Geisers El Tatio em San Pedro de Atacama

10 de setembro de 2015 – manhã (Geiser el Tatio)

Acordamos super cedo (5:00 h) para pegar o micro ônibus que contratamos pela agência Maxim Experience para os Geisers El Tatio (a 89 km de San Pedro e 4230 m de altitude). O pessoal do Hotel Dunas ficou de entregar para gente um lanche, mas esqueceram de prepará-lo. 🙁
Estava muito frio e ainda demoraria cerca de 2 horas para o sol nascer. Fomos pela penumbra da madrugada pela estrada, trajeto que dura 1:30h. Depois de 15 minutos no micro ônibus, como sempre, comecei a ficar enjoada por causa das curvas que o motorista fazia em alta velocidade.
Se você enjoa quando anda de ônibus, vá preparado. Tome um remedinho antes.

Chegando nos Geisers El Tatio

Chegamos na entrada exatamente 7:30h, com a claridade do amanhecer.
A 6 anos atrás quando fomos a primeira vez nos Geisers El Tatio, o local nem entrada tinha. Agora tem banheiros e uma lanchonete. Claro que agora tem que pagar a entrada! PCH 5.000, cerca de R$ 30,00 por pessoa. Nem preciso frisar que o frio estava congelante, na casa dos -9ºC.

Andamos entre os geisers e a umidade dos vapores que saem do chão dão a falsa sensação de  aquecimento, já que logo em seguida quando você sai da fumarola pega o frio da madrugada e literalmente congela! Assim que o sol raiou tudo mudou! Seu calor começou a nos aquecer e as fumarolas ficaram em um tom de branco, que em contraste com o céu (sempre) azul nos rendeu paisagens lindas!

Geisers El Tatio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sentimos (eu e o Elio) que as fumarolas estavam mais baixas comparada a nossa última lembrança da região e por curiosidade falei isso ao guia. E né que a gente estava com razão? O guia Klaus (ótimo guia por sinal) nos explicou que a alguns anos atrás uma empresa abriu poços para retirada dos vapores para geração de energia e que essa atitude rendeu um decaimento dos vapores num raio de 11 km em torno do local de extração. Incrivelmente o progresso arrasa as belezas naturais.

Aconselho a você conhecer a região o mais breve possível, pois quem sabe até quando os majestosos Geisers El Tatio ainda estarão fazendo a alegria dos turistas de todo mundo!

Depois fomos até o micro ônibus e o guia nos serviu um ótimo café da manhã (com leite aquecido num fogareiro e não nas águas do geiser como a 6 anos atrás, técnica proibida atualmente).

Termas El Tatio

Seguimos para as termas, que agora contam com lindos vestiários (mas não banheiros) ao seu entorno. Ficamos ali por quase 1 hora. Não me atrevi a tirar a roupa e nem cair nas termas.

 

 

Termas El Tatio

 

 

 

 

 

 

Vado Putana

Voltamos pela mesma estrada e fizemos uma parada no ‘Vado Putana’ ou pântano Putana. As águas desse local vem do degelo do Vulcão Putana, divisa Chile com Bolívia. A 6 anos atrás, quando fizemos o Salar de Uyuni, passamos pelo outro lado desse vulcão, um dos que ainda são ativos na região.

Vulcão Putana ao fundo

 

 

Aves da região, observe o pato de bico azul

 

 

Vulcão Putana ao fundo

Povoado Machuca

Última parada da manhã foi no povoado Machuca, com sua ímpar igrejinha no alto da colina. Inevitável foi experimentar (de novo) carne de lhama, comum na região. Muito macia e saborosa. Valeu a pena ficar por quase de 10 minutos na fila…

 

Churrasquinho de carne de Lhama

 

Voltamos a San Pedro de Atacama e fomos almoçar na La casa de Piedra. Eu como estava meio ruim do estômago tomei uma sopa. Voltamos ao hotel e no final da tarde fizemos o passeio até as Lagunas Cejar, que conto no próximo post!

Veja por onde andamos em San Pedro de Atacama e região:

Terremoto em Calama

Cerro Toco (5.640m)

Trekking Guatin e Terma de Puritama

Salar Tara

Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas

Laguna Cejar e Ojos del Salar

Geiser El Tatio

Valle de la Luna

Petroglifos de Yerbas Buenas e Valle del Arcoiris

Chegando em San Pedro de Atacama

Nossa trip em 2009 a San Pedro de Atacama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *