Pico da Bandeira no Parna do Caparaó, travessia MG/ES

06 de agosto de 2015 – Pico da Bandeira

Acordamos cedinho e depois do café da manhã na Pousada do Bezerra o proprietário da pousada nos levou com o nosso carro até o Parque Nacional do Caparaó (lado mineiro) nos deixando no camping Tronqueira. Pagamos novamente R$ 12,50 por pessoa pela entrada do parque. O guia que nos acompanhou na travessia foi contratado pelo pessoal da pousada.

Vista do início da trilha

Pico da Bandeira do lado mineiro

Dali até o camping do Terreirão foram 1:30 h numa caminhada tranquila e com bastante paradas para fotografias. Esse trecho tem subidas suaves com apenas um trecho de subida mais forte. A trilha é bem demarcada, pois o solo e as pedras estão bem batidos, facilitando a orientação.

Travessia Pico da Bandeira MG – ES

 

 

Travessia Pico da Bandeira MG - ES
Casa de Pedra no Terreirão

No camping do Terreirão fizemos uma pausa para encarar as próximas 2:30 h de mais subida, desta vez com inclinação mais acentuada. Os últimos 100 metros de desnível é bem forte, uma escalaminhada em pedras. A cada parada para descanso a vista atrás de nós era de um vale lindo e olhando para frente víamos a antena do Pico da Bandeira (2.892m de altitude, terceira maior montanha do Brasil).

Travessia Pico da Bandeira MG – ES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gelo encontrado no meio da trilha. Será que fez frio a noite?

 

 

Pico do Calçado por primeiro e Pico do Cristal ao fundo
Ultimos metros. É logo ali…

Chegamos no cume ao meio dia em ponto. Lanchamos e desfrutamos da linda paisagem. As nuvens ficam abaixo de nós e a vista é incrível. Lá há um crucifixo de uns 3 metros de altura e a vista do conjunto todo é emocionante. Parei por alguns minutos para agradecer a Deus por mais essa conquista!
Além do Pico da Bandeira, seus vizinhos Pico do Calçado (2.849 m de altitude, quarta maior montanha do Brasil) e Pico do Cristal (2.769 m de altitude, sétima maior montanha do Brasil) acompanhavam as vistas ímpares que avistamos do cume.

Vista do cume do Pico da Bandeira. Pico do Calçado no primeiro plano e ao fundo Pico do Cristal

 

 

 

Melhor hora do dia: agradecimento pela conquista!

Lado capixaba

Hora de descer e como decidimos fazer a travessia MG-ES, sairíamos do parque pelo lado capixaba, pelo camping Casa Queimada. Foram 2 horas de descida dura. O lado capixaba do parque está com a trilha bem ruim. Na verdade nem parece uma trilha, parece mais uma vala onde corre a água de chuva. Sem contar que a inclinação é bem maior que do lado mineiro. Mas uma coisa tenho que confessar: a vista é mais bonita nesse lado. O vale a esquerda da trilha fica totalmente em área do parque e a mata praticamente intacta, sem vistas de cafezais ou fazendas. Nas ‘janelas’ que as nuvens abriam de vez enquando podíamos visualizar quilômetros de distância de uma floresta mágica. Uma linda recompensa para quem resolve encarar a trilha ruim do lado capixaba.

Descendo pelo lado capixaba
Tem certeza que o caminho é por aqui?

 

 

 

 

 

Linda vista dos vales intocados do Parque Nacional do Caparaó

 

 

 

 

Chegamos no camping Casa Queimada as 15 h em ponto e o motorista já estava lá nos esperando com o nosso carro. Dalí até a cidade de Alto Caparaó foram 1:30h no carro. Grande volta que é pela estrada!

 

Camping Casa Queimada ES

Voltamos a Alto Caparaó e fomos jantar no maravilhoso Restaurante e  Pizzaria All Forno, uma comidinha caprichada para repor as energias. Em seguida fomos na Cafeteria Cacau Bandeira e tomamos deliciosos cafés gelados, especialidade da casa. Enfim fomos descansar!

Veja outras atrações próximas ao Parque Nacional do Caparaó:

Entorno do Parque Nacional

Pico da Bandeira, travessia MG a ES

River trekking no Rio Claro

Parque Nacional e Cachoeira das Andorinhas

Parque Estadual da Pedra Azul no ES

6 comentários sobre “Pico da Bandeira no Parna do Caparaó, travessia MG/ES

  1. Clauber

    Obrigado pelos comentários e informações. Está ajudando demais no planejamento da nossa “aventura” pelo Caparaó que será no final de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *