da aduna e seguimos para a primeira parada: Jurassic Park, com nosso guia e amigo Luis e o motorista do carro que nos levava. O Vale do Jurassic Park é um vale onde foram filmadas cenas do primeiro filme. O lugar remete ao passado.

Vale onde foi gravado cenas iniciais do filme Jurassic Park
Vale onde foi gravado cenas iniciais do filme Jurassic Park

Vale onde foi gravado cenas iniciais do filme Jurassic Park

 

Cachoeira Jaspe

Em seguida fomos a Cachoeira Jaspe. Após subir uma escadaria e andar por um pequeno trecho sob a floresta, chega-se a cachoeira, que nos encanta com suas formações rochosas em pedras vermelhas intensas (o jaspe) que só é encontrado na Venezuela e na África.

Cachoeira Jaspe

 

 

 

 

 

Almoçamos em outro restaurante na Comunidade Indígena de São Francisco de Yuruani, um ótimo almoço.

Cachoeira do Pacheco

Depois fomos a Cachoeira do Pacheco, onde há duas áreas para banhar-se. A primeira é um poço com uma pequena queda d’água e a segunda uma queda maior. O carro pára no estacionamento ao lado da cachoeira, então é uma das mais frequentadas da região. Mas o segredo desse local não é essa cachoeira e sim a ‘La Piscina’ que fomos mais tarde.

Cachoeira do Rio Yuruani
Cachoeira do Pacheco, poço para banho
Cachoeira do Pacheco, queda maior

 

 

La Piscina

Em seguida caminhamos por cerca de 30 minutos saindo da Cachoeira do Pacheco e chegamos a La Piscina, a mais linda do dia… Com suas águas azuis com verde esmeralda, ótimo poço para banho e águas com temperatura deliciosa. O caminho que leva até ela você poderá observar os 7 tepuis da Gran Sabana, inclusive o Monte Roraima. Linda a vista ao longe desses gigantes.

La Piscina

 

 

Monte Roraima ao fundo

 

 

 

 

Cachoeira do Pacheco, queda grande, vista por baixo

 

Igreja Mana Kru

Voltamos a Santa Elena e fomos visitar a Igreja Mana Kru uma catedral de pedras lindíssima. Pena que estava fechada e não pudemos visitar seu interior.

Igreja Mana Kru, Santa Elena, Venezuela

 

 

 

Voltamos ao Hotel Anaconda e de noite fomos jantar na lanchonete Mrs Pepito com o nosso guia e amigo Luis.

6 comentários sobre “Cachoeira Jaspe, Cachoeira do Pacheco e La Piscina na Gran Sabana

  1. Janice Batista

    Nossa que matéria legal. Acho muito lindo essas paisagens naturais da Venezuela. Fui a Jaspe em fevereiro e amei o local. Mas agora me surgiu uma dúvida. Tem que ter permissão pra ir até lá? Não pegamos quando fomos em Fevereiro. Gostaria de saber porque pretendo ir até na sexta-feira dia 5 de Junho. Desde já obrigada por dividir essas belezas com a gente!! ^^

  2. Carla Nogueira

    Oi Janice.
    Obrigada pela visita.
    Bom, para quem vai até a cidade de Santa Elene e volta para o Brasil realmente não precisa pegar a autorização na Aduana, mas pra ir nas cachoeiras, Gran Sabana e Monte Roraima precisa sim. Se a policia parar num dos vários locais que tem fiscalização eles vão te pedir esse papel da aduana.
    Espero ter ajudado…
    Boa viagem.

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Felipe.
      Saindo da Cachoeira do Pacheco há uma trilha a direita subindo um morro. Dali são só alguns minutos até a La Piscina.
      Espero ter ajudado.
      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *