Petroglifos de Yerbas Buenas e Valle del Arcoiris no Deserto de Atacama

09 setembro de 2015 – manhã – Petroglifos e Valle del Arcoiris

O post desse dia será divido nos passeios que fizemos por turno: manhã e tarde.

Acordamos cedinho e depois do ótimo café da manhã no Hotel Dunas o guia Pablo, da agência Maxim Experience, veio nos buscar para o passeio até o Petroglifos e Vale Arcoiris. Quando estivemos em San Pedro em 2009, não fizemos esse passeio, portanto foi inédito para todos nós.
Pegamos a Ruta 23, a que chega em San Pedro por Calama e a 25 km da cidade fica a entrada para o povoado de Rio Grande. Nessa estrada fica os Petroglifos de Yerbas Buenas (3.600m altitude).

Petroglifos de Yerbas Buenas

Os Petroglifos são inscrições nas rochas feitas por caravanas Incas que cruzaram a região e contam um pouco da história e cultura deles. Paga-se a entrada PCH 2.000,00 (cerca de R$ 12,00) e na entrada há banheiros. A visita é a céu aberto (mesmo com frio use protetor solar) e avistamos Petroglifos de macacos, lhamas dando a luz, Pacha Mama (entidade máxima da fertilidade), raposas, guanacos, entre outros.

Petroglifos

 

 

 

Mono entalhado na rocha (o desenho em vermelho é a placa indicativa)
Lhama dando a luz
Guanacos e serpente

 

 

 

Guanacos com bebes no ventre – pedindo aos deuses fertilidade

Ficamos cerca de 1 hora no local e depois pegamos a van e fomos numa parte mais alta para ver o local sagrado onde os guias espirituais faziam seus ‘passes’. Fumavam uma erva boa, talvez por isso o nome da localidade seja Yerbas Buenas. 😉 No final fizemos uma caminhada de 20 minutos por um lindo vale seco.

 

 

 

 

 

 

Pegamos a van e a caminho do Vale do Arcoiris passamos por um rio onde havia lhamas bebendo água. Paramos para fotografar.

 

 

Lhamas

Valle del Arcoiris

Após alguns km chegamos no Valle del Arcoiris, local ímpar de toda a viagem! Já tínhamos conhecido um outro Valle del Arcoiris, no Parque Talampaya na Argentina em 2013. Comparando os dois, achei o do Chile mais colorido.

Assim como o da Argentina, a formação das cores está relacionada as altas temperaturas e pressões sofridas pela rocha no momento da expulsão da lava vulcânica. Essas condições fazem aflorar mais um ou outro mineral, que dá a coloração definitiva. Vimos tons de verde (óxido de cobre), amarelo, branco (carbonato de cálcio), lilás, vermelho, preto. As formações estruturais foram moldadas pelo vento.

 

Valle del Arcoiris

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No final do passeio, de volta a van o guia Pablo nos ofereceu um lanche delicioso.
Voltamos a San Pedro para almoçar e escolhemos o Restaurante Delicias del Carmen mais uma vez. Ótima e bem servida macarronada a bolonhesa.

No próximo post veja o passeio da tarde: Valle da Lua.

 

Veja por onde andamos em San Pedro de Atacama e região:

Terremoto em Calama

Cerro Toco (5.640m)

Trekking Guatin e Terma de Puritama

Salar Tara

Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas

Laguna Cejar e Ojos del Salar

Geiser El Tatio

Valle de la Luna

Petroglifos de Yerbas Buenas e Valle del Arcoiris

Chegando em San Pedro de Atacama

Nossa trip em 2009 a San Pedro de Atacama

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *