Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas em San Pedro de Atacama

11 de setembro de 2015 (lagunas Altiplanicas)

Quando estivemos aqui em 2009 o pessoal da agência Colque Tours esqueceu da gente no hotel e perdemos o passeio às Lagunas Altiplanicas e pior: não fomos ressarcidos em nenhum centavo! Mas dessa vez deu tudo certinho!

Acordamos cedo no Hotel Dunas e saímos (7:00) sem café da manhã. O guia Felipe da Maxim Experience veio nos buscar para o passeio que posso dizer que foi o mais incrível de todos! As Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas. Paramos na saída de San Pedro de Atacama e o guia nos preparou um ótimo café da manhã. Seguimos para nossa primeira parada:

Laguna Chaxa

Fica na Reserva Nacional dos Flamingos, a entrada custa PCH 5.000 por pessoa e possui banheiros e uma mini exposição de fotos das aves pertencentes ao salar. O Salar de Atacama é gigantesco (terceiro maior do mundo) e tem vários ecossistemas incríveis e cheio de vida. Na Laguna Chaxa avistamos flamingos, patos, aves da fauna local, pequenos roedores, tudo em perfeita harmonia.

Laguna Chaxa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguimos viagem e ao passarmos pelo povoado de Socaire paramos em um restaurante onde reservamos nosso almoço para o final da tarde. Seguimos viagem e cada vez subindo mais (3.500 m de altitude). Paramos em dois mirantes para apreciarmos a vista.

Caminho para Lagunas Altiplanicas

 

 

 

 

 

 

Laguna Miscandi

Chegamos ao Parque das Lagunas Altiplanicas paga-se PCH 5.500 por pessoa para ter o acesso a elas. Meu pai, por ser da terceira idade, pagou a metade. Estudantes apresentando carteirinha de estudante também pagam meia.
Caminhamos uns 20 minutos pela trilha demarcada. O vento cortante que sai dos Andes chega até você e praticamente ficamos congelados. Vá bem agasalhado. A vista da laguna é linda. Os tons de azul mesclados com verde são incríveis. Avistamos vicuñas e aves da fauna local.

Laguna Miscandi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Laguna Miñiques

Um pouco menor que a anterior e mais azulada, essa laguna também é avistada por cima. Não é permitido caminhar até suas margens. Mas a vista de cima vale muito a pena. Há banheiros próximo ao mirante dela.

Laguna Miñiques

 

 

 

 

Salar Talar e Laguna Tuyajto – Piedras Rojas

Lugar mais incrível que visitamos em San Pedro de Atacama. Assim que avistamos da estrada os cerros coloridos e a laguna em um tom de verde água, o grupo inteiro suspirou. E ao chegarmos em suas margens a sensação de emoção continuou. Eu mesma fiquei impressionada com os tons que meus olhos conseguiram distinguir. Parecia uma tela pintada a mão, com escolhas certas para combinar os tons e cores.
As pedras vermelhas (que dão origem ao nome do local) contrastam com o verde água da laguna congelada e tudo aquilo não parece ser real. Fotografamos muito! Fazia muito frio.

Salar Talar e Laguna Tuyajto

 

 

Laguna Tuyajto

 

 

 

Piedras Rojas

 

Laguna Tuyajto e Piedras Rojas

 

 

 

 

 

 

Laguna Tuyajto e Piedras Rojas

 

 

 

 

 

Voltamos pela mesma estrada e paramos no povoado Socaire para almoçar uma refeição simples. Paramos também na volta no povoado Toconao, onde visitamos sua pequena praça com sua linda igreja histórica.
Chegamos na cidade já anoitecendo e fomos jantar no Restaurante La Pica’da del Indio. Voltamos ao hotel e fomos descansar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *