Vale de la Luna – San Pedro de Atacama

09 de setembro de 2015 – tarde (Vale de la Luna)

As 16:00h saiu nosso passeio para o Vale de la Luna de frente a agência da Maxim Experience. Fomos com o guia Osvaldo.
A 6 anos atrás quando estive lá, o local era aberto ao público e não era cobrada a entrada de acesso. Hoje, tem banheiros na entrada e paga-se PCH 3.000 por pessoa.

Três Marias no Vale de la Luna

Achamos que o local estava mais branco, isto é, com mais sal em superfície. O guia nos esclareceu que realmente o sal ‘subiu’ a superfície devido as chuvas dos 3 últimos anos, que foram volumosas.

Em San Pedro de Atacama chove no mês de fevereiro cerca de 30 minutos em apenas 1 dia, o equivalente a 20 mm e só, o resto do ano não chove mais. Imagine, aqui onde moro (Iguape – SP) a média da precipitação anual é 1800 mm…

E após a chuva, com o calor forte, a água começa a evaporar e carrega consigo por capilaridade o sal das camadas mais profundas, cristalizando-se em superfície. Olhando rapidamente chega-se a pensar que há gelo no chão, mas são cristais de sais mesmo. Outra coisa que mudou no Parque é que agora não se pode mais chegar perto das esculturas, há um limite feito de pedras e acredito que isso ajudou a conservar os cristais de sais e deixar tudo mais branco.

 

 

Saindo dali fizemos uma caminhada de 20 minutos, pela estrada, onde passamos pelo verdadeiro Vale da Lua, local onde pesquisadores da Nasa disseram ser o mais parecido com a Lua, tanto no relevo, como nas cores. Incrível!

 

 

 

 

 

Cuevas de Sal Cañon

Depois o tour seguiu diferente do roteiro de 2009 e fomos a Cuevas de Sal Cañon, uma gruta com paredes de sal. A caminho dela, passamos por um cânion e o guia pediu silêncio e pudemos ouvir o sal das rochas estalando por causa da dilatação térmica.

 

 

 

 

 

 

Mirante Vale de la Luna

Por fim, fomos ver o pôr do sol no mirante do Vale da Lua, um local digno de muitas fotos, especialmente com a luz dourada/avermelhada do entardecer. A Cordilheira dos Andes ao fundo ficando na cor laranja nas últimas horas do dia, realmente não tem preço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assim que o sol se pôs o frio começou. Hora de voltar a van e retornar a San Pedro. Jantamos no Salon de Te O2 e gostamos muito. Voltamos ao Hotel Dunas e fomos descansar.

Veja por onde andamos em San Pedro de Atacama e região:

Terremoto em Calama

Cerro Toco (5.640m)

Trekking Guatin e Terma de Puritama

Salar Tara

Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas

Laguna Cejar e Ojos del Salar

Geiser El Tatio

Valle de la Luna

Petroglifos de Yerbas Buenas e Valle del Arcoiris

Chegando em San Pedro de Atacama

Nossa trip em 2009 a San Pedro de Atacama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *