Cachoeira Lagoa Dourada na Serra do Cipó MG

05 de junho de 2015 – Cachoeira Lagoa Dourada

Logo cedinho, depois do ótimo café da manhã na Pousada Pôr do Sol, fomos de 4×4 com o guia Zé Colmeia da agência Bela Geraes, até a entrada da trilha para a Cachoeira Lagoa Dourada, que fica no vilarejo São José da Serra.
Deixamos o carro na estradinha de chão e entramos em uma propriedade particular, que dá acesso a trilha (14 km ida e volta).

Início da trilha para a Cachoeira Lagoa Dourada

O início da trilha é bem puxado: subidão de quase 20 minutos. Muita pedra e com a erosão as pedras estão soltas e escorregadias. A vista vai ficando cada vez mais linda, inclusive avistamos Belo Horizonte lá de cima.

Subidão do início da trilha para a Cachoeira Lagoa Dourada

Depois, andamos por quase 1 hora em nível com leve descida pela crista da montanha, até chegar a um vale. Começamos a descer um pouco, bem suave e tranquilo. O nome da cachoeira vem desse lindo vale que tem esse pasto dourado.

Andando na crista da montanha na trilha para a Lagoa Dourada
Vale da Lagoa Dourada

Ao chegarmos na encosta que dá para a cachoeira havia um grupo de jovens acampados em 3 barracas. Que lugar delicioso para acampar, mas de noite deve esfriar bastante lá em cima.
O acesso a cachoeira é um descidão na encosta do paredão. A cachoeira é linda, mas com águas muito frias.
Cânion Cachoeira Lagoa Dourada
Descida para a cachoeira Lagoa Dourada
Cachoeira Lagoa Dourada

Andamos rio abaixo até chegar num lindo cânion de pedras. Ficamos lá mais de 1 hora curtindo o sol, o som da cachoeira e o lindo visual…

Cânion da Cachoeira Lagoa Dourada

Voltamos pela mesma trilha e descer a primeira encosta requer um pouco de habilidade para não forçar os joelhos nem torcer o pé nas pedras soltas.

Voltando na trilha da Cachoeira Lagoa Dourada

De volta a Serra do Cipó, almoçamos no maravilhoso Restaurante Coqueiro, um local na beira da estrada que além de uma deliciosa comidinha mineira caseira tem o capricho de enfeitar os pratos com flores naturais da região.

Voltamos a pousada e fomos descansar.

Mapa da trilha para a Cachoeira Lagoa Dourada

Cachoeira do Gavião e Andorinhas no Parque Nacional

12 comentários sobre “Cachoeira Lagoa Dourada na Serra do Cipó MG

Eba!
      Nosso objetivo é bem esse mesmo, Vladimir, inspirar e incentivar as pessoas a curtirem a natureza de forma consciente e com respeito.
      Obrigada pelo carinho!
      Volte sempre!

Oi Lukinha!
      Sim, é possível fazer essa trilha sem guia, mas com a ressalva que você tem que ter um bom senso de navegação e GPS, para evitar problemas maiores. Se você for iniciante, aconselho um guia. Bj grande. Carla